Adobe define o conceito Editoração
em Rede
Elaboração
de conteúdo visualmente rico e personalizado, a qualquer momento
e em qualquer dispositivo, é a proposta contida no novo conceito
apresentado hoje (27/11/2000) pela Adobe Systems Incorporated, com o nome
de editoração em rede (network publishing). Para montar
esse conceito, tornando-o uma nova categoria na área de editoração,
a Adobe conta com o apoio do Art Technology Group (ATG), da Hewlett Packard
(HP), da Interwoven, da Nokia e da RealNetworks.
"A editoração em rede
mudará de maneira dramática o modo como o conteúdo
é criado, controlado e distribuído", diz Bruce Chizen, diretor
presidente da Adobe. "Ao aproveitar
o potencial da Internet, a editoração em rede representa
a terceira onda da editoração, depois da editoração
na área de trabalho e na Web tradicional. É a era da criação
de conteúdo visualmente rico e significativo para ser administrado
e distribuído de modo confiável onde quer que o usuário
deseje, quer seja para uma página na Web, uma impressora, telefone
celular, dispositivo portátil, PC ou dispositivo para a Internet".
No novo mundo da editoração
em rede, o conteúdo será criado uma vez por uma pessoa ou
grupo e apresentado exatamente como pretendido, independentemente do dispositivo.
O consumidor usufruirá a conveniência de visualizar aquele
conteúdo em qualquer lugar e, caso deseje, armazená-lo, enviá-lo
ou imprimi-lo em outro local. A função da Adobe nesse processo,
segundo seus representantes, "é continuar a evoluir, integrar e
ampliar seus programas que criam conteúdo visualmente rico, incluindo
Adobe Photoshop, Adobe Acrobat, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Adobe
FrameMaker, Adobe Premiere, Adobe After Effects, Adobe LiveMotion e Adobe
GoLive. O conteúdo criado com aplicativos Adobe contará com
meta-tags para administração, distribuição
e exibição".
A Adobe continua a apoiar os padrões
industriais nos quais a editoração em rede se baseia, tais
como a linguagem Extensible Markup Language (XML), o formato Adobe Portable
Document Format (PDF), Scalable Vector Graphics (SVG), Synchronized Multimedia
Integrated Language (SMIL), Wireless Markup Language (WML) para dispositivos
WAP e a linguagem Compact HyperText Markup Language (cHTML) para i-mode.
Parcerias - A Adobe reuniu
o apoio das empresas que lideram o segmento industrial para o conceito
de editoração em rede, cujos executivos debateram a função
de suas empresas no processo:
Paul
Shorthose, presidente e diretor executivo de Operações da
ATG, e Martin Brauns, diretor presidente e diretor executivo da Interwoven,
anunciaram a aliança de suas empresas com a Adobe para melhorar
os fluxos de trabalho na Web desde a criação de conteúdo
até a administração e até a distribuição.
Carolyn
Ticknor, presidente do projeto Sistemas de Imagem e Impressão da
HP, discutiu como a editoração em rede representa mais uma
evidência do conceito da HP em que os dispositivos de informação
conectam-se a uma rede de serviços radicados na Internet executados
em uma infra-estrutura permanentemente ativa.
Anssi
Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia, discutiu como o conteúdo
será editorado para qualquer dispositivo, em última análise
tornando toda a informação acessível em qualquer local.
Rob
Glaser, presidente e diretor executivo da RealNetworks, anunciou uma aliança
estratégica com a Adobe para desenvolver soluções
de mídia aperfeiçoada para a transferência contínua
de dados (streaming) para distribuir a partir dos ricos recursos
de mídia de banda larga.
A Adobe - Fundada em 1982,
a Adobe Systems Incorporated produz
soluções de aplicativos para editoração, incluindo
aplicativos para Web, impressão, vídeo, por comunicação
sem fio e em banda larga. Suas ferramentas para projetos gráficos,
imagens, mídia dinâmica e de autoria permitem que os clientes
criem, controlem e produzam conteúdo visualmente sofisticado. Com
sede em San Jose (Califórnia/EUA), é a terceira maior empresa
de aplicativos para PC nos EUA, com faturamento anual acima de US$ 1 bilhão. |