Motorola cria empresa no Brasil
e parcerias
Além
de anunciar no dia 7/12 a criação da subsidiária TM
Data do Brasil (em associação com a espanhola Tecnocom),
a Motorola firmou diversas parcerias
e acordos com empresas como a Telenetics, Alltel e Sprint PCS, e anunciou
o aumento de sua participação no mercado chinês de
telefonia celular.
A Divisão de Soluções
de Telecomunicações da Motorola (GTSS) conquistou mais dois
importantes contratos para o fornecimento de sistemas de terceira geração
nos EUA. Os acordos fechados com a Alltel e a Sprint PCS, respectivamente
o terceiro e quinto contratos de 3G anunciados pela Motorola desde 17 de
outubro, prevêem a implantação de sistemas com transmissão
de dados em alta velocidade - CDMA 2000 1x high-speed packet data.
Alltel - Primeiro contrato
anunciado pela Motorola para o fornecimento de redes de terceira geração
nos EUA, o acordo com a Alltel prevê a instalação do
novo sistema CDMA 2000 1x em New Orleans e Baton Rouge, a segunda maior
cidade do Estado de Louisiana.
O novo sistema entrará em
operação em 2001 e, para tanto, a Divisão GTSS já
iniciou o embarque das primeiras estações rádio-base
para as duas cidades. Depois de instalado, o CDMA 2000 1x oferecerá
aos usuários transmissão de dados em alta velocidade, inicialmente
de 144 kilobits por segundo.
"O contrato com a Motorola permitirá
aos usuários de telefonia sem fio da Alltel o acesso com aparelhos
portáteis à transmissão de dados em alta velocidade",
explica Chris Smith, vice-presidente executivo da Divisão de Serviços
de Rede, baseado em Little Rock, nos EUA. "Promovendo a migração
de nossa rede para a tecnologia 3G, teremos condições de
oferecer aos nossos clientes uma ampla gama de serviços, o que reverterá
em receita para a Alltel", diz Smith.
Sprint PCS - Previsto para
entrar em operação no segundo semestre de 2001, este é
o primeiro contrato de fornecimento de redes de terceira geração
fechado entre a Motorola e a Sprint PCS e atenderá a assinantes
da costa da Califórnia. Para a Sprint, o novo sistema CDMA 2000
1x vai proporcionar uma significativa melhoria na qualidade da rede e na
capacidade de voz de cada portadora CDMA de 1.25 MHz, além de permitir
transmissão de dados, em pacotes, a 144 Kbps. O contrato prevê
conexão às centrais de comutação Nortel pelo
padrão IOS - que dá ao operador celular flexibilidade na
escolha das estações rádio-base, independentemente
da central de comutação.
"Este contrato representa um grande
passo rumo ao nosso comprometimento com os padrões de interface
de comunicação - IOS," diz Tony Krueck, vice-presidente de
Engenharia e Desenvolvimento de Rede da Sprint PCS. "Contribuindo para
o sucesso do IOS como padrão global do sistema CDMA, os operadores
terão a liberdade de escolher a melhor combinação
de equipamentos de RF e centrais de comutação para as suas
redes. Esses benefícios proporcionarão maior liberdade de
escolha aos operadores de telefonia celular", afirma Krueck.
Além do contrato para a Califórnia,
a Motorola conquistou também o direito de expansão comercial
dos testes de IOS realizados com sucesso nas redes da Sprint PCS em Portland,
Oregon, e Oklahoma City, Oklahoma.
China - A Divisão GTSS
também aumentou sua participação no mercado de telefonia
móvel da China com a conquista de um contrato no valor de US$ 29
milhões para a expansão de redes GSM (Global System for Mobile
Communication), na província de Zhejiang. Este é o segundo
contrato do ano firmado entre a Motorola e a filial de Zhejiang da China
Mobile Communications Corporation (Zhejiang Mobiles) para o fornecimento
de redes GSM. O primeiro deles, no valor de US$ 53 milhões, foi
assinado em junho.
De acordo com as cláusulas
do contrato, a Motorola integrará o Horizonmacro GSM, solução
de infra-estrutura líder de mercado, para aumentar a abrangência
e capacidade do sistema GSM nas quatro maiores cidades da província.
O programa de expansão foi concebido para aumentar a capacidade
da rede em 370.000, o que significa atendimento a 2,8 milhões de
usuários, e a implantação deverá estar concluída
no primeiro semestre de 2001.
Além da expansão da
rede, a empresa também planeja abrir caminho para o fornecimento
de aplicativos sem fio para a Zhejiang Mobile, incluindo serviços
de localização, que começam a ganhar popularidade
entre os usuários de aparelhos celulares na China. Já no
início de 2001, a Zhejiang Mobile pretende se concentrar no desenvolvimento
de um portal sem fio para facilitar o tráfego de e-mails e o envio
de notícias. Os serviços de consultoria da Motorola, por
sua vez, darão cobertura em áreas como estratégias
de mercado e análise da demanda de aplicativos sem fio, modelagem
do negócio e apoio na tecnologia de cobrança.
A província de Zhejiang, na
costa leste da China, é uma das regiões do país mais
desenvolvidas economicamente. Com 4,76 milhões de usuários
de telefonia móvel, é o segundo mercado da China, perdendo
apenas para a província de Guangdong, que possui 9,6 milhões.
A solução Horizonmacro
GSM oferece ampla cobertura, através de transmissores otimizados.
Com tamanho reduzido, facilidade de expansão, suporte ao sistema
GPRS e implementação em duas bandas (GSM900/1800MHz), fornece
a flexibilidade necessária para o futuro, segundo a empresa.
Telenetics - Por sua vez,
a Divisão de Redes Multiserviço (MND) da Motorola, especializada
em soluções de acesso inteligentes, firmou acordo de licenciamento
de tecnologia de seus produtos de transmissão com a Telenetics Corporation.
O acordo concede à Telenetics exclusividade para rotular, implementar,
comercializar e desenvolver tais produtos com base na tecnologia Motorola.
De acordo com a Motorola, a decisão
de licenciar esta linha de produtos, que inclui modems de dados e fax,
DSU/CSU e adaptadores para Rede Digital de Serviços Integrados (RDSI
ou em inglês ISDN), dará suporte à estratégia
de realinhamento de seu principal negócio, que hoje está
ligado à oferta de soluções integradas de multiserviço
em nível empresarial.
"O crescimento do mercado de redes
multiserviço tem sido espantoso e a demanda por nossas soluções
de voz e dados, através de equipamentos da linha Vanguard, exige
que estejamos totalmente focados no desenvolvimento destas tecnologias”,
diz Dany Maron, gerente da Divisão de Redes Multiserviço
da Motorola. "Estamos satisfeitos com esta parceria Motorola-Telenetics,
que começou a vigorar já este ano com o licenciamento
do modem Bell 202T".
"Estamos garantindo aos clientes
da Motorola que eles continuarão a receber da Telenetics produtos
de alta qualidade e o suporte que esperam", pontua Terrey Parker, presidente
executivo da Telenetics. "Continuaremos como fornecedores destes produtos
de comunicação avançada de dados, ao mesmo tempo em
que teremos a nossa própria linha de produtos baseada na tecnologia
Motorola".
Nos últimos cinco anos, a
Telenetics, cujo faturamento atingiu US$ 12 milhões em 1999, se
especializou em soluções com e sem fio de comunicação
de dados para utilitários, transporte e outros aplicativos para
automação industrial.
Tecnocom - A Motorola e a
espanhola Tecnocom anunciaram no dia 7/12/2000 a criação
de uma joint venture no País, a TM Data do Brasil, com o
propósito de oferecer aos segmentos verticais de mercado do país
soluções completas, baseadas em aplicações
de comunicação de dados sem fio para o gerenciamento remoto
de ativos. O investimento foi feito pela Dorado Investments, responsável
pelos investimentos estratégicos da Motorola no desenvolvimento
de novos negócios na América Latina.
Os serviços oferecidos pela
TM Data focarão no cliente corporativo e utilizarão tecnologias
sem fio (wireless) para receber e enviar dados para dispositivos
como vending machines ou medidores de consumo de energia elétrica.
Desta maneira, operadores de Vending Machines, por exemplo, poderão
acessar toda informação referente à máquina,
desde o valor em dinheiro coletado, até o número de latas
em estoque, sem precisar deslocar alguém para realizar a verificação
local.
A nova empresa utilizará redes
de comunicação de dados sem fio em suas soluções,
alavancando e desenvolvendo parcerias com operadoras locais. As soluções,
inicialmente, serão baseadas na tecnologia Reflex, um protocolo
de comunicação bidirecional de dados, de alta velocidade,
criado pela própria Motorola, e que, entre outros benefícios,
apresenta relação custo-benefício considerada excelente.
Para o gerente geral da TM Data,
Pietro Quiriconi, "a Motorola traz uma vasta experiência em transmissão
de dados sem fio e grande conhecimento do mercado local. A Tecnocom, por
sua vez, possui uma larga experiência em gerenciamento e a possibilidade
de impulsionar o crescimento da TM Data através de suas outras operações
no Brasil. É nosso objetivo garantir soluções personalizadas
para os nossos clientes corporativos nos diversos segmentos industriais,
em São Paulo e Rio de Janeiro, para que melhorem sua eficiência
operacional a partir de 2002".
Segundo o diretor geral da Tecnocom,
Manuel Rodriguez, "esta importante aliança estratégica com
a Motorola nos possibilitará focar em atender à crescente
demanda por soluções completas de serviços de aplicações
de dados sem fio".
Já Len de Barros, presidente
da Dorado Investments e vice-presidente sênior da Motorola Inc.,
assegura que "a realização deste acordo estratégico
com a Tecnocom, permitirá a integração de tecnologias
de ponta às atividades diárias dos clientes, contribuindo
para a maximização da sua produtividade".
Tecnocom é uma empresa com
sede em Madrid e presença em 13 países, com investimentos
nos setores da indústria, do meio-ambiente e, mais recentemente,
das telecomunicações. Em 1999, a Tecnocom definiu uma nova
direção estratégica para a empresa, que fará
com que o foco de seus recursos esteja no desenvolvimento de novas soluções
de telecomunicações, que será seu negócio principal.
Grupo - A Motorola é
uma empresa especializada em soluções integradas de comunicação
e de eletrônica. As vendas mundiais da empresa em 1999 foram de US$
33,1 bilhões. No Brasil, conta com 3.100 funcionários e desde
1995 vem investindo cerca de US$ 210 milhões principalmente na instalação
de um complexo industrial, localizado em Jaguariúna (interior de
São Paulo), e na ampliação de sua capacidade produtiva
e tecnológica. Com fábricas de celulares, pagers, equipamentos
iDEN, terminais para celulares fixos, rádios bidirecionais e infra-estrutura
celular (estações rádio base), conta com um
Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento
de Terminais Celulares em hardware, software, mecânica e desenho
industrial, além de uma base da Motorola University, voltada para
o treinamento de funcionários, clientes e fornecedores.
A empresa também atua fortemente
no País comercializando semicondutores, rádios bidirecionais,
equipamentos para trabalho em rede, Internet e multimedia, além
de desenvolver muitas outras soluções para os mercados corporativo
e de comunicação pessoal. |