Os 10 pecados do webdesigner
Leandro Ávila (*)
Colaborador
Existem
certos pecados que ainda são cometidos por muitos sites de pequeno
e até mesmo de grande porte. Na grande maioria, são pequenos
deslizes que, quando esquecidos, podem representar grandes perdas.
Acompanhe nesse artigo uma seleção de apenas 10 dos muitos
pecados dos webdesigners.
1) Não
troque a cor azul dos textos linkados. Pesquisas mostram que os links são
menos eficientes quando se troca a cor padrão. O seu visitante simplesmente
clicará menos sobre ele. O mesmo ocorre para links sem o sublinhado.
2) Não
use página de entrada ou boas-vindas. É comum encontrar sites
que colocam uma primeira página contendo apenas a logomarca da empresa,
uma mensagem de boas vindas e um link com o texto "ENTRAR". Evite isso.
Quer saber por quê? Veja nas estatísticas do seu site a quantidade
de pessoas que simplesmente não clica no link "ENTRAR" e acaba abandonando
o site. Você vai se assustar.
3) Não
utilize textos muito longos com fontes do tamanho 1. Muitos dos visitantes
do seu site não vão ler o texto por dois motivos: o primeiro
é porque não vão nem perceber que ele esta lá.
O segundo é que se torna bastante incômodo ler textos com
fontes muito pequenas.
4) Não
valorize mais o design do que o conteúdo. A maioria das pessoas
quando visita um site está em busca de algum tipo de informação.
O design de um site deve funcionar como uma ferramenta para facilitar o
acesso e a compreensão da informação. Tudo bem que
a primeira impressão é a que fica mas a frustração
de não encontrar com facilidade o que se procura destrói
qualquer boa impressão.
5) Não
use menu utilizando aplicativo Java. Java normalmente é um recurso
que demora para carregar, consome recursos até o ponto de travar
algumas máquinas menos potentes. É muito comum encontrar
sites que utilizam recursos Java, Flash, DHTML na parte mais importante
que é o MENU de opções.
6) Não
esqueça que a maioria das pessoas acessa Internet via modem. Muitas
produtoras de site trabalham com links de alta velocidade e os profissionais
acabam esquecendo que a maioria das pessoas ainda acessam a Internet através
de modens que não conseguem transferir mais de 3,3kb por segundo.
7) Não
complique a navegação. Você tem poucos segundos para
convencer o seu visitante a continuar visitando o site. Deixe as opções
de navegação na cara do visitante. Se o site possui
muitas páginas coloque uma busca interna de páginas por palavra-chave.
As pessoas além de acessarem via modem também pagam PULSOS
telefônicos durante o acesso e não têm muito tempo a
perder no labirinto de html's do seu site.
8) Não
comprometa a qualidade do seu site pela tentação de vender
anúncios. Encher o site de banners animados atrapalha a visualização
da informação e cansa a vista do Internauta. O resultado
é que o visitante vai embora rapidamente, não volta mais
para o seu site e as dezenas de banners que você colocou no site
não serão clicadas e conseqüentemente seus anunciantes
ficarão insatisfeitos
9) Não
use banners do tipo "ANUNCIE AQUI!". Banners desse tipo causam a impressão
de que o site está louco por dinheiro e que ninguém visita
aquele site. Um site bem visitado não precisa usar desses artifícios
para almejar anunciantes. Os anunciantes vão até você,
certos da qualidade do seu site.
10) Não
faça do seu site um festival de cores. Encontre a harmonia entre
a sua marca e as cores utilizadas no site. Cuidado com a escolha das cores
dos textos para que não torne a leitura desagradável.
(*) Leandro
Ávila atua nos sites MeuProjeto.com
(soluções para projetos ponto.com) - que publicou originalmente
este artigo - e Neosite ("o hospedeiro
escolhido pelos profissionais de Internet"). |