Publicações
Duas
novas obras na área de Economia e Administração estão
sendo lançadas por editoras nacionais: "Um Novo Século, Um
Novo Brasil" (Makron Books) e "A Mulher Bem Sucedida" (Market Books Brasil):
Um Novo Século, Um Novo
Brasil - Neste livro de 188 páginas, publicado pela editora
Makron
Books, economistas, empresários e políticos apresentam
suas visões para
um novo século. Ambiente empresarial, mudanças na economia,
o país em 2010, globalização, vulnerabilidade externa,
trabalho, ética, tecnologia, questão social e características
do novo ciclo de crescimento são os temas discutidos.
Antoninho Marmo Trevisan, Antonio
Kandir, Carlos Eduardo Uichôa Fagundes, Emerson Kapaz, Emilio Odebrecht,
João Sayad, Luiz Carlos Bresser Pereira, Marcos Cintra, Ozires Silva
e Yeda Crusius são algumas das personalidades reunidas neste livro
lançado pela Pearson Education e Makron Books.
Para o organizador da obra, Roberto
Luís Troster, é consenso que o Brasil está mudando
muito. "A questão é: para onde está indo?", reflete.
"Daí a idéia de reunir em livro os diversos pontos-de-vista,
pensamentos e visões para permitir um retrato abrangente e profundo
do processo que estamos vivendo".
Escrito em formato de perguntas e
respostas, o resultado compreende os cenários financeiro, político
e social do Brasil no século XXI. Os entrevistados responderam os
seguintes itens: Quais os fatores de mudança mais importantes neste
momento? Quais setores econômicos considera promissores? Como vê
a questão do trabalho nos próximos anos? O que opina sobre
a chamada Nova Economia? Como avalia a globalização? Considera
sustentável o novo ciclo que se inicia? Está aparecendo um
novo padrão ético? Qual é a sua opinião sobre
a questão social? Quais serão as mudanças no ambiente
econômico/empresarial? Como vê o Brasil em 2010?
A Mulher Bem Sucedida - Sucesso,
imagem, mercado de trabalho, superação, liderança,
autoconhecimento, tecnologia, habilidades, competência, estresse, criatividade,
estereótipos, asserção e controle são as palavras-chave
para entender este livro de 352 páginas, escrito por Norma Carr-Ruffino
e publicado pela Editora Market
Books Brasil em conjunto com a Career Press.
Dirigido especialmente às
mulheres, o livro apresenta uma maneira de desenvolver habilidades sólidas
de liderança, encontrar o nível adequado de firmeza, afabilidade
e asserção para manter uma vida profissional e pessoal satisfatória.
Através de estudos de casos e exercícios, a obra ensina a
mulher a trabalhar eficazmente, a vencer antigas barreiras e, principalmente,
a triunfar como uma líder no mercado.
"À medida que você crescia
- lembra a autora -, provavelmente era recompensada quando deixava seu
ego e preocupações com status de lado e se concentrava
em construir relações pessoais próximas, aceitando
as pessoas como elas são, sintonizando-se intuitivamente com elas
e unindo-as em esforços cooperativos. Enquanto isso, os garotos
que você conhecia estavam sendo recompensados por competirem eficazmente,
a edificar status e credibilidade entre os outros garotos, protegendo
sua imagem. A competição e o status eram o nome do
jogo nas organizações tradicionais do passado. Então,
o modo como os homens tinham sido educados contribuía em grande
parte para o seu sucesso. Durante os globalizados anos noventa, muitos
líderes empresariais começaram a reconhecer que um ambiente
de trabalho com, cada vez mais, alta tecnologia, exigia um estilo de liderança
de alto toque pessoal, um estilo que tende a ser natural para a maioria
das mulheres.
"Se você estiver pronta para
reconhecer como as suas habilidades de sucesso atuais se encaixam nas novas
oportunidades de carreira, e se estiver disposta a identificar e superar
os obstáculos atuais ao seu sucesso na carreira, este livro pode
mudar muito sua vida", observa a autora, que é Ph.D., professora
de Administração na Universidade Estadual de San Francisco
(California), conferencista famosa que conduziu seminários e fez
apresentações por todos os Estados Unidos. Norma Carr-Ruffino
trabalha no mundo dos negócios há mais de 15 anos e conseguiu
passar de secretária a gerente e depois à condição
de diretora de empresa. |