Site pesquisa o consumo sustentável
Você
desliga o chuveiro enquanto se ensaboa? É a favor ou contra os transgênicos?
Já plantou uma árvore? Utiliza produtos reciclados? Adquire
produtos orgânicos? Estas foram algumas das 16 perguntas feitas,
durante dez dias, no site Ambiente
Global. O resultado foi um projeto pioneiro, uma página na Internet
que permite que o internauta acesse mais de seiscentas respostas sobre
consumo sustentável.
Criada pelo publicitário e jornalista
Rogério Ruschel, presidente da Ruschel & Associados Marketing
Ecológico e coordenador do Prêmio Ambiental von Martius, da
Câmara de Comércio Brasil-Alemanha, a sondagem sobre Consumo
Sustentável foi produzida a partir de dados do Ministério
do Meio Ambiente e do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). "O objetivo
foi avaliar até que ponto o consumidor apresenta um compromisso
de consumo sustentável", analisa Ruschel.
Revelações -
Autor do Guia Ruschel de Meio Ambiente e considerado o mais importante
especialista brasileiro em marketing ecológico, Ruschel afirma que
a sondagem trouxe revelações importantes que poderão
ser utilizadas por estudantes, pesquisadores e profissionais para avaliações
sobre consciência ecológica, consumo e mercado.
Ele destaca que, em relação
aos resultados, sobre a questão dos transgênicos, por exemplo,
quanto mais jovem é o entrevistado maior é a rejeição
aos produtos geneticamente modificados. Outros dados da sondagem, que foi
realizada com o apoio do Universo Online, revelam que os homens estão
menos preocupados em não jogar lixo nas ruas do que as mulheres;
em compensação, eles já participaram com mais freqüência
de projetos de reciclagem do que elas.
A grande novidade da sondagem, avalia
Ruschel, é que, além de ter acesso ao resultado geral, o
sistema permitirá que o internauta também faça a sua
própria pesquisa, definindo um relatório conforme seu interesse,
e, desta forma, poderá resolver suas principais dúvidas sobre
o consumo sustentável. O resultado da sondagem poderá ser
conferido diretamente através do site.
A pesquisa - Realizada entre
1º e 10 de outubro/2000, através do site Ambiente Global, a
pesquisa registrou 104 participantes, sendo 54,8% do sexo masculino e 45,2%
do sexo feminino. Quanto à renda, 38,1% dos participantes auferem
até R$ 1.000,00/mês; 24,8%, de R$ 1.001,00 a R$ 2.500,00;
17,5%, de R$ 2.501,00 a R$ 4.000,00 e 19,6% têm renda superior a
R$ 4.000,00.
Um total de 11,5% dos participantes
tem idade até 15 anos; 12,5%, de 15 a 20 anos; 7,7%, de 21 a 25;
14,5%, de 26 a 30; 31,7%, de 31 a 40; 19,2%, de 41 a 50: e 2,9%, mais de
50 anos de idade. São estudantes 30,69% dos pesquisados, enquanto
26,7% são profissionais liberais, 4,9% estão empregados na
Indústria, 30,7% têm emprego no setor Serviços e 6,9%
são empresários.
São estes os resultados parciais
divulgados pela empresa:
Você
tem o hábito de comprar hortaliças ou frutas orgânicas?
Sim: 55,8%/Não:
44,2%.
Você
tem o hábito de ler os rótulos dos alimentos?
Sim: 84,6%/Não:
15,4%.
Você
é a favor ou contra os alimentos transgênicos?
A favor: 33,65%/Contra:
66,35%.
Você
acompanha o consumo de energia na sua casa?
Sim: 75,0%/Não:
25,0%.
Você
fecha o chuveiro enquanto está se ensaboando?
Sim: 16,34%/Não:
83,65%.
Você
desliga os eletrodomésticos quando não estão em uso?
Sim: 86,5%/Não:
13,5%.
Você
já plantou uma árvore?
Sim: 81,7%/Não:
18,2%.
Você
escova os dentes ou faz a barba com a torneira fechada?
Sim: 79,8%/Não:
20,2%.
Ao
lavar o carro você usa balde ou mangueira?
Balde: 52,6%/Mangueira:
47,4%.
Você
se preocupa em não jogar lixo na rua?
Sim: 94,2%/Não:
5,76%.
Você
doa ou vende produtos velhos ao invés de jogá-los fora?
Sim: 86,5%/Não:
13,5%.
Você
procura comprar produtos feitos de material reciclado?
Sim: 66,3%/Não:
33,7%.
Você
participa ou já participou de algum programa de reciclagem?
Sim: 60,6%/Não:
39,4%.
Você
já participou de algum programa de educação ambiental?
Sim: 64,4%/Não:
35,6%.
Você
já fez algum passeio ecológico?
Sim: 82,7%/Não:
17,3%.
Você
pratica esportes de ação na natureza?
Sim: 44,2%/Não:
55,8%.
Pioneira - A Ruschel & Associados
Marketing Ecológico é a primeira empresa de consultoria especializada
no relacionamento do marketing e da comunicação com os valores
ambientais no Brasil, voltada para a implantação do modelo
de Desenvolvimento Sustentado.
Criada em 1990, presta serviços
de caráter institucional, corporativo e mercadológico para
empresas, organismos públicos e ONGs. Entre os clientes estão
Votorantim Celulose e Papel, Sabesp, WWF, Secretaria Estadual de Turismo
do Ceará, Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha,
ESPM, Goodyear, Unibanco Ecologia, Fundação Brasileira de
Desenvolvimento Sustentável, Cargill, Coimex Agrícola, Fundação
Martius de Cultura e Educação e Sociedade Brasileira
de Silvicultura.
Ambiente Global é o primeiro
portal de meio ambiente da América Latina. Criado há quase
dois anos, o portal , desde agosto deste ano, é parceiro da Envolverde,
empresa responsável pela edição do Jornal Terramérica,
editado pelo Programa das Nações para o Meio Ambiente (Pnuma),
no Brasil.
Considerado o mais importante veículo
ambiental da Internet brasileira sobre meio ambiente, o portal traz notícias,
diariamente, além de oferecer, gratuitamente, consultoria sobre
legislação ambiental realizada pela Associação
Brasileira dos Advogados Ambientalistas (Abaa).
Ambiente Global também realiza,
semanalmente, bate-papo - via Internet - com especialistas no maior provedor
da América Latina: Universo Online. Entre os convidados que participaram
do bate-papo, destacam-se o ministro do Meio-Ambiente, Sarney Filho; a
senadora Marina Silva; os deputados Fernando Gabeira e Carlos Minc, entre
outros. |