Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0010bpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/13/00 21:35:22
Publicações 

Exuberância Irracional - Embora tome a situação atual (valorização irracional das ações de empresas ligadas à Internet, nas bolsas de valores) como ponto de partida, o livro de 276 páginas da Makron Books coloca essa situação no contexto do "boom" do mercado de ações de um modo geral e, também, apresenta sugestões concretas de mudanças políticas que deveriam ser iniciadas em resposta a esse processo.

Segundo o autor Robert J. Shiller, "a necessidade de um livro como este é extrema hoje, tendo em vista o desacordo generalizado e fundamental sobre o mercado de ações. Quando as pessoas discordam em um nível tão básico, geralmente isso significa que elas dispõem de apenas partes do quadro geral. No entanto, um consenso significativo só pode ser atingido apresentando-se todos os dados disponíveis". 

Neste livro, ele responde perguntas como: Por que o mercado de ações norte-americano alcança níveis tão elevados na virada do milênio? O que mudou para que o mercado ficasse tão valorizado? O que essas mudanças significam para a visão geral do mercado, nas primeiras décadas no novo milênio?

Para o jornalista Joelmir Beting, que faz a apresentação do livro, "Exuberância Irracional" tem a ver com irracional ignorância e, de castigo, com irracional insegurança. Robert Shiller demonstra que a teoria do valor é como a lei da gravidade: não pode ser revogada nem deve ser desafiada pela Nova Economia. Um dia, a casa (e a bolsa) cai."

Robert J. Shiller é professor titular de Economia na Universidade de Yale. É autor de "Market Volatility" e "Macro Markets", obras que ganharam o prêmio Paul A. Samuelson de 1996.

Consultoria - O Desafio da Liberdade - Destinado a todas as pessoas que prestam algum tipo de serviço de consultoria, este livro de Peter Block, da Makron Books ganha segunda edição, com 276 páginas, incluindo novos capítulos sobre consultoria dentro do conceito de globalização. Segundo o autor, a falta de controle e de autoridade do consultor é o principal entrave na profissão, e a obra mostra como exercer influência e impacto quando não se tem poder efetivo de ação. 

A obra é um guia para desenvolvimento de habilidades para o que Block considera uma "consultoria impecável", seja ela interna ou externa. Para isto, o escritor faz duas recomendações: ser o mais autêntico possível e atender diretamente, com palavras e ações, os objetivos de cada etapa do processo de consultoria.

O objetivo do livro é avaliar o relacionamento entre o consultor e o cliente para estabelecer estratégias de gerenciamento dessas relações. Na revisão, o autor preocupou-se em aprofundar e expandir essa convivência, colocando como alternativa o engajamento e a responsabilidade das partes envolvidas. Para ele, com a explosão da reengenharia e da informatização, a consultoria de gerenciamento da mudança e de aprimoramento da organização tornou-se um grande negócio. O lado negro dessa comercialização, diz ele, "são os crescentes desapontamentos dos clientes com as promessas exageradas da consultoria." 

Peter Block é fundador de duas importantes empresas de treinamento: a Designed Learning e a Block Petrella Weisbord. Atua, há mais de 30 anos, como consultor e palestrante de governos, empresas e comunidades no mundo inteiro.

Por que os subordinados nunca fazem exatamente o que se espera deles? - Um dos livros mais vendidos na lista do The New York Times desde 1989, chega à segunda edição ao mercado nacional, pela Makron Books, este livro de 114 páginas, de Ferdinando F. Fournies. 

Com base na experiência com 25 mil gerentes, Fournies apresenta as habilidades necessárias para o gerenciamento de pessoas. A nova edição traz informações de 5 mil novos profissionais, incluindo temporários, setor de serviços, horário flexível, estresse e segurança no trabalho.

O livro apresenta uma nova forma de administração chamada "Gerenciamento Preventivo". Este sistema usa intervenções pró-ativas para impedir que ocorram problemas com o desempenho dos funcionários. A obra apresenta 16 motivos pelos quais os funcionários não fazem o que deles se espera no trabalho. Cada situação é apresentada primeiramente com seus disfarces, seguidas das soluções preventivas para impedir a falta de desempenho.