TCINet promove chat com Escola
do Futuro
No dia
24/1/2001, a partir das 17 horas, o professor Fredric Michael Litto será
entrevistado por outros educadores e internautas sobre "Educação
a Distância e o uso da Tecnologia em Educação", no
site TCINet (que terá vínculo
direto para esse chat). Os convidados são Alcides Soares
Filho (diretor executivo do site House of English.com), Alex Primo (professor
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Fábio Rocha (da HP
Education), Sonia Virginia Moreira (professora da Universidade Estadual
do Rio de Janeiro) e Valdenice Minatel Cerqueira (coordenadora de Informática
do Colégio Dante Alighieri). A conversa é aberta e outras
pessoas podem participar. A sala tem limite de 40 integrantes.
O professor Litto nasceu em New York
(EUA) em 1939 e fez seu bacharelado na Universidade da Califórnia
em Los Angeles (Ucla) em 1960; seu doutorado na Universidade de Indiana
em 1969; e sua Livre Docência na Universidade de São Paulo
em 1977. Desde 1971, é professor titular de Mídias Alternativas,
desenvolvendo cursos e pesquisas em Comunicação Mediada por
Computadores e em Teleconferência.
Fredric Litto é o fundador
e o coordenador científico da Escola do Futuro da USP, Núcleo
de Pesquisa das Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas
à Educação. Em 1995, foi eleito presidente da
Associação Brasileira de Educação a Distância
(Abed), para um mandato de quatro anos. É também Conselheiro
Acadêmico do Instituto de Tecnologia ORT de São Paulo.
Objetivos - A Escola do Futuro
é um núcleo de pesquisas multidisciplinar da Universidade
de São Paulo (USP) - subordinado à Pró-Reitoria de
Pesquisa -, que se dedica a investigar a utilização das novas
tecnologias de comunicação aplicadas à educação.
Iniciou suas atividades em 1989 e hoje desenvolve mais de 20 projetos que
envolvem pesquisadores das mais diferentes áreas, tais como Engenharia,
Ciências Humanas, Psicologia, Educação e Comunicação.
Em suas pesquisas, a Escola do Futuro
utiliza as mais avançadas tecnologias para criar e avaliar as estratégias
pedagógicas e cognitivas apropriadas para uma sociedade cujo dinamismo
está na informação, enfatizando ainda uma abordagem
humanista e cooperativa. |