8 itens indispensáveis num
banner eficiente
Leandro Ávila (*)
Colaborador
1) Utilize
frases de ação, por exemplo: "Clique Aqui". Estas frases
que solicitam ao público uma ação aumentam em até
15% a taxa de cliques nos banners.
2) Passe
para o público a idéia de que ele tem pouco tempo. Normalmente
as pessoas estão buscando outras coisas quando decidem clicar em
um banner. Utilize frases como: "Não perca tempo", "última
oportunidade", "Veja agora mesmo", "visite agora", "veja agora",
"faltam poucos dias", "você não pode perder!", "não
perca!". A pessoa se sentirá mais estimulada a deixar o que está
fazendo para clicar no banner.
3) Dê
algo em troca do clique. Você tem que deixar bem claro o que a pessoa
ganhará em termos de benefícios caso clique no banner.
Você pode fazer isso oferecendo brindes, informações
únicas, descontos, diferenciais para quem clicar naquele banner.
4) Cumpra
o prometido. Se você prometeu alguma coisa no banner é
melhor cumprir, caso contrário você terá sua imagem
queimada para sempre no conceito daquele internauta.
5) Crie
uma hotpage. Muitas vezes a pessoa clica no banner, entra dentro
do site e fica perdida sem saber onde encontrar as informações
prometidas pelo anúncio. Crie uma página separada e preparada
para recepcionar estas pessoas que clicaram no banner. Esta página
irá complementar as informações do banner e guiar
o internauta a fazer o que você deseja como por exemplo: conhecer
um determinado produto, preencher um formulário para receber um
brinde, efetuar a compra de algum produto ou serviço, etc.
6) Use
as palavras mágicas. As palavras mágicas são: Grátis,
Promoção, Brinde, Ganhe, Concorra. Existem outras que também
são mágicas e que ninguém resiste.
7) Estimule
a curiosidade do seu público. Levante questionamentos no banner,
faça perguntas de forma que o visitante tenha a resposta da mesma
ao clicar no banner. Por exemplo: "Quer saber como triplicar a velocidade
do seu acesso? Clique Aqui". Esta seria uma ótima pergunta para
um banner de um provedor de alta velocidade que utilize acesso por
cabo.
8) No
seu banner utilize palavras que possam ser facilmente identificadas
pelo seu público-alvo. Destaque estas palavras-chave deixando seu
tamanho maior. O banner de uma locadora de vídeo deve deixar
a palavra "FILME" destacada das outras para chamar a atenção
do público.
(*) Leandro
Ávila atua nos sites MeuProjeto.com
(soluções para projetos ponto.com) - que publicou originalmente
este artigo - e Neosite ("o hospedeiro
escolhido pelos profissionais de Internet").
Banner (faixa, cartaz) é
um espaço de publicidade existente em uma página Web. |