Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0012cpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/20/00 11:43:48
Publicações 

Vários lançamentos na área de negócios convencionais e digitais se destacam neste final de ano, pela editora Makron Books: os livros "A Era do Acesso", "Economia Internacional - Teoria e Política" e "Dominando Finanças".

A Era do Acesso - Neste livro de 264 páginas, Jeremy Rifkin, autor de outras obras campeãs de vendas ("O Fim dos empregos" e "O Século da biotecnologia"), afirma que o papel da propriedade está passando por transformações profundas. Para ele, na nova era, os mercados estão cedendo lugar às redes, e a noção de propriedade está sendo substituída rapidamente pela de acesso. As empresas e os consumidores estão começando a abandonar o centro da vida econômica moderna, mas isso não significa que a propriedade irá desaparecer no início da Era do Acesso. Ao contrário, continuará a existir, mas com uma probabilidade bem menor de ser trocada em mercados. Por sua vez, os mercados permaneacem, mas desempenham um papel cada vez menor nos negócios humanos.

Um dos 150 consultores mais requisitados por congressistas americanos (segundo o semanário National Journal, de Washington), Rifkin considera que "muito do mundo que nós conhecemos foi tão formatado em um processo de vender e comprar coisas nos mercados que nós não podemos imaginar qualquer outra forma de estruturar os negócios humanos. Mas, agora, os fundamentos da vida moderna estão começando a se desintegrar. As instituições que haviam guiado os homens em suas batalhas ideológicas, revoluções e guerras estão desaparecendo lentamente, o que está levando a sociedade a repensar os tipos de laços e limites que definirão as relações humanas no próximo século."

Ele avalia que "a idéia de deixar para trás os mercados e a troca de  propriedades, para muitas pessoas, ainda hoje é inconcebível, como o cercado e a privatização de terra e o trabalho dentro das relações de propriedade devem ter sido há meio milênio. Porém, um número crescente de negócios e consumidores já embarcou nesta nova viagem. Para eles, a substituição da propriedade pelo acesso é uma realidade que está chegando muito depressa. No século 21, ter acesso será tão importante quanto ser proprietário era no século 20". 

Jeremy Rifkin é formado em economia pela Wharton School of Finance and Commerce da Universidade da Pensilvânia e em assuntos internacionais pela Fletcher School od Law and Diplomacy, da Tufs University. É consultor de chefes de Estado e representantes governamentais de todo o mundo. É também fundador e presidente da Foundation on Economic Trends, em Washington, D.C. O economista escreveu 15 obras sobre os impactos das mudanças cientificas e tecnológicas na economia, na força do trabalho, na sociedade e no meio-ambiente. 

Seu livro "O Fim dos Empregos" (Makron Books, 1994) - que trata do deslocamento da tecnologia, downsizing e o futuro do emprego - já foi traduzido em 15 idiomas. 
Também publicou, entre outros, "O Século da Biotecnologia" (Makron Books, 1999); "O Fim dos Empregos" (Makron Books, 1994); "Algeny" (1983) e "Who Should Play God?" (1977).

Economia Internacional - Teoria e Política - Chega às livrarias a quinta edição brasileira desse livro de 797 páginas, escrito por Paul R. Krugman, consultor e professor do Massachusets Institute of Technology (MIT), em parceria com Maurice Obstfeld. A obra explica as transformações ocorridas no mundo a partir de 1980 e os seus desdobramentos no comércio exterior, flutuação do câmbio e crises de instabilidade.

Paul Krugman tem — por meio de sua experiência internacional, artigos e declarações sobre temas e acontecimentos do mundo contemporâneo — contribuído de forma significativa para o entendimento da economia atual. Seus artigos sobre a economia brasileira, por exemplo, têm despertado interesse em profissionais e empresários do País e do exterior.

Para os autores deste livro, "os anos que sucederam a 1980 se caracterizaram pela ocorrência de inúmeras mudanças nas relações econômicas entre os países. As novas nações industrializadas tomaram das desenvolvidas parcela importante do mercado de exportação de manufaturados". Outra mudança é que a ascensão do mercado internacional de capitais tem possibilitado novas relações entre os centros financeiros do mundo, ao mesmo tempo em que inviabiliza a estabilidade financeira
global.

"Os fatos recentes da economia mundial aumentam o interesse por assuntos que preocupam os economistas há mais de dois séculos, como a natureza do mecanismo de ajuste internacional e os méritos do livre comércio comparados à proteção", observam os autores, acrescentando: "Consideremos três aspectos — a abordagem do mercado de ativos para a determinação da taxa de câmbio (tema que interessa particularmente ao Brasil neste momento); novas teorias do comércio internacional e da localização industrial baseadas nos rendimentos crescentes e na estrutura de mercado, em vez de nas vantagens comparativas; e a análise intertemporal dos fluxos de capitais".

Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld explicam que a idéia de escrever o livro surgiu de sua experiência como professores de economia. O principal objetivo da obra é o de fornecer um material analítico, compreensível e atualizado, capaz de esclarecer eventos atuais e propiciar perfeito entendimento sobre as relações econômicas internacionais. 

Além de ser considerado leitura fundamental para os executivos, empresários, economistas, pesquisadores e todos os que desejam compreender com maior profundidade os novos cenários mundiais, o livro, adotado em diversas faculdades de Economia dos Estados Unidos e outros países, supre totalmente os cursos sobre teoria do comércio e economia monetária internacional.

Dominando Finanças - Dentro da série Financial Times, este livro de 459 páginas produzido pela Escola Wharton reúne uma coletânea de artigos publicados nesse jornal europeu de finanças, servindo como ponto de partida para alunos ou profissionais que precisam dos fundamentos básicos dessa área.

São mais de 60 textos dos corpos docentes das faculdades Graduate School of Business, da Universidade de Chicago; London Business School e Wharton School; da Universidade da Pensilvânia: uma equipe de autores praticamente insuperável no campos das finanças. 

O livro é um compêndio tanto para alunos quanto para profissionais, que contém temas como: Valor; Finanças Corporativas; Contabilidade; Gerenciando o Valor; a Natureza dos Mercados Financeiros, Mercados de Renda Variável em Ação; Mercados de Dívidas; Portifólio de Investimentos; Gerenciamento do Risco; Derivativos; Instituições Financeiras; Regulamentação e Governança; e Finanças e Governo.