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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/21/00 16:32:56
Motorola cria empresa no Brasil e parcerias

Além de anunciar no dia 7/12 a criação da subsidiária TM Data do Brasil (em associação com a espanhola Tecnocom), a Motorola firmou diversas parcerias e acordos com empresas como a Telenetics, Alltel e Sprint PCS, e anunciou o aumento de sua participação no mercado chinês de telefonia celular.

A Divisão de Soluções de Telecomunicações da Motorola (GTSS) conquistou mais dois importantes contratos para o fornecimento de sistemas de terceira geração nos EUA. Os acordos fechados com a Alltel e a Sprint PCS, respectivamente o terceiro e quinto contratos de 3G anunciados pela Motorola desde 17 de outubro, prevêem a implantação de sistemas com transmissão de dados em alta velocidade - CDMA 2000 1x high-speed packet data. 

Alltel - Primeiro contrato anunciado pela Motorola para o fornecimento de redes de terceira geração nos EUA, o acordo com a Alltel prevê a instalação do novo sistema CDMA 2000 1x em New Orleans e Baton Rouge, a segunda maior cidade do Estado de Louisiana. 

O novo sistema entrará em operação em 2001 e, para tanto, a Divisão GTSS já iniciou o embarque das primeiras estações rádio-base para as duas cidades. Depois de instalado, o CDMA 2000 1x oferecerá aos usuários transmissão de dados em alta velocidade, inicialmente de 144 kilobits por segundo. 

"O contrato com a Motorola permitirá aos usuários de telefonia sem fio da Alltel o acesso com aparelhos portáteis à transmissão de dados em alta velocidade", explica Chris Smith, vice-presidente executivo da Divisão de Serviços de Rede, baseado em Little Rock, nos EUA. "Promovendo a migração de nossa rede para a tecnologia 3G, teremos condições de oferecer aos nossos clientes uma ampla gama de serviços, o que reverterá em receita para a Alltel", diz Smith. 

Sprint PCS - Previsto para entrar em operação no segundo semestre de 2001, este é o primeiro contrato de fornecimento de redes de terceira geração fechado entre a  Motorola e a Sprint PCS e atenderá a assinantes da costa da Califórnia. Para a Sprint, o novo sistema CDMA 2000 1x vai proporcionar uma significativa melhoria na qualidade da rede e na capacidade de voz de cada portadora CDMA de 1.25 MHz, além de permitir transmissão de dados, em pacotes, a 144 Kbps. O contrato prevê conexão às centrais de comutação Nortel pelo padrão IOS - que dá ao operador celular flexibilidade na escolha das estações rádio-base, independentemente da central de comutação. 

"Este contrato representa um grande passo rumo ao nosso comprometimento com os padrões de interface de comunicação - IOS," diz Tony Krueck, vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento de Rede da Sprint PCS. "Contribuindo para o sucesso do IOS como padrão global do sistema CDMA, os operadores terão a liberdade de escolher a melhor combinação de equipamentos de RF e centrais de comutação para as suas redes. Esses benefícios proporcionarão maior liberdade de escolha aos operadores de telefonia celular", afirma Krueck. 

Além do contrato para a Califórnia, a Motorola conquistou também o direito de expansão comercial dos testes de IOS realizados com sucesso nas redes da Sprint PCS em Portland, Oregon, e Oklahoma City, Oklahoma.

China - A Divisão GTSS também aumentou sua participação no mercado de telefonia móvel da China com a conquista de um contrato no valor de US$ 29 milhões para a expansão de redes GSM (Global System for Mobile Communication), na província de Zhejiang. Este é o segundo contrato do ano firmado entre a Motorola e a filial de Zhejiang da China Mobile Communications Corporation (Zhejiang Mobiles) para o fornecimento de redes GSM. O primeiro deles, no valor de US$ 53 milhões, foi assinado em junho. 

De acordo com as cláusulas do contrato, a Motorola integrará o Horizonmacro GSM,  solução de infra-estrutura líder de mercado, para aumentar a abrangência e capacidade do sistema GSM nas quatro maiores cidades da província. O programa de expansão foi concebido para aumentar a capacidade da rede em 370.000, o que significa atendimento a 2,8 milhões de usuários, e a implantação deverá estar concluída no primeiro semestre de 2001. 

Além da expansão da rede, a empresa também planeja abrir caminho para o fornecimento de aplicativos sem fio para a Zhejiang Mobile, incluindo serviços de localização, que começam a ganhar popularidade entre os usuários de aparelhos celulares na China. Já no início de 2001, a Zhejiang Mobile pretende se concentrar no desenvolvimento de um portal sem fio para facilitar o tráfego de e-mails e o envio de notícias. Os serviços de consultoria da Motorola, por sua vez, darão cobertura em áreas como estratégias de mercado e análise da demanda de aplicativos sem fio, modelagem do negócio e apoio na tecnologia de cobrança. 

A província de Zhejiang, na costa leste da China, é uma das regiões do país mais desenvolvidas economicamente. Com 4,76 milhões de usuários de telefonia móvel, é o segundo mercado da China, perdendo apenas para a província de Guangdong, que possui 9,6 milhões. 

A solução Horizonmacro GSM oferece ampla cobertura, através de transmissores otimizados. Com tamanho reduzido, facilidade de expansão, suporte ao sistema GPRS e implementação em duas bandas (GSM900/1800MHz), fornece a flexibilidade necessária para o futuro, segundo a empresa. 

Telenetics - Por sua vez, a Divisão de Redes Multiserviço (MND) da Motorola, especializada em soluções de acesso inteligentes, firmou acordo de licenciamento de tecnologia de seus produtos de transmissão com a Telenetics Corporation. O acordo concede à Telenetics exclusividade para rotular, implementar, comercializar e desenvolver tais produtos com base na tecnologia Motorola.

De acordo com a Motorola, a decisão de licenciar esta linha de produtos, que inclui modems de dados e fax, DSU/CSU e adaptadores para Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI ou em inglês ISDN), dará suporte à estratégia de realinhamento de seu principal negócio, que hoje está ligado à  oferta de soluções integradas de multiserviço em nível empresarial.

"O crescimento do mercado de redes multiserviço tem sido espantoso e a demanda por nossas soluções de voz e dados, através de equipamentos da linha Vanguard, exige que estejamos totalmente focados no desenvolvimento destas tecnologias”, diz Dany Maron, gerente da Divisão de Redes Multiserviço da Motorola. "Estamos satisfeitos com esta parceria Motorola-Telenetics, que começou a  vigorar já este ano com o licenciamento do modem Bell 202T".

"Estamos garantindo aos clientes da Motorola que eles continuarão a receber da Telenetics produtos de alta qualidade e o suporte que esperam", pontua Terrey Parker, presidente executivo da Telenetics. "Continuaremos como fornecedores destes produtos de comunicação avançada de dados, ao mesmo tempo em que teremos a nossa própria linha de produtos baseada na tecnologia Motorola".

Nos últimos cinco anos, a Telenetics, cujo faturamento atingiu US$ 12 milhões em 1999, se especializou em soluções com e sem fio de comunicação de dados para utilitários, transporte e outros aplicativos para automação industrial.

Tecnocom - A Motorola e a espanhola Tecnocom anunciaram no dia 7/12/2000 a criação de uma joint venture no País, a TM Data do Brasil, com o propósito de oferecer aos segmentos verticais de mercado do país soluções completas, baseadas em aplicações de comunicação de dados sem fio para o gerenciamento remoto de ativos. O investimento foi feito pela Dorado Investments, responsável pelos investimentos estratégicos da Motorola no desenvolvimento de novos negócios na América Latina. 

Os serviços oferecidos pela TM Data focarão no cliente corporativo e utilizarão tecnologias sem fio (wireless) para receber e enviar dados para dispositivos como vending machines ou medidores de consumo de energia elétrica. Desta maneira, operadores de Vending Machines, por exemplo, poderão acessar toda informação referente à máquina, desde o valor em dinheiro coletado, até o número de latas em estoque, sem precisar deslocar alguém para realizar a verificação local.

A nova empresa utilizará redes de comunicação de dados sem fio em suas soluções, alavancando e desenvolvendo parcerias com operadoras locais. As soluções, inicialmente, serão baseadas na tecnologia Reflex, um protocolo de comunicação bidirecional de dados, de alta velocidade, criado pela própria Motorola, e que, entre outros benefícios, apresenta relação custo-benefício considerada excelente. 

Para o gerente geral da TM Data, Pietro Quiriconi, "a Motorola traz uma vasta experiência em transmissão de dados sem fio e grande conhecimento do mercado local. A Tecnocom, por sua vez, possui uma larga experiência em gerenciamento e a possibilidade de impulsionar o crescimento da TM Data através de suas outras operações no Brasil. É nosso objetivo garantir soluções personalizadas para os nossos clientes corporativos nos diversos segmentos industriais, em São Paulo e Rio de Janeiro, para que melhorem sua eficiência operacional a partir de 2002". 

Segundo o diretor geral da Tecnocom, Manuel Rodriguez, "esta importante aliança estratégica com a Motorola nos possibilitará focar em atender à crescente demanda por soluções completas de serviços de aplicações de dados sem fio". 

Já Len de Barros, presidente da Dorado Investments e vice-presidente sênior da Motorola Inc., assegura que "a realização deste acordo estratégico com a Tecnocom, permitirá a integração de tecnologias de ponta às atividades diárias dos clientes, contribuindo para a maximização da sua produtividade". 

Tecnocom é uma empresa com sede em Madrid e presença em 13 países, com investimentos nos setores da indústria, do meio-ambiente e, mais recentemente, das telecomunicações. Em 1999, a Tecnocom definiu uma nova direção estratégica para a empresa, que fará com que o foco de seus recursos esteja no desenvolvimento de novas soluções de telecomunicações, que será seu negócio principal. 

Grupo - A Motorola é uma empresa especializada em soluções integradas de comunicação e de eletrônica. As vendas mundiais da empresa em 1999 foram de US$ 33,1 bilhões. No Brasil, conta com 3.100 funcionários e desde 1995 vem investindo cerca de US$ 210 milhões principalmente na instalação de um complexo industrial, localizado em Jaguariúna (interior de São Paulo), e na ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica. Com fábricas de celulares, pagers, equipamentos iDEN, terminais para celulares fixos, rádios bidirecionais e infra-estrutura celular (estações rádio base),  conta com um Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em hardware, software, mecânica e desenho industrial, além de uma base da Motorola University, voltada para o treinamento de funcionários, clientes e fornecedores. 

A empresa também atua fortemente no País comercializando semicondutores, rádios bidirecionais, equipamentos para trabalho em rede, Internet e multimedia, além de desenvolver muitas outras soluções para os mercados corporativo e de comunicação pessoal.