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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/23/00 16:05:44
Sites Web já têm atendimento humano

Sistema de chat NetC@llcenter suporta webcam para atendimento ao vivo

Especializada em soluções de comércio eletrônico, a Datanorth está lançando o primeiro sistema nacional de atendimento em rede via Web capaz de suportar conversação ao vivo, com voz e vídeo. O sistema pode ser adaptado a qualquer site de comércio eletrônico ou de prestação de serviços de suporte técnico: o internauta só precisa acionar um botão de consulta em rede para estabelecer comunicação direta com um atendente, numa espécie de videoconferência. Sem exigir maiores investimentos em plataforma de equipamentos e programas, o sistema utiliza o recurso de comunicação NetMeeting, que é nativo do próprio Windows, suportando câmeras de vídeo e kits de voz de baixo custo.

De acordo com Gilberto Rodrigues, diretor da Datanorth, o lançamento favorece principalmente a sites de comércio que lidam com produtos com muitas variáveis de preços e opcionais: "A presença de um vendedor ao vivo pode alavancar enormemente, por exemplo, a venda de produtos como carros, roupas e imóveis, que normalmente suscitam um grande número de perguntas por parte do comprador", afirma o executivo. 

Aperfeiçoamento - Batizada de NetC@llcenter, a solução da Datanorth já estava disponível em uma versão para comunicação escrita. Nesta primeira versão, o botão de consulta em rede conduz o consumidor para uma seção de chat com o atendente do site, permitindo a troca de informações e o envio de arquivos, páginas de catálogo ou atalhos para novas páginas web que possam ajudar o consumidor no processo de decisão para a compra. Este opcional de atendimento via chat também está presente na nova versão multimídia, para o caso de consumidores que não possuam conjunto de voz em seu micro.

Ainda segundo Rodrigues, o novo NetC@llcenter segue a última tendência dos grandes sites de comércio norte-americanos, que estão investindo cada vez mais em marketing personalizado, a fim de fidelizar clientes e aumentar a produtividade das visitas. "A diferença fundamental é que o nosso produto foi desenvolvido como um módulo independente, que pode ser facilmente instalado em sites já em funcionamento, além de apresentar custo compatível até mesmo com a realidade dos pequenos sites", comenta o diretor da Datanorth.