Publicações
Link
- Embora o preço médio das ligações telefônicas
à distância (DDD) tenha caído 30% desde o início
do processo de privatização das operadoras de telefonia,
a guerra de tarifas entre elas é mais aparente que real, e qualquer
descuido na opção por operadoras e horários significa
prejuízo para o usuário. Segundo a edição de
outubro dessa revista da Plano
Editorial, uma empresa que deseje reduzir custos com telecomunicações
precisará analisar cuidadosamente as tabelas comparativas e provavelmente
usar diversas operadoras, definindo quais devem trafegar suas ligações
conforme o destino chamado e o horário. A publicação
também destaca na capa a queda nos preços de serviços
ATM e a chegada dos serviços de discagem direta a ramal (DDR) às
pequenas e médias empresas. Outros temas: a falência da Internet
gratuita, os novos serviços da Global One, o uso do e-mail como
camada multimídia das redes locais.
Telecom - Outra publicação
da Plano Editorial, a revista de outubro é uma edição
especial dedicada aos telefones celulares, destacando que as empresas de
banda B já ocupam 31,7% do mercado, "um percentual que, em qualquer
país do mundo, significa a consolidação da competição.
Mas, (...) a qualidade do serviço deixa a desejar", além
de as tarifas continuarem altas. A chegada dos serviços WAP para
a tecnologia CDMA, e que até o final de 2000 também estarão
disponíveis para os aparelhos de padrão TDMA, preparou o
campo para a Anatel definir as regras do Serviço Móvel Pessoal
(SMP), trazendo novos competidores e alta tecnologia. Uma babel de sistemas
de informática precisa ser harmonizada pelas operadoras, o padrão
GSM aumenta a competição, o roaming internacional ainda é
limitado e a 3ª geração do serviço celular (3G)
ainda está longe do cenário brasileiro.
Informática Hoje - A publicação
quinzenal da Plano Editorial destaca, na edição 505 (segunda
quinzena de outubro) a enorme quantidade de vagas sobrando para os profissionais
de Tecnologia da Informação, o que resulta em mais investimentos
em treinamento e atraentes programas de remuneração. Outro
tema de capa é a disputa das empresas da chamada Velha Economia
pelos espaços de comércio eletrônico. Também
os centros de compras (shopping centers) estão investindo na Web.
E a Telemar está investindo em serviços on-line e gerenciamento
das relações com os consumidores.
|