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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/21/00 23:21:44
Vários lançamentos na área de negócios 

Em razão do crescente interesse pelos livros ligados à informática, à administração de empresas e aos negócios, nesta fase de transição para a nova economia digital, a editora Makron Books está lançando obras como "Data Warehouse - Conceitos, Tecnologias, Implementação e Gerenciamento", "Dominando os Desafios do Empreendedor", "Dominando os Mercados Globais",  "Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos" e "Shared Services - Serviços Compartilhados".

Data Warehouse - Conceitos, Tecnologias, Implementação e GerenciamentoEste livro de 382 páginas é considerado pela editora como sendo de grande valor para todos aqueles que buscam dar poder aos seus profissionais do conhecimento, para obter vantagens competitivas. Alguns warehouses fornecem um middleware robusto, junto com ferramentas administrativas e de usuário final, a fim de facilitar o gerenciamento dos data warehouses para os administradores e sua utilidade para os usuários finais. Cada sistema é projetado com a intenção de facilitar a atualização eficiente do armazém de dados. O gerenciamento correto do fluxo de dados para dentro e fora do data warehouse garantirá a obtenção dos melhores benefícios possíveis.

Segundo o autor Harry S. Singh, "na era da informação, as empresas competitivas devem estar preparadas para lidar com a avalanche de informações em que se baseiam para tomada de decisões-chave do negócio. À medida que maior quantidade de dados torna-se disponível, o processo para localizar e extrair informações úteis fica mais complexo. O data warehousing é parte da solução".

Harry S. Singh possui 30 anos de experiência em Ciências da Informação. Trabalhou por mais de 11 anos com a IBM e foi membro da Faculdade de Ciências da Computação da Universidade do Texas.

Dominando os Desafios do Empreendedor - Neste livro de 334 páginas, considerado como o guia do empreendedor, os autores abordam o interesse de muitos campos diferentes na questão da capacidade empreendedora. Esta é uma publicação dedicada às questões da capacidade empreendedora e dos
empreendedores, não importando como estes realizam as suas atividades.

Segundo os autores, "neste mundo de ‘enxugamento organizacional’, reestruturação e mudanças tecnológicas, as pessoas se perguntam, cada vez mais, se devem seguir o seu próprio caminho; se o seu destino seria mais bem realizado por meio da perseguição de oportunidades em que acreditam e que decidiram buscar. Ao mesmo tempo, investidores conjeturam sobre a possibilidade de atingir equilíbrio risco-retorno mais promissor por meio do apoio a estes indivíduos. Executivos em busca de formas para aumentar o crescimento, a renovação e o desempenho de suas companhias, estão pressionando por uma maior atividade empreendedora interna. Em resumo, a capacidade empreendedora tem muitas partes interessadas, que precisam compreendê-la, projetá-la e promovê-la". 

Um dos autores, Sue Birley, é professora de Capacidade Empreendedora, filiada à British Academy of Management e à Royal Society of Arts. Daniel F. Muzyka é professor IAF de Capacidade Empreendedora e decano adjunto, MBA, no Insead, em Fontainebleau, França.

Dominando os Mercados Globais -  Globalização é a palavra do momento — mas o que significa exatamente? Este livro de 328 páginas analisa esta questão sob as mais diversas perspectivas. A obra surgiu de uma série bem-sucedida de artigos do Financial Times e demonstra claramente que o fenômeno representa uma ruptura com o passado. "A globalização e a tecnologia da informação são dois dos principais temas dos anos 90. A tecnologia torna possível a organização da pesquisa, da produção, e da distribuição em uma base global", reflete Paul Danos, um dos autores.

Segundo o livro, organizações globais serão melhores, mais baratas, mais rápidas que seus competidores locais. Para Rory F. Knight, da Oxford University, "é impossível negar que os negócios hoje em dia são globais. Administradores de todos os níveis devem ser informados sobre as implicações de se operar na economia global. Mesmo aqueles que pensam estar operando em um ambiente puramente nacional, precisam conscientizar-se de que não estão imunes ao impacto da competição internacional". 

Por outro lado, ressalta o suíço Peter Lorange, do IMD Internacional, "implementar o conceito de pensar globalmente e agir localmente é um processo longo e árduo. Os efeitos da globalização dos mercados vêm se tornando cada vez mais visíveis, à medida que grandes e médias empresas esforçam-se para harmonizar estratégias globais no nível local". 

No entanto, para obter sucesso no mundo globalizado, as empresas precisarão aprender como gerenciar marcas, tecnologias, informações, finanças e pessoas integradamente, em uma escala global. "As interpretações sobre a globalização têm sido formadas em uma base muito simplista, o que pode levar a se pensar que o fenômeno acontece em todas as atividades. A realidade é, infelizmente, mais complexa", conclui Bernard Ramanants, da HEC Paris, uma das principais escolas de negócios do continente europeu.

Um dos autores, Paul Danos, é diretor geral da Amos Tuck School, Dartmouth College, primeira escola de pós-graduação em Administração no mundo, fundada em 1900. Bernard Ramanants é diretor geral da HEC School of Management, criada em 1981 e hoje a principal escola de negócios da França. Peter Lorange é o diretor geral do IMD International Lausanne, instituto fundado em 1946, na Suíça. Por sua vez, Rory F. Knight é o diretor geral do Templeton College, na Universidade Oxford, centro de referência acadêmica instalado no Reino Unido há oito séculos.

Gerenciamento Estratégico e Administração por Projetos - A obra de Dalton L.Valeriano trata, em suas 295 páginas, das transformações, cada vez mais freqüentes e violentas, por que passa o mundo em todos os campos de atividade. Estuda, em especial, os efeitos dessas transformações sobre as organizações sociais, empresas e entidades de todos os tipos, propondo processos para responder aos desafios, que são o gerenciamento estratégico e a administração por projetos.

"A globalização, tão execrada por muitos, quanto inexorável para todos, força mudanças nas empresas e em nós mesmos, por submeter todos a competição e ataques, sem distâncias nem fronteiras, desde as comunicações via rádio, durante a Segunda Guerra Mundial, até as ligações atuais fornecedor-cliente — e este está cada vez mais exigente quanto à qualidade e ao atendimento. Não há grandes segredos; desaparece a influência de fornecedores locais. A qualquer momento, qualquer um de nós pode adquirir um produto, de qualquer parte do mundo, pelo comércio eletrônico, ainda que concorrente do nosso vizinho ao lado", esclarece Valeriano.

Engenheiro e mestre em Engenharia, Dalton L. Valeriano é membro do Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI - Project Management Institute), com extensa experiência no setor aeroespacial. Autor do livro "Gerência em Projetos — Pesquisa, Desenvolvimento, Engenharia" (Makron Books, 1998), é consultor independente e ministra cursos em empresas e Universidades.

Shared Services - Serviços Compartilhados - "À medida que os negócios entram no novo milênio, há um crescente choque de forças competitivas. A tecnologia da informação e as telecomunicações estão claramente fazendo do mundo um só mercado e permitindo que os consumidores adquiram bens e serviços de fornecedores localizados em qualquer lugar. As empresas se sentem obrigadas a crescer horizontalmente, a fim de atenderem os clientes ao redor do mundo com bens e serviços". 

Baseados nessa nova realidade, os autores resolveram editar este livro de 280 páginas que descreve o perfil da empresa do futuro, aquela que atende seus clientes por todo o mundo, com eficiência e agilidade.

Os autores esclarecem que mudar para um método de serviços compartilhados acarreta uma enorme transformação cultural na organização. Todo o contexto de negócios deve ser alterado. Isto despende tempo e consome esforços, pois já existe um conceito predefinido de uma simples administração descentralizada, que deve ser transformado no conceito de parceria entre unidades de negócios, ou seja, em uma organização de serviços compartilhados.

Um dos autores, James S. Lusk, é vice-presidente e controlador da Lucent Technologies. Criou e lançou a Lucent Financial Services, que fornece toda a contabilidade "volume-alto/custo-baixo" e o processamento das transações financeiras para a Lucent.

Os demais estão ligados à PricewaterhouseCoopers, L.L.P. (os dois primeiros como sócios e o terceiro como agente associado): Donniel S. Schulman é também líder do Americas Theater, tendo 18 anos de experiência como consultor nas áreas OCFO, reengenharia de processos de negócios e implementação de serviços compartilhados. John R. Dunleavy se especializou na comunicação das áreas contábeis e financeiras, com ampla experiência em consultoria nas áreas de telecomunicações, radiodifusão, processamento de alimentos e em diversos setores da educação. Por sua vez, Martin J. Harmer, tem experiência como gerente financeiro de custos, especialmente para a consultoria de serviços compartilhados.