Sai o perfil da e-consumidora brasileira
É formada, ganha mais
de R$ 1 mil e compra livros técnicos de informática
Em pouco
mais de dois meses de funcionamento, o site de assessoria para compras
Sniffy
já contabiliza cerca de 400 mil page views/mês e começa
a mostrar suas estatísticas. Quase metade dos e-consumidores (48%)
são do sexo feminino e a grande maioria (63%) tem entre 20 e 30
anos de idade. 45% das mulheres que utilizam o site para comparação
de preços e produtos estão no estado de São Paulo
e 66% delas compram, pelo menos, uma vez por mês, pela Internet (para
os homens, este número é de 69%).
Administradoras e analistas de sistemas
são 42% das usuárias do Sniffy em todo o Brasil, sendo que,
em São Paulo, as analistas de sistemas ocupam o primeiro lugar.
Isso justifica a grande procura por livros técnicos de informática
e Internet nos últimos meses. No mês de setembro, por exemplo,
quatro entre os 10 livros mais procurados no Sniffy foram técnicos.
Das mulheres que pesquisam produtos no site Sniffy, 85% já passaram
por uma faculdade e 54% já completaram o curso.
Entre os produtos mais cotados no
site (nas categorias livros, CD, DVD, e celular), destacam-se a série
de livros Harry Potter, o último disco da Marisa Monte (dois
meses na liderança), os modelos celulares da gradiente (Chroma em
agosto e 8860 em setembro), seguidos de perto pelo novo modelo da Nokia
(8260) e o filme Matrix na categoria DVD.
O Sniffy é um site que se
propõe a auxiliar os consumidores virtuais nas suas compras pela
Internet, por meio do conceito "Shopping Robots", ou "Robô de comparação
de preços", um sistema desenvolvido para fazer a cotação
de preços, inicialmente nas categorias de livros e CDs, DVDs e telefones
celulares, entre as melhores lojas da Internet e em Tempo Real. |