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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/11/00 01:05:42
Motorola conecta estação espacial à Terra 

Já está a bordo da Estação Espacial Internacional um avançado equipamento de comunicação em freqüência de rádio produzido pela Motorola, levado pelo ônibus espacial Discovery. O transportador levou dois novos segmentos para a estação espacial, sendo um deles a armação principal que sustenta o equipamento de comunicação de freqüência de rádio, desenhado e desenvolvido pelo Grupo de Sistemas de Informação Integrada Motorola (IISG), em Scottsdale, estado norte-americano do Arizona.

Dois conjuntos de equipamentos, consistindo cada um deles de um rastreador de banda S, telemetria e transponder de controle (TT&C) montado na banda S e processador de sinal de base de contingência (ACBSP), se encontram em duas áreas distintas da armação principal da Estação Espacial, fornecendo a ligação de comunicação fundamental entre a Terra e a espaçonave. Todos os comandos da espaçonave são transmitidos e recebidos por meio destes transponders e processadores. 

“Com cada vez mais segmentos da Estação Espacial sendo lançados e instalados, nós estamos muito mais próximos de habitar o espaço com êxito”, disse Ron Taylor, vice-presidente e gerente geral da Divisão de Serviço e Sistemas Espaciais da Motorola. 

“Cada membro da dedicada equipe da Estação Espacial Internacional pode se sentir orgulhoso por saber que ele não está somente fazendo História, mas que seu trabalho para assegurar que os equipamentos de comunicação da Estação Espacial fossem  construídos com tanta qualidade  está ajudando a manter os astronautas a salvo.” 

O Ônibus Espacial Discovery foi lançado como o centésimo vôo da NASA, às 16h17  do dia 11 de outubro, levando uma tripulação de sete astronautas de STS-92 numa viagem crucial para a construção da Estação Espacial Internacional. No início de novembro, ocorreu o acoplamento ao veículo russo, lançado pela base de Baikonur, no Casaquistão.

Garantia para celulares - No Brasil, a Motorola lançou um plano de garantia estendida para telefones celulares: o Programa de Proteção, iniciativa pioneira no mercado de celulares, que oferece ao usuário da marca mais um ano de cobertura gratuita de serviços de manutenção, além dos 12 meses de garantia que os produtos já possuem. Ao optar pelo plano, o consumidor também terá direito a benefícios adicionais, durante a vigência do contrato, como uma troca de antena, uma revisão completa e uma troca dos botões de acionamento. 

A vantagem para o usuário está na tranqüilidade de possuir cobertura gratuita em toda a rede autorizada Motorola, hoje, totalizando 227 postos distribuídos pelo País. As operadoras também ganham com o Programa de Proteção, à medida que seus assinantes passam a contar, por mais tempo, com eficiência e o padrão Motorola de serviços. Segundo o grente do projetos da Motorola, Márcio de Araujo, “o objetivo do Programa de Proteção é prover novos benefícios aos nossos clientes e continuar criando diferencial para a companhia em relação aos seus concorrentes”. 

Para aderir ao Programa de Proteção, o cliente deve procurar uma das lojas do serviço autorizado em todo o País ou obter mais informações na Central de Atendimento (telefone 0800-121244), conferindo inclusive se o modelo de seu celular pode ser incluído nesse programa.

Empresa - A Motorola é especialista em soluções integradas de comunicação e de eletrônica. Suas vendas mundiais em 1999 foram de US$ 33,1 bilhões. No Brasil, a empresa conta com 3.100 funcionários. Desde 1995, vem investindo cerca de US$ 210 milhões, principalmente na instalação de um complexo industrial, localizado em Jaguariúna, interior de São Paulo, e ampliação de sua capacidade produtiva e tecnológica. 

Com fábricas de celulares, pagers, equipamentos iDEN, terminais para celulares fixos, rádios bidirecionais e infra-estrutura celular (estações rádio base), o Campus Motorola ainda conta com um Centro de Tecnologia de Semicondutores, um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Terminais Celulares em equipamentos, programas, mecânica e desenho industrial, além de uma base da Motorola University, voltada para o treinamento de funcionários, clientes e fornecedores. A empresa também atua fortemente no País comercializando semicondutores, rádios bidirecionais, equipamentos para trabalho em rede, Internet e multimidia, além de desenvolver muitas outras soluções para os mercados corporativo e de comunicação pessoal.