Motorola terá encontro mundial
em Campinas
Mais
de 50 fornecedores da Motorola
de todo o mundo estarão em Campinas, interior de São Paulo,
entre os dias 5 e 6/12/2000, para um encontro considerado pela empresa
como sendo de grande importância para a economia brasileira. O evento
que acontece no hotel Royal Plaza, reunindo vários gerentes da empresa
do Brasil e dos Estados Unidos, contará com a participação
de representantes de alto escalão dos ministérios da Ciência
e Tecnologia e das Comunicações do Banco Nacional de Desenvolvimento
Econômico e Social (BNDES) e da Associação Brasileira
da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).
O objetivo é mostrar aos fornecedores
que já atuam no mercado brasileiro e a possíveis investidores
que já atuam no setor no mercado mundial, que a demanda de produtos
no Brasil justifica a produção local. Os representantes da
Motorola vão expor as perspectivas e atuais necessidades locais
da empresa além de contar o exemplo de uma parceria de sucesso:
a parceria Intesys-Metagal, que há um ano produz as peças
de plástico utilizadas na fabricação de boa parte
dos equipamentos da Motorola do Brasil. A Intesys é uma empresa
norte-americana, fornecedora estratégica da Motorola nos Estados
Unidos. A Metagal é uma empresa de Diadema, cidade do ABC paulista,
que produz equipamentos automotivos.
“Com uma ação dessa natureza
a Motorola demonstra preocupação em incentivar os fornecedores
da indústria eletroeletrônica a se instalarem no Brasil, contribuindo
com o equilíbrio da balança comercial do país”, disse
o diretor corporativo da Motorola do Brasil, Luis Cornetta. O evento começa
no dia 5, às 8h30 com cerimônia de abertura e dura o dia todo.
O dia 6 será reservado a uma visita à fábrica e encontros
de trabalho com os fornecedores.
De janeiro a outubro de 2000, as
vendas de terminais celulares da Motorola do Brasil para o exterior tiveram
um aumento de 287,18 %, comparado com o mesmo período do ano anterior.
Em 1999, o volume exportado pela Motorola do Brasil nos primeiros dez meses
do ano atingiu US$ 113,49 milhões contra os US$ 439,42 milhões
movimentados em igual período de 2000.
De acordo com a Abinee (Associação
Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o total
das exportações brasileiras de equipamentos e produtos eletroeletrônicos
apresentaram um aumento de 51% só no primeiro semestre, em relação
a 1999, totalizando US$ 1,27 bilhão.
Na Motorola, o crescimento das exportações,
que hoje representam 55% da produção de celulares, é
creditado à conquista dos mercados da Argentina, Venezuela e da
área continental dos Estados Unidos. Na América do Sul, este
incremento deu-se principalmente em razão dos acordos de redução
tarifária com estes países. Já o aumento da participação
na América do Norte deve-se à estratégia da empresa
de concentrar a produção de alguns itens em plantas específicas,
no caso, o Campus Industrial e Tecnológico de Jaguariúna
(São Paulo).
Prêmio - No dia 17/11,
a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério
do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em parceria com
a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB),
concedeu à Motorola do Brasil o prêmio Destaque de Comércio
Exterior, na categoria Mercosul. A premiação aconteceu durante
o XX Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro.
A empresa - A Motorola é
uma empresa especializada em soluções integradas de comunicação
e de eletrônica, cujas vendas mundiais em 1999 foram de US$ 33,1
bilhões. No Brasil, a empresa conta com 3.100 funcionários.
Desde 1995 vem investindo cerca de
US$ 210 milhões, principalmente na instalação de um
complexo industrial em Jaguariúna (interior de São Paulo)
e na ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica.
Com fábricas de celulares, terminais para celulares fixos, rádios
bidirecionais, equipamentos iDEN, pagers e infra-estrutura celular
(estações rádio-base), conta com um Centro de Tecnologia
de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais
Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho industrial,
além de uma base da Motorola University, voltada para o treinamento
de funcionários, clientes e fornecedores.
A empresa também atua fortemente
no País comercializando semicondutores, rádios bidirecionais,
equipamentos para trabalho em rede, Internet e multimedia, além
de desenvolver muitas outras soluções para os mercados corporativo
e de comunicação pessoal. |