Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0101b002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/08/01 19:24:30
Lucent produz primeira ERB GSM nacional

Com a conclusão de todos os testes que permitem a produção em larga escala, a Lucent entregou, em 21/12/2000, sua primeira estação rádio base (ERB) de tecnologia GSM (Global Systems for Mobile Telecommunication) produzida no Brasil. O equipamento trabalha em banda dupla (dual band), nas freqüências 900-1800 MHz e foi produzido na indústria localizada em Campinas/SP. A tecnologia GSM será usada pelas operadoras de telefonia celular nas bandas C, D e E que entram em atividade em 2001.

A ERB Flexent Macrocell GSM, produzida no Brasil, também é apresentada na versão 1900 MHz. Essa é a menor estação rádio base de 12 portadoras com a maior densidade de tráfego do mercado, em um único gabinete. A Flexent Macrocell GSM com dimensões reduzidas (1,5m x 0,6 m x 0,6 m), ocupa menos espaço, minimizando os elevados custos de infra-estrutura. 

"A ERB dual band GSM da Lucent também suportará a faixa adicional de 900 MHz. Esta é uma solicitação das operadoras que a Lucent já atende, seja ela das novas bandas C, D, E ou até mesmo para as bandas A e B", afirma Renato Furtado, presidente da Lucent Technologies no Brasil. "Somando esse diferencial às demais características do equipamento, a redução dos custos torna-se ainda mais atraente e competitiva", complementa. 

Quarta - A unidade brasileira é a quarta fábrica da Lucent no mundo que produz sistemas celulares GSM, já fabricados nos Estados Unidos, Alemanha e China. A planta da Alemanha é responsável pelo fornecimento dos equipamentos da primeira rede GSM/GPRS do mundo para a T-Mobil (Deutsche Telekom), e é referência mundial nesta tecnologia. 

A produção inicial no Brasil está estimada entre 360 a 500 ERBs por mês, mas a fábrica da Lucent, projetada com flexibilidade, permite a ampliação rápida da produção, de acordo com a demanda. A empresa possui atualmente uma capacidade de produção mundial de 24.000 ERBS ao ano. 

Segundo analistas do mercado, o uso do equipamento para a faixa de freqüência de 900 MHZ (ainda a ser licitada), poderá gerar uma economia de até 40% no atendimento a determinadas áreas, como estradas e regiões mais distantes. 

Empresa - A Lucent Technologies, com sede em Murray Hill (New Jersey/EUA), projeta e distribui sistemas, software, silício e serviços para a próxima geração de redes de comunicação de provedores de serviços. Contando com o suporte da pesquisa realizada pelo Bell Labs, a Lucent focaliza áreas de alto crescimento, como de redes ópticas e sem fio, infra-estrutura de Internet, software de comunicação, semicondutores de comunicação e optoeletrônica, assim como projetos de redes profissionais e serviços de consultoria em comunicações.