10 truques para aumentar a eficiência
dos banners
Leandro Ávila (*)
Colaborador
Desde
a criação da primeira imagem animada em formato .gif que
são realizados estudos para se verificar quais as características
de um banner eficiente.
A partir destes estudos, posso destacar
alguns truques relativos ao design que estão sendo adotados pelas
produtoras com o objetivo de melhorar a eficiência destes pequenos
anúncios. Veja alguns conselhos importantes:
1) Simule
um botão no banner. A existência de uma figura que
represente um botão estimula o visitante a clicar no banner.
Você estará destacando que existe algo que pode ser clicado.
Prefira copiar o estilo de botão vindo nas telas do windows. As
pessoas estão acostumadas a clicar neste tipo de botão.
2) Escolha
cores de fundo que entrem em contraste com as cores do site. Se o site
onde o banner será mostrado tem o fundo preto crie um banner
com o fundo branco. Isso destaca o banner na vista do visitante.
Se o banner ficar em harmonia com o site ele mal será
percebido.
3) O
banner deve ser sempre animado. Esqueça os banners
com imagens paradas, os resultados são bem menores que os dos animados.
4) A
missão dos banners é chamar a atenção
das pessoas. Você pode fazer isso através da animação.
Dentro do contexto do banner, pegue um objeto qualquer, que pode
ser uma figura. Faça com que no início da animação
este objeto fique parado e de forma brusca faça um movimento para
as laterais, para cima ou para baixo ou aumente de tamanho. Isso automaticamente
vai chamar a atenção da visão das pessoas. É
algo inevitável, caso o banner esteja no seu campo de visão.
5) Foto
de pessoas atraem a atenção. Um banner que contenha
a imagem
de uma pessoa podendo ser homem,
mulher ou criança chama mais a atenção das pessoas
do que se forem apenas textos ou objetos comuns. Dependendo do contexto
do banner você pode adotar a imagem de pessoas jovens, velhas,
bonitas ou feias. Isso vai depender do roteiro do banner.
6) Cuidado
com o tamanho do arquivo do banner. Você tem pouco tempo para
convencer o usuário a clicar em seu banner. Se o seu banner
for muito grande ele irá demorar para carregar e você perderá
audiência. Um banner de 460x60 não pode passar de 15kb
7) Os
banners laterais só funcionam se forem grandes. Banners
do tipo
botão possuem baixa taxa de eficiência. Quanto
maior o banner em espaço ocupado, melhor.
8) Os
banners colocados no topo das páginas são mais eficientes
que os colocados no final das páginas.
9) Banners
que imitam a interface das telas do Windows têm taxa de cliques maior.
Muitos dizem que isso se deve ao fato de que muitas pessoas clicam no anúncio
sem querer, achando que é realmente uma tela do Windows. Isso acontece.
Mas, a maioria das pessoas clica porque um banner chama a atenção
mesmo. No primeiro momento, você realmente acha que é uma
tela do seu Windows e isso desvia sua atenção para o banner.
Depois que você coloca o olho no banner, aí já é
tarde demais, basta ler o texto e clicar se tiver interesse. A maioria
dos banners não são
clicados porque nem mesmo conseguem
chamar a atenção do visitante para eles. Chamar a atenção
é o mais importante. O resto fica com a mensagem transmitida pelo
banner.
10) Simule
a movimentação de um cursor (seta do mouse) sobre o banner.
Simule esta animação clicando sobre um botão. O fato
dela ver o cursor já assusta e chama a atenção. No
primeiro momento, a pessoa acha que o mouse está se movendo
sozinho. Depois que ela presta atenção no banner,
meio caminho já está andado.
(*) Leandro
Ávila atua nos sites MeuProjeto.com
(soluções para projetos ponto.com) - que publicou originalmente
este artigo - e Neosite ("o hospedeiro
escolhido pelos profissionais de Internet").
Banner (faixa, cartaz) é
um espaço de publicidade existente em uma página Web. |