Vários lançamentos
na área de negócios
Em razão
do crescente interesse pelos livros ligados à informática,
à administração de empresas e aos negócios,
nesta fase de transição para a nova economia digital, a editora
Makron
Books está lançando obras como "Data Warehouse - Conceitos,
Tecnologias, Implementação e Gerenciamento", "Dominando os
Desafios do Empreendedor", "Dominando os Mercados Globais", "Gerenciamento
Estratégico e Administração por Projetos" e "Shared
Services - Serviços Compartilhados".
Data Warehouse - Conceitos, Tecnologias,
Implementação e Gerenciamento
- Este
livro de 382 páginas é considerado pela editora como sendo
de grande valor para todos aqueles que buscam dar poder aos seus profissionais
do conhecimento, para obter vantagens competitivas. Alguns warehouses fornecem
um middleware robusto, junto com ferramentas administrativas e de
usuário final, a fim de facilitar o gerenciamento dos data warehouses
para os administradores e sua utilidade para os usuários finais.
Cada sistema é projetado com a intenção de facilitar
a atualização eficiente do armazém de dados. O gerenciamento
correto do fluxo de dados para dentro e fora do data warehouse garantirá
a obtenção dos melhores benefícios possíveis.
Segundo o autor Harry S. Singh, "na
era da informação, as empresas competitivas devem estar preparadas
para lidar com a avalanche de informações em que se baseiam
para tomada de decisões-chave do negócio. À medida
que maior quantidade de dados torna-se disponível, o processo para
localizar e extrair informações úteis fica mais complexo.
O data warehousing é parte da solução".
Harry S. Singh possui 30 anos de
experiência em Ciências da Informação. Trabalhou
por mais de 11 anos com a IBM e foi membro da Faculdade de Ciências
da Computação da Universidade do Texas.
Dominando os Desafios do Empreendedor
- Neste livro de 334 páginas, considerado como
o guia do empreendedor, os autores abordam o interesse de muitos campos
diferentes na questão da capacidade empreendedora. Esta é
uma publicação dedicada às questões da capacidade
empreendedora e dos
empreendedores, não importando
como estes realizam as suas atividades.
Segundo os autores, "neste mundo
de ‘enxugamento organizacional’, reestruturação e mudanças
tecnológicas, as pessoas se perguntam, cada vez mais, se devem seguir
o seu próprio caminho; se o seu destino seria mais bem realizado
por meio da perseguição de oportunidades em que acreditam
e que decidiram buscar. Ao mesmo tempo, investidores conjeturam sobre a
possibilidade de atingir equilíbrio risco-retorno mais promissor
por meio do apoio a estes indivíduos. Executivos em busca de formas
para aumentar o crescimento, a renovação e o desempenho de
suas companhias, estão pressionando por uma maior atividade empreendedora
interna. Em resumo, a capacidade empreendedora tem muitas partes interessadas,
que precisam compreendê-la, projetá-la e promovê-la".
Um dos autores, Sue Birley, é
professora de Capacidade Empreendedora, filiada à British Academy
of Management e à Royal Society of Arts. Daniel F. Muzyka é
professor IAF de Capacidade Empreendedora e decano adjunto, MBA, no Insead,
em Fontainebleau, França.
Dominando os Mercados Globais
- Globalização é a palavra do momento — mas
o que
significa exatamente? Este livro de 328 páginas analisa esta questão
sob as mais diversas perspectivas. A obra surgiu de uma série bem-sucedida
de artigos do Financial Times e demonstra claramente que o fenômeno
representa uma ruptura com o passado. "A globalização e a
tecnologia da informação são dois dos principais temas
dos anos 90. A tecnologia torna possível a organização
da pesquisa, da produção, e da distribuição
em uma base global", reflete Paul Danos, um dos autores.
Segundo o livro, organizações
globais serão melhores, mais baratas, mais rápidas que seus
competidores locais. Para Rory F. Knight, da Oxford University, "é
impossível negar que os negócios hoje em dia são globais.
Administradores de todos os níveis devem ser informados sobre as
implicações de se operar na economia global. Mesmo aqueles
que pensam estar operando em um ambiente puramente nacional, precisam conscientizar-se
de que não estão imunes ao impacto da competição
internacional".
Por outro lado, ressalta o suíço
Peter Lorange, do IMD Internacional, "implementar o conceito de pensar
globalmente e agir localmente é um processo longo e árduo.
Os efeitos da globalização dos mercados vêm se tornando
cada vez mais visíveis, à medida que grandes e médias
empresas esforçam-se para harmonizar estratégias globais
no nível local".
No entanto, para obter sucesso no
mundo globalizado, as empresas precisarão aprender como gerenciar
marcas, tecnologias, informações, finanças e pessoas
integradamente, em uma escala global. "As interpretações
sobre a globalização têm sido formadas em uma base
muito simplista, o que pode levar a se pensar que o fenômeno acontece
em todas as atividades. A realidade é, infelizmente, mais complexa",
conclui Bernard Ramanants, da HEC Paris, uma das principais escolas de
negócios do continente europeu.
Um dos autores, Paul Danos, é
diretor geral da Amos Tuck School, Dartmouth College, primeira escola de
pós-graduação em Administração no mundo,
fundada em 1900. Bernard Ramanants é diretor geral da HEC School
of Management, criada em 1981 e hoje a principal escola de negócios
da França. Peter Lorange é o diretor geral do IMD International
Lausanne, instituto fundado em 1946, na Suíça. Por sua vez,
Rory F. Knight é o diretor geral do Templeton College, na Universidade
Oxford, centro de referência acadêmica instalado no Reino Unido
há oito séculos.
Gerenciamento Estratégico
e Administração por Projetos - A obra de Dalton L.Valeriano
trata, em suas 295 páginas, das transformações, cada
vez mais freqüentes e violentas, por que passa o mundo em todos os
campos de atividade. Estuda, em especial, os efeitos dessas transformações
sobre as organizações sociais, empresas e entidades de todos
os tipos, propondo processos para responder aos desafios, que são
o gerenciamento estratégico e a administração por
projetos.
"A globalização, tão
execrada por muitos, quanto inexorável para todos, força
mudanças nas empresas e em nós mesmos, por submeter todos
a competição e ataques, sem distâncias nem fronteiras,
desde as comunicações via rádio, durante a Segunda
Guerra Mundial, até as ligações atuais fornecedor-cliente
— e este está cada vez mais exigente quanto à qualidade e
ao atendimento. Não há grandes segredos; desaparece a influência
de fornecedores locais. A qualquer momento, qualquer um de nós pode
adquirir um produto, de qualquer parte do mundo, pelo comércio eletrônico,
ainda que concorrente do nosso vizinho ao lado", esclarece Valeriano.
Engenheiro e mestre em Engenharia,
Dalton L. Valeriano é membro do Instituto de Gerenciamento de Projetos
(PMI - Project Management Institute), com extensa experiência no
setor aeroespacial. Autor do livro "Gerência em Projetos — Pesquisa,
Desenvolvimento, Engenharia" (Makron Books, 1998), é consultor independente
e ministra cursos em empresas e Universidades.
Shared Services - Serviços
Compartilhados - "À medida que os negócios entram no novo
milênio, há um crescente choque de forças competitivas.
A tecnologia da informação e as telecomunicações
estão claramente fazendo do mundo um só mercado e
permitindo que os consumidores adquiram bens e serviços de fornecedores
localizados em qualquer lugar. As empresas se sentem obrigadas a crescer
horizontalmente, a fim de atenderem os clientes ao redor do mundo com bens
e serviços".
Baseados nessa nova realidade, os
autores resolveram editar este livro de 280 páginas que descreve
o perfil da empresa do futuro, aquela que atende seus clientes por todo
o mundo, com eficiência e agilidade.
Os autores esclarecem que mudar para
um método de serviços compartilhados acarreta uma enorme
transformação cultural na organização. Todo
o contexto de negócios deve ser alterado. Isto despende tempo e
consome esforços, pois já existe um conceito predefinido
de uma simples administração descentralizada, que deve ser
transformado no conceito de parceria entre unidades de negócios,
ou seja, em uma organização de serviços compartilhados.
Um dos autores, James S. Lusk, é
vice-presidente e controlador da Lucent Technologies. Criou e lançou
a Lucent Financial Services, que fornece toda a contabilidade "volume-alto/custo-baixo"
e o processamento das transações financeiras para a Lucent.
Os demais estão ligados à
PricewaterhouseCoopers, L.L.P. (os dois primeiros como sócios e
o terceiro como agente associado): Donniel S. Schulman é também
líder do Americas Theater, tendo 18 anos de experiência como
consultor nas áreas OCFO, reengenharia de processos de negócios
e implementação de serviços compartilhados. John R.
Dunleavy se especializou na comunicação das áreas
contábeis e financeiras, com ampla experiência em consultoria
nas áreas de telecomunicações, radiodifusão,
processamento de alimentos e em diversos setores da educação.
Por sua vez, Martin J. Harmer, tem experiência como gerente financeiro
de custos, especialmente para a consultoria de serviços compartilhados. |