Scopus lança portal de compras
ShopFácil
Para
ajudar a popularizar o comércio eletrônico no Brasil e apoiando-se
nos bons resultados do Bradesco-Net Comércio Eletrônico, a
Scopus.com, uma empresa controlada pelo Bradespar, está lançando
o ShopFácil, o maior portal
de comércio eletrônico empresa-consumidor do Brasil.
O ShopFácil é o resultado
do trabalho conjunto da Scopus Tecnologia (segurança, infra-estrutura
e desenvolvimento) e Scopus.com (administração, logística,
conteúdo e design). Recebeu investimentos de cerca de R$
10 milhões através da Bradespar e já nasce com 1.189
lojas conveniadas, das quais 413 em funcionamento, e uma estrutura que
garante a segurança dos dados utilizados nas transações.
"O ShopFácil é uma
continuidade da experiência de comércio eletrônico do
Bradesco, mas aberto ao mercado. Crescemos tanto que o Bradesco resolveu
criar uma empresa dedicada a estimular o varejo virtual", observa Odécio
Grégio, diretor da Scopus.com. E, para garantir o sucesso
do empreendimento, criou-se uma completa infra-estrutura de suporte às
vendas, com serviços motivadores para os lojistas, apoio logístico,
garantia de tráfego, central de atendimento pós-venda, forte
apoio publicitário e de marketing.
Parcerias - Para atender às
necessidades de logística, por exemplo, já foram firmadas
algumas parcerias com empresas como Correios, Intecom e Metropolitan. Com
relação às atividades de publicidade e promoção,
os lojistas terão desde o suporte de uma campanha publicitária
em rede nacional até um serviço especializado de acompanhamento
às lojas, o chamado AVV - Assessoria de Varejo Virtual, constituído
por pessoas especializadas em varejo virtual que vão oferecer todo
tipo de acompanhamento.
Cabe aos AVVs orientar os lojistas
quanto a promoções no site, acompanhar o funcionamento das
lojas e verificar estatísticas de vendas da loja em relação
ao tráfego gerado pelo ShopFácil. Cada um desses especialistas
ficará responsável por um determinado número de lojas,
a fim de manter os índices de qualidade.
Também foram firmadas parcerias
com vários desenvolvedores que foram cadastrados para atender às
lojas. Cada loja que adere ao ShopFácil relaciona-se com um desses
desenvolvedores, de modo a assegurar a qualidade da interatividade com
os clientes. Novos desenvolvedores estão sendo cadastrados.
Internet de fidelidade - O
tráfego nas lojas, além de ser garantido graças ao
enorme volume de acessos potenciais de correntistas do Bradesco, BCN e
Baneb, também terá estímulo de outros fatores. Um
deles é a oferta de e-mail e acesso gratuito.
Através de parcerias já
firmadas com a Brasil Telecom, CTBC, Telefônica e Telemar, os consumidores
de mais de 300 cidades espalhadas por todo o território nacional
poderão acessar o ShopFácil ao custo do impulso local. Com
essa estrutura, o ShopFácil torna-se a maior operação
de Internet gratuita.
Cada pessoa que se cadastrar ganha
e-mail e 10 horas mensais de navegação. Até o final
do ano, em função do lançamento do ShopFácil
e do período de festas, serão 15 horas. Os correntistas do
Bradesco, BCN e Baneb podem expandir esse crédito para 100 horas
mensais e ainda estender esse benefício para mais três pessoas
de seu relacionamento, em função dos programas de fidelização
de cada banco. Outras empresas também poderão ter programa
similar, patrocinando acesso grátis a seus funcionários e/ou
clientes.
Foco no consumidor - Para
os consumidores, foram criados inúmeros serviços diferenciais,
além da segurança nos pagamentos das compras, pois o sistema
utilizado, desenvolvido pela Scopus Tecnologia, já foi amplamente
testado no Bradesco e garante sigilo das informações
usadas nas transações.
Facilidade de localização
- Os produtos podem ser localizados por nome, tipo e categoria. O buscador
de produtos foi desenvolvido de modo a apresentar todas as lojas em que
o item procurado está disponível, inclusive relacionando
preços e regiões em que a loja atende.
Universidade da Compra - O
consumidor tem à disposição um treinamento para aprender
a ser um comprador virtual. As matrículas ficam abertas 24 horas
por dia.
Site personalizável
- O usuário pode mudar cores e imagens da home page do portal, de
modo a deixá-la a seu gosto pessoal.
Benefícios - Diariamente
serão apresentadas as melhores ofertas das lojas. Além disso,
ao se cadastrar no ShopFácil, a pessoa ganha um incentivo de 30%
no preço de aquisição do Smart Club. Quem já
possui esse cartão de multifidelidade ganha 10 pontos; quem compra
através do Cartão Bradesco Visa ganha 1 ponto a cada R$ 10
e quem compra pela primeira vez nas Lojas Americanas - compra acima de
R$ 50,00 - ganha nada menos que 300 pontos. A partir daí,
ganha 1 ponto a cada R$ 5,00. Todos esses pontos convertem-se em viagens
e outros prêmios no Smart Club.
WebCard Bradesco - Trata-se
de um cartão Visa virtual, desenvolvido especialmente para operações
na Internet. Ele dispensa apresentação do número do
cartão no ato da compra. Para obtê-lo, basta informar no cadastro
inicial que se deseja converter o Cartão Bradesco Visa em um WebCard.
Cartão Presente - Através
dele, o usuário pode oferecer um presente entre R$ 20 e R$ 1.000,00,
que o ShopFácil se encarrega de entregar à pessoa indicada
com uma mensagem personalizada. O presenteado, por sua vez, tanto
pode usar seu crédito nas lojas virtuais (em breve), em lojas convencionais
que trabalham com Visa Electron, ou retirar o valor correspondente nas
agências e caixas automáticos do Bradesco.
Praça da Alimentação
- Há inúmeros restaurantes na Praça de
Alimentação do ShopFácil, oferecendo os mais diversos
pratos e lanches, que podem ser entregues em qualquer lugar.
Central de Atendimento - Para
tranqüilizar o consumidor, a central vai funcionar diariamente das
7h a 1h da manhã, com atendimento através de telefone ou
voz sobre IP, além de e-mail.
Revista - No final de novembro,
saiu a primeira edição da Revista ShopFácil, com tiragem
de mais de 200 mil exemplares e enviada a um grupo selecionado de consumidores.
Com mais de 70 páginas, a revista traz reportagens, ofertas, dicas,
lojas credenciadas e um guia de compras na Internet.
Fundada há 25 anos, a Scopus
Tecnologia tem 75% das ações pertencentes à Bradespar
e 25% o Banco Bradesco, e está estruturada em três grandes
unidades: E-Soluções, fornece soluções de negócios
on-line
na Internet, com diferencial na oferta agregada de sistemas de pagamento
e serviços de segurança; E-Serviços, que provê
atendimento e suporte ao cliente e também manutenção
e fornecimento de equipamentos, gerenciamento de rede e sistemas e E-Commerce,
que tem como atividades a operação e administração
de atividades de comércio eletrônico, sendo a Scopus.com responsável
por essa área. |