Logica mostra produtos de roaming
global
Uma ferramenta
para planejamento de rede, o Odyssey, e um gateway de roaming
global, o Ulysses, foram os destaques na mostra de produtos e serviços
da empresa Logica, durante o congresso GSM Americas (realizado nos dias
6 e 7/12 no Rio de Janeiro). Pioneira no desenvolvimento de soluções
para Internet móvel e aplicações de comércio
móvel (m-commerce), a empresa se especializaou em produtos
e serviços de Tecnologia da Informação (TI).
Segundo a empresa, o roaming
global é um dos assuntos que mais preocupa as operadoras de comunicações
móveis em todo o mundo. E o gateway de cooperação
de roaming (RIG - Roaming Interworking Gateway) Ulysses, já
adquirido por oito operadoras mundiais, é uma plataforma básica
para oferecer esse serviço. Viabilizando roaming intra e
intertecnologias, o RIG da Logica permite ao sistema agir como uma rede
GSM para o mundo GSM e como uma rede ANSI para o padrão ANSI-41,
além de mapear serviços complementares, tais como desvio
de chamadas, espera de chamadas, SMS etc.
Por suas características,
o RIG da Logica é especialmente indicado para o ANSI-41, e particularmente
na América do Sul, onde os diferentes esquemas numéricos
e combinações de camadas de sinalização tornam
o roaming um desafio realmente difícil. Associado à
platafora OTAF IRBD, da Logica, o Ulysses permite automatizar totalmente
um serviço de roaming dentro do ANSI-41.
O gateway de cooperação
de roaming Ulysses foi selecionado pela Concert, empresa de comunicações
globais da AT&T e da British Telecom, para seu serviço de roaming
global GSM. Concert é um empreendimento global de US$ 7 bilhões
que atende às necessidades de comunicações empresariais
em todo o mundo e oferece uma abrangente carteira de serviços de
voz, dados e Internet para 270 clientes multinacionais. O Concert fornece
acesso para 273 redes de roaming em 118 países, tornando
extremamente fácil para as concessionárias e operadoras móveis
oferecer a chamada em roaming para seus clientes.
No caso da Concert, a Logica fornecerá,
na entrega do RIG Ulysses, uma solução para ampliar a capacidade
de cada operadora de rede sem fio interagir com outras redes com as quais
essa comunicação era incompatível. Além de
admitir o roaming entre os protocolos GSM e ANSI-41, a RIG Ulysses
também admite agora o roaming IMSI dual para GSM.
Terceira geração
- Outro produto apresentado no Rio de Janeiro é o Odyssey for 3G,
lançado no início de novembro em Londres. Trata-se de uma
ferramenta de planejamento de rede que oferece às operadoras de
rede de Terceira Geração uma solução total
para o planejamento de RF, incluindo UMTS.
"O Odyssey for 3G tem importância
estratégica para nossa empresa e é um marco para o mercado
móvel global", diz Alan Coad, presidente da Logica Sul America,
acrescentando que, com ele, a Logica será capaz de levar uma operadora
de rede a todos os estágios necessários para a instalação
da rede de terceira geração (3G), desde o planejamento da
entrada inicial no mercado até a geração de um fluxo
de renda efetivo.
Esse produto pode combinar os elementos
essenciais do planejamento de rede 2G com uma abordagem integrada e capacidade
de evolução para o planejamento de rede 2.5G e 3G. A capacidade
de planejamento para múltiplas tecnologias 2G/2.5G/3G é um
importante elemento na estratégia para introdução
de 3G, o que o Odyssey pode tratar de maneira abrangente.
"O Odyssey for 3G foi desenvolvido
para fornecer uma solução empresarial capaz de assegurar
às operadoras a capacidade de implementar redes 3G com mais precisão,
melhor relação custo-benefício e mais rapidez", comenta
Paul Gill, diretor de Divisão de Planejamento de Rádio da
Logica. "A solução é destinada a UMTS e incorpora
uma certa quantidade de módulos-chave, os quais possibilitam o tratamento
do planejamento de rede através de redes UMTS (3G), GPRS (2.5G)
e CDMA IS-95 para o mercado mundial da próxima geração.
Complexidade - "A evolução
de 2G para 3G é uma questão complexa", continua Gill. "A
implementação de 3G será muito diferente das soluções
2G existentes, uma vez que ela é baseada não em uma única
tecnologia, mas no fornecimento de serviços multimídia por
qualquer número de redes transparentes e flexíveis. É
imprescindível a passagem pelas três tecnologias, da GSM através
de GPRS à UMTS, de maneira progressiva, estruturada e ininterrupta.
O Odyssey pode gerenciar esta transição tranqüilamente
e implementar uma estratégia de migração evolucionária".
O Odyssey for 3G é a primeira
parte da abordagem completa da Logica para o fornecimento de aplicativos
e serviços da,l, próxima geração. O completo
portfólio 3G da Logica proporcionará às operadoras
o gerenciamento de projeto, consultoria, serviços e programa para
integrar todos os componentes de TI e aplicativos necessários para
fornecer rapidamente operações celulares 3G com geração
de receita.
Outros produtos - Entre os
produtos oferecidos pela Logica na área de telecomunicações
também se destaca o Short Message Service Centre (SMSC). Graças
a ele, a Logica conquistou a liderança mundial em serviço
móvel de mensagens, com cerca de 60% de todo o tráfego para
telefones móveis em todo o mundo. Para se ter idéia do que
isso representa, vale lembrar que a Logica estima que, dentro de três
anos, as operadoras estarão trocando 100 bilhões de mensagens
por mês - um crescimento de 17% em todo o mundo, sobre os níveis
atuais.
"Nós fornecemos o primeiro
SMSC do mundo cerca de 10 anos atrás; definimos o padrão
SMS para a tecnologia de rede PDC usada no Japão, onde atualmente
detemos 90% de participação de mercado; desenvolvemos o padrão
interface com fornecedores de serviços tais como bancos, portais
Internet ou sistemas de correio de voz e, além disso, fomos os primeiros
a lançar no mercado a tecnologia ANSI-41, que predomina na América
do Sul e que neste ano, sozinha, fez uma dupla conquista no Brasil, lançando
serviço móvel de mensagem originado tanto de padrão
CDMA quanto TDMA", observa Alan Coad.
E, consciente do explosivo potencial
de crescimento da Internet móvel, a empresa vem investindo pesadamente
nessa área e oferecendo desde consultoria e desenvolvimento de conteúdo
até projetos de portais, hospedagem e manutenção.
A empresa já preparou uma variada gama de produtos acabados que
representam a mais avançada tecnologia: a família m-World,
que é totalmente integrada. Em paralelo, através do programa
m-Powered (composto de nove módulos), a Logica está introduzindo
um conceito modular novo que permite às empresas criar soluções
de Internet Móvel sob medida paa suas necessidades.
Empresa de TI - A Logica é
uma empresa especializada na oferta de soluções globais de
Tecnologia da Informação, e que compreendem desde integração
de sistemas e oferta de produtos, até serviços e suporte.
Seus clientes atuam em mercados diversificados como telecomunicações,
serviços financeiros, energia e empresas públicas, indústria,
distribuição e transporte.
Fundada em 1969, tem aproximadamente
10 mil funcionários em 24 países onde mantém operações,
e está registrada na Bolsa de Londres, onde faz parte do índice
FTSE100 das maiores empresas registradas do Reino Unido. |