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uma série de lançamentos nas áreas de informática
e negócios está ocorrendo pela editora Makron
Books, com obras como: "Core Java 2 - Recursos Avançados - Volume
II", "Cinco Sapos em um Tronco", "Shakespeare na Administração
de Negócios", "Marketing Social".
Core Java 2 - Recursos Avançados
- Volume II - Complementando o primeiro volume (Fundamentos),
este livro de 826 páginas inclui novas seções sobre
múltiplas linhas de execução em programas Swing API
JDBC 2.0, Corba, sobre o mecanismo de arrastar e soltar e o modelo de segurança
Java 2.
Um novo capítulo sobre Swing
aborda os complexos componentes de GUI para árvores e tabelas, controles
deslizantes, medidores de progresso, barras de ferramentas e dicas. Outro
capítulo — "Coleções" — explora o design da estrutura
de coleções Java e mostra como usar as estruturas de dados
fundamentais que a biblioteca Java padrão fornece. Já no
capítulo "AWT Avançado" mostra como usar a API Java2D para
produzir desenhos de alta qualidade.
Acompanha a obra um CD-ROM com exemplos
de códigos-fonte, o SDK Java 2, Standard Edition, v.1.2.2. e versões
de teste de ferramentas úteis baseadas em Java. Destacam-se, entre
os principais tópicos da obra:
Coleções;
Redes;
Conectividade
de banco de dados: JDBC;
Objetos
remotos;
Swing
avançado;
AWT
avançado;
JavaBeans;
Segurança;
Internacionalização;
Métodos
nativos;
Múltiplas
linhas de execução (Multithreading).
Cay S. Horstmann é vice-presidente
de Tecnologia da Preview Systems e professor de Ciência da Computação
na San Jose State University, tendo escrito seis livros sobre C++, Java
e desenvolvimento orientado a objetos. O outro autor, Gary Cornell, é
PhD pela Brown University e cientista visitante nos laboratórios
IBM Watson; já escreveu e foi co-autor de 20 livros populares sobre
computadores e artigos para muitas revistas de desenvolvimento; atualmente,
supervisiona o programa Modern Visual Programming na Universidade de Connecticut.
Cinco Sapos em um Tronco -
Neste livro de 179 páginas, Mark Feldman e Michael Spratt mostram
perspectivas não convencionais e um conjunto prático de idéias
e soluções para um dos maiores desafios que gerentes, executivos
e empresários enfrentam: a promoção de mudanças.
Cinco sapos estão em um tronco.
Quatro decidiram pular. Quantos ficaram? Resposta: Cinco. Por quê?
Eles só decidiram, nenhum saltou. Com este livro, que tem esta espécie
de parábola como ponto de partida, o leitor terá soluções
para grandes desafios, como promover e conduzir mudanças, inclusive
no processo de aquisições e fusões. Segundo os autores,
a história de mudança corporativa está repleta de
falsos inícios, alvos não atingidos e grandes decepções.
À medida em que um número maior de líderes empresariais
se vê administrando uma fusão, aquisição ou
outra grande reestruturação, as ameaças ao patrimônio
pessoal e à reputação tornam-se mais assustadoras.
"Os princípios e práticas
descritos neste livro definem o caminho a ser seguido. Eles se aplicam
a uma variedade de negócios e problemas operacionais: desde acelerar
o desenvolvimento de um novo produto à fusão de duas empresas;
da criação de uma cultura dirigida para os serviços
ao reposicionamento de um negócio em um mercado totalmente novo.
Entretanto, o teste mais rigoroso desses princípios é lidar
com a agitação que cerca as fusões, aquisições
e mudanças radicais", observam Feldman e Spratt.
Mark L. Feldman é Ph.D. é
sócio e diretor administrativo da divisão de consultoria
sobre Fusões e Aquisições Globais da PricewaterhouseCoopers.
Fornece serviços de aconselhamento estratégico para acelerar
a captação de valor econômico sustentado de Fusões,
Aquisições e Joint Ventures. Tem vinte anos de experiência
em consultoria internacional, além de muitos artigos publicados.
Já proferiu palestras em todo o mundo.
Michael F. Spratt é Ph.D.
e também é sócio e diretor administrativo da divisão
de consultoria sobre Fusões e Aquisições Globais da
PricewaterhouseCoopers. Fornece serviços de aconselhamento estratégico,
especializado em empresas que estão passando por mudanças
dramáticas. Dezoito anos de experiência em consultoria internacional
e nove anos em administração de produção e
planejamento de negócios. Publicou diversos artigos em jornais e
revistas especializados.
Shakespeare na Administração
de Negócios - Neste livro de 211 páginas, Paul Corrigan apresenta
lições universais sobre administração. Segundo
o autor, há muita semelhança entre as histórias do
dramaturgo inglês e os temas de gerenciamento moderno.
"Embora a administração
pareça fazer parte da sociedade moderna, a experiência de
dirigir organizações é, na realidade, antiga. No tempo
de Shakespeare, o ‘gestor de alto escalão’ era denominado ‘líder’,
cuja função era dirigir uma nação, um clã
ou um condado. Líderes eram também chamados de reis, rainhas,
duques ou lordes. No século XVI, não havia uma literatura
extensa sobre administração. Existia, no entanto, uma fascinação
por boas histórias sobre liderança e foi Shakespeare quem
escreveu peças de grande sucesso para esse público", afirma
o autor.
Paul Corrigan tem sido bem-sucedido
em sua carreira como professor universitário, responsável
pela formação gerencial e como executivo-sênior em
diversas empresas dos setores público e privado. Autor de best-sellers,
trabalha atualmente como consultor administrativo. Seu novo livro é
o resultado de sua admiração pelas peças de Shakespeare
e pela influência em suas atividades diárias, que inclui a
assessoria a líderes de grandes empresas sobre como implementar
programas complexos de transformação gerencial.
Marketing Social - Lançado
no Brasil em agosto, com a presença da autora Marjorie Thompson
(conselheira do Royal College of Nursing) em São Paulo, o livro
escrito em parceria com Hamish Pringle explica porque as empresas devem
considerar a abordagem filantrópica na construção
de sua marca. Um dos aspectos mais interessantes no Marketing para Causas
Sociais (MCS) é que esta não é uma idéia totalmente
nova. Ao rever a história da caridade e da filantropia, constata-se
evidências de que, início do século, profissionais
de marketing já praticavam o que hoje chamamos de "Marketing Social".
Para Marjorie Thompson, "o MCS não
é apenas um modismo passageiro de marketing. Empresas como a American
Express, Avon, Procter & Gamble, Reebok, entre outras, já provaram
para si mesmas o poder do MCS como valor agregado à sua imagem e
alavancador de vendas".
O amadurecimento da economia ocidental
mostra que os consumidores estão à procura de novos tipos
de "valores de marca", além das questões práticas
sobre o desempenho do produto, benefícios proporcionados por este,
e dos aspectos emocionais e psicológicos envolvidos. Os consumidores
estão procurando auto-realização e questionando o
papel das organizações na sociedade.
A obra faz um balanço desta
tendência e demonstra, por meio de casos de sucesso, como essas idéias
podem ser aplicadas às marcas e empresas, atrelando o MCS nas comunicações
aos consumidores, com o objetivo de acrescentar novos valores motivacionais
aos produtos. |