Bips
Sem defesa - Invasores nacionais
de sistemas de computação aprontam mais uma. Desta vez, a
vítima é o site do próprio Ministério da Defesa,
que durante 15 minutos, no final da tarde do dia 10/1/2001, exibiu imagens
de Che Guevara e mensagens do grupo Crime Boys, ironizando as falhas do
site em se auto-defender. Uma cópia
da página alterada pode ser vista em um site alemão.
A propósito, uma análise
do International Data Corporation (IDC) divulgada no dia 9/1/2001 calcula
que o mercado para software de segurança - que em 1999 era de US$
266 milhões - vai crescer para US$ 3.397 bilhões em 2004,
com
as empresas correndo para se proteger de espionagem corporativa e invasões
de seus sistemas computadorizados.
Vender ou não? - Nos Estados
Unidos, o debate do momento é se uma empresa tipo "ponto.com", de
comércio ou serviços eletrônicos via Internet, pode
ou não vender seu banco de dados de clientes ao decretar falência.
O caso em foco é o da empresa de brinquedos ToySmart.com, que tinha
garantido aos clientes nunca repassar a terceiros o seu banco de dados,
mas ao falir colocou um anúncio no jornal de finanças The
Wall Street Journal, vendendo essas informações para
pagar as dívidas aos credores.
Urna eletrônica nos EUA
- As empresas Unisys, Dell Computers e Microsoft pretendem formar uma parceria
para desenvolver um sistema de votação eletrônico para
os EUA. A primeira faria a integração dos sistemas em desenvolvimento,
a Dell forneceria os equipamentos e a Microsoft (a tal que nem consegue
demonstrar o Windows-98 em rede mundial sem que um bug no sistema deixe
o Bill Gates com um sorrisinho amarelo...). Nosso Buguinho de plantão,
ao saber dos planos norte-americanos, declarou: "Nesse caso, sou mais a
urna brasileira, tão garantida pelo Tribunal Superior Eleitoral
(TSE) que nem dá para conferir depois se ela falhou ou não..."
AOL/Time Warner - Foi aprovada
pelas autoridades norte-americanas a fusão entre a America Online
(AOL) e a Time Warner, anunciada meses atrás. A informação
foi publicada no dia 10/1/2001 pelo The Wall Street Journal.
BulkRegister - Está
sendo iniciado o serviço de registro de domínios nacionais
(.br) da agência especializada BulkRegisterBrasil.com.
Novo B2B - Os norte-americanos
já começaram a ironizar a mania de suas empresas por siglas.
Business-to-business (negócios entre empresas), por exemplo, tinha
virado B2B, aproveitando a forma como se lê o número 2 em
inglês ("two", bem próximo de "to").
Com a quebradeira na bolsa de valores
Nasdaq (que agrupa as empresas de alta tecnologia, a sigla ganhou novo
significado: back-to-banking, ou seja, de volta ao banco. è o que
terão de fazer mais de 30% das empresas ponto.com registradas no
Nasdaq até o fim deste ano, segundo estudo da consultora Pegasus
Research, pelo qual tais empresas estão liquidando rapidamente suas
reservas financeiras.
Após analisar 335 empresas,
o Pegasus aponta que uma das primeiras a precisar de aporte financeiro
extra é a Choice One Communications, seguida pela vendedora eletrônica
de roupas de baixo custo Bluefly.com (que acaba de ser apoiada pelo megainvestidor
George Soros com US$ 15 milhões).
Os humoristas de plantão dizem
também que muitas empresas precisarão praticar o B2C (business-to-consumer,
negócios entre a empresa e o consumidor final), mas na nova forma
back-to-consulter (de volta ao consultor)...
A propósito, os novos significados
dessas siglas já eram usados em outro contexto: serviam para designar
estudantes dos cursos de administração de negócios
(MBAs) que retornavam às atividades em bancos e empresas de consultoria
após concluírem tais cursos.
Mais siglas recauchutadas
- Há quem diga que agora B2B é "back-to-bankruptcies" (de
volta para as falências) e B2C é "back-to-cycles" (voltando
para os ciclos). A menos conhecida sigla B2M, relacionada ao comércio
via equipamentos móveis, sem fio, está virando "back-to-mom's"
(de volta para a mamãe).
A sigla ASP, para designar os provedores
de serviços de aplicações, está virando, entre
os humoristas, "awful stock pick", algo como "pavorosa escolha de ações"
(em bolsas de valores).
Ihhh-Best? - O mercado já
começa a rotular o grupo I-Best como especialista em liquidar silenciosamente
suas atividades. Primeiro foi a revista Internet World, que sumiu e algumas
pessoas só ficaram sabendo quando a Internet.br informou ter adquirido
sua base de clientes. Agora, foi a vez dos sites IBest Masters e IBest
Business, que simplesmente sumiram. Vale recordar que é o mesmo
grupo promotor do prêmio IBest, tão disputado por alguns sites
da Internet nacional...
Bolada - No dia 28/1, ocorre
nos Estados Unidos a tão esperada transmissão televisiva
do Super Bowl, a final do campeonato de futebol daquele país. Os
anúncios durante a transmissão são tão esperados
quanto o próprio espetáculo, razão pela qual a empresa
Levi's Jeans pretende atingir os previstos 80 milhões de espectadores
com a promoção de seu novo modelo de roupa. Os três
filmes comerciais também poderão ser vistos no site da empresa
a partir dessa data.
Os anúncios nesse programa
são considerados os 30 segundos mais caros da publicidade televisiva
(US$ 2,2 milhões). Porém, para quem duvida se vale a pena
o investimento, o internauta Marcos Ricarte colecionou alguns números,
que postou na lista brasileira de debates sobre negócios Widebiz:
O
hino nacional em Tampa (o Super Bowl XXXV será na cidade de Tampa)
será cantado pelos Backstreet Boys e Ray Charles
O
show de Pre Game (shows antes dos jogos com bandas e cantores) e o do intervalo
estão sendo produzidos pela MTV, e contarão entre outros
com Aerosmith, Sting e N Sinc;
Valor
do ingresso US$ 325 é o preço oficial, mas só 500
ingressos são distribuídos ao público em geral. Os
demais (mais de 72.000) só através de cambistas (é
um mercado legal nos EUA). Os deste ano estão sendo leiloados a
US$ 20.000 para um casal, no site eBay;
3.000
jornalistas já foram credenciados, sendo 400 de fora dos EUA (temos
dois brasileiros credenciados para
transmitir o jogo pela ESPN: André Adler
e Roberto Figueiroa);
Audiência
do Super Bowl nos EUA: média de 65% dos televisores ligados. Dos
20
shows mais assistidos na história
da TV americana, 12 são Super Bowls;
A
audiência internacional é composta por cerca de 190 países,
17 línguas e
atinge 700 milhões de telespectadores
fora dos EUA e Canadá!!! A audiência
total é de 1 bilhão;
Segundo
a Georgia University, o Super Bowl passado (em Atlanta) gerou um impacto
de US$ 292 milhões para o estado em receita. Dos 72 mil espectadores,
65 mil eram turistas. Outras 29 mil pessoas visitaram a Georgia por ocasião
do SB, mas sequer entraram no estádio. Espera-se um volume parecido
para Tampa esse ano;
Cada
um dos 53 jogadores do time vencedor do SB vai receber - independente de
salário - um prêmio de 30 mil dólares, só por
essa partida. Os perdedores recebem metade;
Quantidade
de pipoca consumida no domingo do Super Bowl nos EUA: 4 mil toneladas;
Quantidade
de batatas chips comidas no domingo do Super Bowl nos EUA: 14.500 toneladas;
O
domingo do Super Bowl marca a segunda maior data do ano em consumo total
de comida nos EUA, atrás de Ação de Graças
e à frente do Natal;
Percentual
de aumento na venda de antiácidos na segunda feira posterior: 21%;
6%
dos americanos "call in sick" (dizem que estão doentes e não
vão trabalhar) na segunda-feira pós-Super Bowl.
Altavista nacional - Resolvido
o problema do domínio que estava sendo vendido por terceiros, o
sistema de buscas Altavista - que iniciou suas operações
no Brasil em 12/12/2000 com o endereço www.altavistabrasil.com.br
- passa a operar também como www.altavista.com.br.
A empresa informa que não desativará o outro endereço
brasileiro. |