Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0012c012.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/26/00 12:13:32
Scopus lança portal de compras ShopFácil 

Para ajudar a popularizar o comércio eletrônico no Brasil e apoiando-se nos bons resultados do Bradesco-Net Comércio Eletrônico, a Scopus.com, uma empresa controlada pelo Bradespar, está lançando o ShopFácil, o maior portal de comércio eletrônico empresa-consumidor do Brasil.

O ShopFácil é o resultado do trabalho conjunto da Scopus Tecnologia (segurança, infra-estrutura e desenvolvimento) e Scopus.com (administração, logística, conteúdo e design). Recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões através da Bradespar e já nasce com 1.189 lojas conveniadas, das quais 413 em funcionamento, e uma estrutura que garante a segurança dos dados utilizados nas transações.

"O ShopFácil é uma continuidade da experiência de comércio eletrônico do Bradesco, mas aberto ao mercado. Crescemos tanto que o Bradesco resolveu criar uma empresa dedicada a estimular o varejo virtual", observa Odécio Grégio, diretor da Scopus.com. E, para  garantir o sucesso do empreendimento, criou-se uma completa infra-estrutura de suporte às vendas, com serviços motivadores para os lojistas, apoio logístico, garantia de tráfego, central de atendimento pós-venda, forte apoio publicitário e de marketing.

Parcerias - Para atender às necessidades de logística, por exemplo, já foram firmadas algumas parcerias com empresas como Correios, Intecom e Metropolitan. Com relação às atividades de publicidade e promoção, os lojistas terão desde o suporte de uma campanha publicitária em rede nacional até um serviço especializado de acompanhamento às lojas, o chamado AVV - Assessoria de Varejo Virtual, constituído por pessoas especializadas em varejo virtual que vão oferecer todo tipo de acompanhamento.

Cabe aos AVVs orientar os lojistas quanto a promoções no site, acompanhar o funcionamento das lojas e verificar estatísticas de vendas da loja em relação ao tráfego gerado pelo ShopFácil. Cada um desses especialistas ficará responsável por um determinado número de lojas, a fim de manter os índices de qualidade.

Também foram firmadas parcerias com vários desenvolvedores que foram cadastrados para atender às lojas. Cada loja que adere ao ShopFácil relaciona-se com um desses desenvolvedores, de modo a assegurar a qualidade da interatividade com os clientes. Novos desenvolvedores estão sendo cadastrados.

Internet de fidelidade - O tráfego nas lojas, além de ser garantido graças ao enorme volume de acessos potenciais de correntistas do Bradesco, BCN e Baneb, também terá estímulo de outros fatores. Um deles é a oferta de e-mail e acesso gratuito.

Através de parcerias já firmadas com a Brasil Telecom, CTBC, Telefônica e Telemar, os consumidores de mais de 300 cidades espalhadas por todo o território nacional poderão acessar o ShopFácil ao custo do impulso local. Com essa estrutura, o ShopFácil torna-se a maior operação de Internet gratuita.

Cada pessoa que se cadastrar ganha e-mail e 10 horas mensais de navegação. Até o final do ano, em função do lançamento do ShopFácil e do período de festas, serão 15 horas. Os correntistas do Bradesco, BCN e Baneb podem expandir esse crédito para 100 horas mensais e ainda estender esse benefício para mais três pessoas de seu relacionamento, em função dos programas de fidelização de cada banco. Outras empresas também poderão ter programa similar, patrocinando acesso grátis a seus funcionários e/ou clientes.

Foco no consumidor - Para os consumidores, foram criados inúmeros serviços diferenciais, além da segurança nos pagamentos das compras, pois o sistema utilizado, desenvolvido pela Scopus Tecnologia, já foi amplamente testado no Bradesco e garante sigilo  das informações usadas nas transações.

Facilidade de localização - Os produtos podem ser localizados por nome, tipo e categoria. O buscador de produtos foi desenvolvido de modo a apresentar todas as lojas em que o item procurado está disponível, inclusive relacionando preços e regiões em que a loja atende.

Universidade da Compra - O consumidor tem à disposição um treinamento para aprender a ser um comprador virtual. As matrículas ficam abertas 24 horas por dia.

Site personalizável - O usuário pode mudar cores e imagens da home page do portal, de modo a deixá-la a seu gosto pessoal.

Benefícios - Diariamente serão apresentadas as melhores ofertas das lojas. Além disso, ao se cadastrar no ShopFácil, a pessoa ganha um incentivo de 30% no preço de aquisição do Smart Club. Quem já possui esse cartão de multifidelidade ganha 10 pontos; quem compra através do Cartão Bradesco Visa ganha 1 ponto a cada R$ 10 e quem compra pela primeira vez nas Lojas Americanas - compra acima de R$ 50,00 - ganha nada menos que 300 pontos.  A partir daí, ganha 1 ponto a cada R$ 5,00. Todos esses pontos convertem-se em viagens e outros prêmios no Smart Club.

WebCard Bradesco - Trata-se de um cartão Visa virtual, desenvolvido especialmente para operações na Internet. Ele dispensa apresentação do número do cartão no ato da compra. Para obtê-lo, basta informar no cadastro inicial que se deseja converter o Cartão Bradesco Visa em um WebCard.

Cartão Presente - Através dele, o usuário pode oferecer um presente entre R$ 20 e R$ 1.000,00, que o ShopFácil se encarrega de entregar à pessoa indicada com uma mensagem personalizada. O presenteado, por  sua vez, tanto pode usar seu crédito nas lojas virtuais (em breve), em lojas convencionais que trabalham com Visa Electron, ou retirar o valor correspondente nas agências e caixas automáticos do Bradesco.

Praça da Alimentação -  Há inúmeros restaurantes na  Praça de Alimentação do ShopFácil, oferecendo os mais diversos pratos e lanches, que podem ser entregues em qualquer lugar.

Central de Atendimento - Para tranqüilizar o consumidor, a central vai funcionar diariamente das 7h a 1h da manhã, com atendimento através de telefone ou voz sobre IP, além de e-mail.

Revista - No final de novembro, saiu a primeira edição da Revista ShopFácil, com tiragem de mais de 200 mil exemplares e enviada a um grupo selecionado de consumidores. Com mais de 70 páginas, a revista traz reportagens, ofertas, dicas, lojas credenciadas e  um guia de compras na Internet.

Fundada há 25 anos, a Scopus Tecnologia tem 75% das ações pertencentes à Bradespar e 25% o Banco Bradesco, e está estruturada em três grandes unidades: E-Soluções, fornece soluções de negócios on-line na Internet, com diferencial na oferta agregada de sistemas de pagamento e serviços de segurança; E-Serviços, que provê atendimento e suporte ao cliente e também manutenção e fornecimento de equipamentos, gerenciamento de rede e sistemas e E-Commerce, que tem como atividades a operação e administração de atividades de comércio eletrônico, sendo a Scopus.com responsável por essa área.