Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0012b008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/20/00 14:37:38
Os 10 pecados do webdesigner 

Leandro Ávila (*)
Colaborador

Existem certos pecados que ainda são cometidos por muitos sites de pequeno e até mesmo de grande porte. Na grande maioria, são pequenos deslizes que, quando  esquecidos, podem representar grandes perdas. Acompanhe nesse artigo uma seleção de apenas 10 dos muitos pecados dos webdesigners.

1) Não troque a cor azul dos textos linkados. Pesquisas mostram que os links são menos eficientes quando se troca a cor padrão. O seu visitante simplesmente clicará menos sobre ele. O mesmo ocorre para links sem o sublinhado.

2) Não use página de entrada ou boas-vindas. É comum encontrar sites que colocam uma primeira página contendo apenas a logomarca da empresa, uma mensagem de boas vindas e um link com o texto "ENTRAR". Evite isso. Quer saber por quê? Veja nas estatísticas do seu site a quantidade de pessoas que simplesmente não clica no link "ENTRAR" e acaba abandonando o site. Você vai se assustar.

3) Não utilize textos muito longos com fontes do tamanho 1. Muitos dos visitantes do seu site não vão ler o texto por dois motivos: o primeiro é porque não vão nem perceber que ele esta lá. O segundo é que se torna bastante incômodo ler textos com fontes muito pequenas.

4) Não valorize mais o design do que o conteúdo. A maioria das pessoas quando visita um site está em busca de algum tipo de informação. O design de um site deve funcionar como uma ferramenta para facilitar o acesso e a compreensão da informação. Tudo bem que a primeira impressão é a que fica mas a frustração de não encontrar com facilidade o que se procura destrói qualquer boa impressão.

5) Não use menu utilizando aplicativo Java. Java normalmente é um recurso que demora para carregar, consome recursos até o ponto de travar algumas máquinas menos potentes. É muito comum encontrar sites que utilizam recursos Java, Flash, DHTML na parte mais importante que é o MENU de opções.

6) Não esqueça que a maioria das pessoas acessa Internet via modem. Muitas produtoras de site trabalham com links de alta velocidade e os profissionais acabam esquecendo que a maioria das pessoas ainda acessam a Internet através de modens que não conseguem transferir mais de 3,3kb por segundo.

7) Não complique a navegação. Você tem poucos segundos para convencer o seu visitante a continuar visitando o site. Deixe as opções de navegação na cara do  visitante. Se o site possui muitas páginas coloque uma busca interna de páginas por palavra-chave. As pessoas além de acessarem via modem também pagam PULSOS telefônicos durante o acesso e não têm muito tempo a perder no labirinto de html's do seu site.

8) Não comprometa a qualidade do seu site pela tentação de vender anúncios. Encher o site de banners animados atrapalha a visualização da informação e cansa a vista do Internauta. O resultado é que o visitante vai embora rapidamente, não volta mais para o seu site e as dezenas de banners que você colocou no site não serão clicadas e conseqüentemente seus anunciantes ficarão insatisfeitos

9) Não use banners do tipo "ANUNCIE AQUI!". Banners desse tipo causam a impressão de que o site está louco por dinheiro e que ninguém visita aquele site. Um site bem visitado não precisa usar desses artifícios para almejar anunciantes. Os anunciantes vão até você, certos da qualidade do seu site.

10) Não faça do seu site um festival de cores. Encontre a harmonia entre a sua marca e as cores utilizadas no site. Cuidado com a escolha das cores dos textos para que não torne a leitura desagradável.

(*) Leandro Ávila atua nos sites MeuProjeto.com (soluções para projetos ponto.com) - que publicou originalmente este artigo - e Neosite ("o hospedeiro escolhido pelos profissionais de Internet").