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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/27/00 21:14:28
Motorola terá encontro mundial em Campinas 

Mais de 50 fornecedores da Motorola de todo o mundo estarão em Campinas, interior de São Paulo, entre os dias 5 e 6/12/2000, para um encontro considerado pela empresa como sendo de grande importância para a economia brasileira. O evento que acontece no hotel Royal Plaza, reunindo vários gerentes da empresa do Brasil e dos Estados Unidos, contará com a participação de representantes de alto escalão dos ministérios da Ciência e Tecnologia e das Comunicações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). 

O objetivo é mostrar aos fornecedores que já atuam no mercado brasileiro e a possíveis investidores que já atuam no setor no mercado mundial, que a demanda de produtos no Brasil justifica a produção local. Os representantes da Motorola vão expor as perspectivas e atuais necessidades locais da empresa além de contar o exemplo de uma parceria de sucesso: a parceria Intesys-Metagal, que há um ano produz as peças de plástico utilizadas na fabricação de boa parte dos equipamentos da Motorola do Brasil. A Intesys é uma empresa norte-americana, fornecedora estratégica da Motorola nos Estados Unidos. A Metagal é uma empresa de Diadema, cidade do ABC paulista, que produz equipamentos automotivos. 

“Com uma ação dessa natureza a Motorola demonstra preocupação em incentivar os fornecedores da indústria eletroeletrônica a se instalarem no Brasil, contribuindo com o equilíbrio da balança comercial do país”, disse o diretor corporativo da Motorola do Brasil, Luis Cornetta. O evento começa no dia 5, às 8h30 com cerimônia de abertura e dura o dia todo. O dia 6 será reservado a uma visita à fábrica e encontros de trabalho com os fornecedores. 

De janeiro a outubro de 2000, as vendas de terminais celulares da Motorola do Brasil para o exterior tiveram um aumento de 287,18 %, comparado com o mesmo período do ano anterior. Em 1999, o volume exportado pela Motorola do Brasil nos primeiros dez meses do ano atingiu US$ 113,49 milhões contra os US$ 439,42 milhões movimentados em igual período de 2000. 

De acordo com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o total das exportações brasileiras de equipamentos e produtos eletroeletrônicos apresentaram um aumento de 51% só no primeiro semestre, em relação a 1999, totalizando US$ 1,27 bilhão. 

Na Motorola, o crescimento das exportações, que hoje representam 55% da produção de celulares, é creditado à conquista dos mercados da Argentina, Venezuela e da área continental dos Estados Unidos. Na América do Sul, este incremento deu-se principalmente em razão dos acordos de redução tarifária com estes países. Já o aumento da participação na América do Norte deve-se à estratégia da empresa de concentrar a produção de alguns itens em plantas específicas, no caso, o Campus Industrial e Tecnológico de Jaguariúna (São Paulo). 

Prêmio - No dia 17/11, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), concedeu à Motorola do Brasil o prêmio Destaque de Comércio Exterior, na categoria Mercosul. A premiação aconteceu durante o XX Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro. 

A empresa - A Motorola é uma empresa especializada em soluções integradas de comunicação e de eletrônica, cujas vendas mundiais em 1999 foram de US$ 33,1 bilhões. No Brasil, a empresa conta com 3.100 funcionários. 

Desde 1995 vem investindo cerca de US$ 210 milhões, principalmente na instalação de um complexo industrial em Jaguariúna (interior de São Paulo) e na ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica. Com fábricas de celulares, terminais para celulares fixos, rádios bidirecionais, equipamentos iDEN, pagers e infra-estrutura celular (estações rádio-base), conta com um Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho industrial, além de uma base da Motorola University, voltada para o treinamento de funcionários, clientes e fornecedores. 

A empresa também atua fortemente no País comercializando semicondutores, rádios bidirecionais, equipamentos para trabalho em rede, Internet e multimedia, além de desenvolver muitas outras soluções para os mercados corporativo e de comunicação pessoal.