Motorola conecta estação
espacial à Terra
Já
está a bordo da Estação Espacial Internacional um
avançado equipamento de comunicação em freqüência
de rádio produzido pela Motorola, levado pelo ônibus espacial
Discovery. O transportador levou dois novos segmentos para a estação
espacial, sendo um deles a armação principal que sustenta
o equipamento de comunicação
de freqüência de rádio, desenhado e desenvolvido pelo
Grupo de Sistemas de Informação Integrada Motorola (IISG),
em Scottsdale, estado norte-americano do Arizona.
Dois conjuntos de equipamentos, consistindo
cada um deles de um rastreador de banda S, telemetria e transponder de
controle (TT&C) montado na banda S e processador de sinal de base de
contingência (ACBSP), se encontram em duas áreas distintas
da armação principal da Estação Espacial, fornecendo
a ligação de comunicação fundamental entre
a Terra e a espaçonave. Todos os comandos da espaçonave são
transmitidos e recebidos por meio destes transponders e processadores.
“Com cada vez mais segmentos da Estação
Espacial sendo lançados e instalados, nós estamos muito mais
próximos de habitar o espaço com êxito”, disse Ron
Taylor, vice-presidente e gerente geral da Divisão de Serviço
e Sistemas Espaciais da Motorola.
“Cada membro da dedicada equipe da
Estação Espacial Internacional pode se sentir orgulhoso por
saber que ele não está somente fazendo História, mas
que seu trabalho para assegurar que os equipamentos de comunicação
da Estação Espacial fossem construídos com tanta
qualidade está ajudando a manter os astronautas a salvo.”
O Ônibus Espacial Discovery
foi lançado como o centésimo vôo da NASA, às
16h17 do dia 11 de outubro, levando uma tripulação
de sete astronautas de STS-92 numa viagem crucial para a construção
da Estação Espacial Internacional. No início de novembro,
ocorreu o acoplamento ao veículo russo, lançado pela base
de Baikonur, no Casaquistão.
Garantia para celulares -
No Brasil, a Motorola lançou um plano de garantia estendida para
telefones celulares: o Programa de Proteção, iniciativa pioneira
no mercado de celulares, que oferece ao usuário da marca mais um
ano de cobertura gratuita de serviços de manutenção,
além dos 12 meses de garantia que os produtos já possuem.
Ao optar pelo plano, o consumidor também terá direito a benefícios
adicionais, durante a vigência do contrato, como uma troca de antena,
uma revisão completa e uma troca dos botões de acionamento.
A vantagem para o usuário
está na tranqüilidade de possuir cobertura gratuita em toda
a rede autorizada Motorola, hoje, totalizando 227 postos distribuídos
pelo País. As operadoras também ganham com o Programa de
Proteção, à medida que seus assinantes passam a contar,
por mais tempo, com eficiência e o padrão Motorola de serviços.
Segundo o grente do projetos da Motorola, Márcio de Araujo, “o objetivo
do Programa de Proteção é prover novos benefícios
aos nossos clientes e continuar criando diferencial para a companhia em
relação aos seus concorrentes”.
Para aderir ao Programa de Proteção,
o cliente deve procurar uma das lojas do serviço autorizado em todo
o País ou obter mais informações na Central de Atendimento
(telefone 0800-121244), conferindo inclusive se o modelo de seu celular
pode ser incluído nesse programa.
Empresa - A Motorola é
especialista em soluções integradas de comunicação
e de eletrônica. Suas vendas mundiais em 1999 foram de US$ 33,1 bilhões.
No Brasil, a empresa conta com 3.100 funcionários. Desde 1995, vem
investindo cerca de US$ 210 milhões, principalmente na instalação
de um complexo industrial, localizado em Jaguariúna, interior de
São Paulo, e ampliação de sua capacidade produtiva
e tecnológica.
Com fábricas de celulares,
pagers, equipamentos iDEN, terminais para celulares fixos, rádios
bidirecionais e infra-estrutura celular (estações rádio
base), o Campus Motorola ainda conta com um Centro de Tecnologia de Semicondutores,
um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em equipamentos,
programas, mecânica e desenho industrial, além de uma base
da Motorola University, voltada para o treinamento de funcionários,
clientes e fornecedores. A empresa também atua fortemente no País
comercializando semicondutores, rádios bidirecionais, equipamentos
para trabalho em rede, Internet e multimidia, além de desenvolver
muitas outras soluções para os mercados corporativo e de
comunicação pessoal. |