Pequena/média empresa amplia
o uso da Net
Pesquisa realizada pela Officenet
mostra que empresas estão abertas às compras pela rede
A pequena/média
empresa brasileira está mais receptiva às compras pela Internet.
Esta é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Officenet,
firma especializada em comercialização entre empresas (business-to-business
- B2B) de insumos não estratégicos na América Latina,
que analisou como as empresas utilizam a Internet no seu dia-a-dia.
A pesquisa qualitativa (“focus
group”), coordenada pela Ipsos/Inovaccion, uma das maiores empresas
de pesquisa do mundo, foi realizada com mais de 100 pequenos e médios
empresários, profissionais liberais e empreendedores que comandam
negócios, na sua maioria, de até 200 funcionários
em todo o País. A pesquisa também foi aplicada na Argentina.
O estudo revelou que a empresa brasileira
usa a Internet primordialmente para envio de e-mails e realização
de pesquisas, ao contrário dos Estados Unidos, onde a Internet é
utilizada mais ativamente nas pequenas e médias empresas para prospectar
novos clientes e recrutamento. O uso da Web para encontrar novos fornecedores
ou realizar compras ainda é embrionário no Brasil, mas grande
parte dos entrevistados demonstrou interesse crescente por essas atividades.
Potencial - "Além da
redução do tempo e custos, há um outro fator positivo",
lembra Alexandre Szapiro, diretor da Officenet Brasil. "As compras das
empresas são em geral faturadas e não necessitam de cartão
de crédito, um dos maiores obstáculos do comércio
empresa-consumidor (business-to-consumer - B2C). Por isso, o potencial
de crescimento de vendas para esse público é enorme".
Segundo dados da pesquisa, na Argentina
o número de empresas que têm acesso a Internet e têm
interesse em fazer compras coorporativas é 20% menor que no Brasil.
Por aqui, a efetivação de compras e aquisições
on-line por empresas em geral ocorre com pessoas de perfil mais jovem e
centradas entre os proprietários.
A maioria dos compradores virtuais
no universo dos pequenos e médios empresários diz terem se
motivado pela curiosidade – "ver como funciona" – e se sentir "fazendo
parte" do mundo moderno e tecnológico. Os atributos mais freqüentes
listados pelos compradores (25% da mostra) foram, respectivamente, evitar
despesas telefônicas e ganhar tempo para se dedicar ao negócio;
permitir melhor visualização e conhecimento sobre a aquisição;
permitir maior rapidez de consulta de produtos e preços; e, finalmente,
entrega rápida.
Tendências - Já
na busca de novos fornecedores, a Internet aparece na pesquisa da Officenet
como uma das fontes de referência para que os empresários
possam contratar prestadores de serviços para suas empresas, em
uma espécie de páginas amarelas mais eficiente. A
mostra revelou que as fontes mais freqüentes de novos fornecedores
são: 1) indicação, 2) listas telefônicas, 3)
malas diretas, 4) Internet e 5) feiras e eventos.
As empresas business-to-business
precisam estar atentas, porém, à falta de motivação
para a busca de fornecedores e compra via Internet. Os cinco fatores de
sucesso mais importantes apontados na pesquisa para atender a pequena e
média empresa via Internet são: facilitar o contato com as
pessoas da empresa para sanar imediatamente dúvidas (0800, chat
etc); simplificar o processo de compra evitando o preenchimento de informações
excessivas; transparência sobre todas as condições
da venda (impostos, frete, prazos de entrega e condições
de pagamento).
"Essa pesquisa comprovou que as empresas
brasileiras estão mais abertas a utilização e compra
pela Web que qualquer outro país latino. A Internet irá se
solidificar como uma peça fundamental para o crescimento desses
negócios e os fornecedores pontocom precisam estar preparados para
atender satisfatoriamente esta demanda", conclui Martín Escobari,
presidente da Officenet Brasil. |