Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0012b009.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/20/00 15:05:20
Excesso de velocidade 

Mário Persona (*)
Colaborador

O jato fabricado pela Embraer jazia inerte na pista de Viracopos. Capaz de viajar a mais de 800 quilômetros por hora, não poderia me levar ao Rio em poucos minutos, como eu esperava. "Vôo sem previsão para decolar", repetia o atendimento. Milhões de dólares investidos em tecnologia de alta velocidade dependendo do ritmo de tartaruga de sistemas e logística de solo.
São iguais as razões que impedem empresas de decolar na Internet. Idéias fantásticas e investimentos de milhões ficam no solo ou são sumariamente sucateados por não conseguirem vencer a rejeição causada pelo mundo real. Pousaram cedo demais no aeroporto do futuro, enquanto os passageiros aguardavam o embarque na sala do passado.

Para esperarmos com conforto as três horas que nos separavam da chegada de outra aeronave, a empresa abriu a sala VIP do aeroporto. Onde estava alguém mais VIP que a sala. A cantora Sandy, da dupla "Sandy e Júnior" também aguardava. Acompanhada da mãe, mostrava que esperar é algo que acontece até para as melhores famílias.

Tempo ao tempo - Um grande nome ou investimentos de milhões podem não bastar para fazer um negócio decolar. É preciso tempo. O gigante Wal-Mart surgiu em 1962, mas só em 1977 ampliou sua rede adquirindo dezesseis lojas da Mohr-Value. Você estaria disposto a esperar quinze anos para ver seu negócio na Internet alçar vôo?

Muitas empresas que surgiram neste crepúsculo da Internet são pilotadas por kamikazes de investidores. Foram criadas para atingir um alvo e nada mais. Enquanto algumas planam em céu de brigadeiro, outras já ficaram sem combustível. Onde não há acostamento.

Mas nem por isso seus executivos perderam a pose. Aquela pose visível e notória nos aeroportos, como aquele onde enfrentei horas de espera. Onde distintos senhores engravatados cochichavam para seus companheiros, "Olha a Sandy ali!". Olhando e disfarçando, para não dar o braço a torcer. Afinal, coisas assim não fazem parte da agenda.

Bem que tive vontade de partir para a tietagem descarada, só para quebrar aquela atmosfera. Teria sido inovador pedir um autógrafo nas três ou quatro músicas MP3 que estão em algum lugar em meu notebook. Mas hesitei, ao pensar que a cantora talvez não estivesse preparada para autografar MP3. Usando assinatura digital.

É claro que autografar bits é demais para a cabeça de qualquer um. Mas idéias, negócios e tecnologias de vanguarda podem ser demais para um bom número de cabeças se o timing não estiver correto. As grandes idéias sempre chegam antes que as pessoas estejam preparadas para recebê-las. Só não podem chegar antes das pessoas que irão recebê-las.

Velozes demais - O excesso de velocidade tem sido fatal para muitas empresas de Internet, que surgiram no ar antes da construção da pista de pouso e da infra-estrutura de terra. Foram surpreendidas pela falta de uma logística adequada de entrega, que já derrubou várias lojas no último Natal. E irá derrubar outras, sem renas e trenós em número suficiente, ou com seu Papai Noel entalado na chaminé, pelo excesso de gordura nos processos de sua cadeia de suprimentos.

Por estas e outras razões, se o seu novo negócio virtual depender de uma infra-estrutura de entrega rápida, é melhor adaptá-lo por enquanto ao que existe hoje de real e deixar para acertar o rumo depois. Se quiser abrir a sorveteria on-line de seus sonhos, você tem duas opções. A mais óbvia é despachar o sundae com o dobro do tamanho, para derreter e chegar no cliente com o tamanho convencional.

A outra é mais ousada. Despache o sundae no tamanho normal, mas como um novo produto, que chega no cliente com metade do tamanho original. Direcione seu marketing para mostrar que é um sundae para regime. E terá o apoio de minha esposa, para quem estou sempre com o dobro do peso regulamentar. Mesmo depois daquele regime de uma semana, com o qual consegui perder sete dias.

Caso esteja convencido de que a idéia do sorvete não é fria, deixe-me dar mais uma casquinha de consultoria de cortesia. Seu sundae será insípido se não carregar um bom nome. Principalmente se for esse sundae-mirim que estou propondo. Quer um nome de impacto, que seu mini-sundae já decole pegando carona na fama? Sugiro "Sundae Junior".

(*) Mário Persona é diretor de comunicação da Widesoft, que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos via Internet, editor da Widebiz Week e moderador da lista de debates Widebiz.