Excesso de velocidade
Mário Persona (*)
Colaborador
O jato fabricado
pela Embraer jazia inerte na pista de Viracopos. Capaz de viajar a mais
de 800 quilômetros por hora, não poderia me levar ao Rio em
poucos minutos, como eu esperava. "Vôo sem previsão para decolar",
repetia o atendimento. Milhões de dólares investidos em tecnologia
de alta velocidade dependendo do ritmo de tartaruga de sistemas e logística
de solo.
São iguais as razões que
impedem empresas de decolar na Internet. Idéias fantásticas
e investimentos de milhões ficam no solo ou são sumariamente
sucateados por não conseguirem vencer a rejeição causada
pelo mundo real. Pousaram cedo demais no aeroporto do futuro, enquanto
os passageiros aguardavam o embarque na sala do passado.
Para esperarmos com conforto as três
horas que nos separavam da chegada de outra aeronave, a empresa abriu a
sala VIP do aeroporto. Onde estava alguém mais VIP que a sala. A
cantora Sandy, da dupla "Sandy e Júnior" também aguardava.
Acompanhada da mãe, mostrava que esperar é algo que acontece
até para as melhores famílias.
Tempo ao tempo - Um grande
nome ou investimentos de milhões podem não bastar para fazer
um negócio decolar. É preciso tempo. O gigante Wal-Mart surgiu
em 1962, mas só em 1977 ampliou sua rede adquirindo dezesseis lojas
da Mohr-Value. Você estaria disposto a esperar quinze anos para ver
seu negócio na Internet alçar vôo?
Muitas empresas que surgiram neste
crepúsculo da Internet são pilotadas por kamikazes de investidores.
Foram criadas para atingir um alvo e nada mais. Enquanto algumas planam
em céu de brigadeiro, outras já ficaram sem combustível.
Onde não há acostamento.
Mas nem por isso seus executivos
perderam a pose. Aquela pose visível e notória nos aeroportos,
como aquele onde enfrentei horas de espera. Onde distintos senhores engravatados
cochichavam para seus companheiros, "Olha a Sandy ali!". Olhando e disfarçando,
para não dar o braço a torcer. Afinal, coisas assim não
fazem parte da agenda.
Bem que tive vontade de partir para
a tietagem descarada, só para quebrar aquela atmosfera. Teria sido
inovador pedir um autógrafo nas três ou quatro músicas
MP3 que estão em algum lugar em meu notebook. Mas hesitei, ao pensar
que a cantora talvez não estivesse preparada para autografar MP3.
Usando assinatura digital.
É claro que autografar bits
é demais para a cabeça de qualquer um. Mas idéias,
negócios e tecnologias de vanguarda podem ser demais para um bom
número de cabeças se o timing não estiver correto.
As grandes idéias sempre chegam antes que as pessoas estejam preparadas
para recebê-las. Só não podem chegar antes das pessoas
que irão recebê-las.
Velozes demais - O excesso
de velocidade tem sido fatal para muitas empresas de Internet, que surgiram
no ar antes da construção da pista de pouso e da infra-estrutura
de terra. Foram surpreendidas pela falta de uma logística adequada
de entrega, que já derrubou várias lojas no último
Natal. E irá derrubar outras, sem renas e trenós em número
suficiente, ou com seu Papai Noel entalado na chaminé, pelo excesso
de gordura nos processos de sua cadeia de suprimentos.
Por estas e outras razões,
se o seu novo negócio virtual depender de uma infra-estrutura de
entrega rápida, é melhor adaptá-lo por enquanto ao
que existe hoje de real e deixar para acertar o rumo depois. Se quiser
abrir a sorveteria on-line de seus sonhos, você tem duas opções.
A mais óbvia é despachar o sundae com o dobro do tamanho,
para derreter e chegar no cliente com o tamanho convencional.
A outra é mais ousada. Despache
o sundae no tamanho normal, mas como um novo produto, que chega no cliente
com metade do tamanho original. Direcione seu marketing para mostrar que
é um sundae para regime. E terá o apoio de minha esposa,
para quem estou sempre com o dobro do peso regulamentar. Mesmo depois daquele
regime de uma semana, com o qual consegui perder sete dias.
Caso esteja convencido de que a idéia
do sorvete não é fria, deixe-me dar mais uma casquinha de
consultoria de cortesia. Seu sundae será insípido se não
carregar um bom nome. Principalmente se for esse sundae-mirim que estou
propondo. Quer um nome de impacto, que seu mini-sundae já decole
pegando carona na fama? Sugiro "Sundae Junior".
(*) Mário
Persona é diretor de comunicação da Widesoft,
que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos
via Internet, editor da Widebiz Week e moderador da lista de debates
Widebiz. |