Publicações
Exuberância Irracional
- Embora tome a situação atual (valorização
irracional das ações de empresas ligadas à Internet,
nas bolsas de valores) como ponto de partida,
o livro de 276 páginas da Makron
Books coloca essa situação no contexto do "boom" do mercado
de ações de um modo geral e, também, apresenta sugestões
concretas de mudanças políticas que deveriam ser iniciadas
em resposta a esse processo.
Segundo o autor Robert J. Shiller,
"a necessidade de um livro como este é extrema hoje, tendo em vista
o desacordo generalizado e fundamental sobre o mercado de ações.
Quando as pessoas discordam em um nível tão básico,
geralmente isso significa que elas dispõem de apenas partes do quadro
geral. No entanto, um consenso significativo só pode ser atingido
apresentando-se todos os dados disponíveis".
Neste livro, ele responde perguntas
como: Por que o mercado de ações norte-americano alcança
níveis tão elevados na virada do milênio? O que mudou
para que o mercado ficasse tão valorizado? O que essas mudanças
significam para a visão geral do mercado, nas primeiras décadas
no novo milênio?
Para o jornalista Joelmir Beting,
que faz a apresentação do livro, "Exuberância Irracional"
tem a ver com irracional ignorância e, de castigo, com irracional
insegurança. Robert Shiller demonstra que a teoria do valor é
como a lei da gravidade: não pode ser revogada nem deve ser desafiada
pela Nova Economia. Um dia, a casa (e a bolsa) cai."
Robert J. Shiller é professor
titular de Economia na Universidade de Yale. É autor de "Market
Volatility" e "Macro Markets", obras que ganharam o prêmio Paul A.
Samuelson de 1996.
Consultoria - O Desafio da Liberdade
- Destinado a todas as pessoas que prestam algum tipo de serviço
de consultoria, este livro de Peter Block, da Makron
Books ganha segunda edição, com 276 páginas, incluindo
novos capítulos sobre consultoria
dentro do conceito de globalização. Segundo o autor, a falta
de controle e de autoridade do consultor é o principal entrave na
profissão, e a obra mostra como exercer influência e impacto
quando não se tem poder efetivo de ação.
A obra é um guia para desenvolvimento
de habilidades para o que Block considera uma "consultoria impecável",
seja ela interna ou externa. Para isto, o escritor faz duas recomendações:
ser o mais autêntico possível e atender diretamente, com palavras
e ações, os objetivos de cada etapa do processo de consultoria.
O objetivo do livro é avaliar
o relacionamento entre o consultor e o cliente para estabelecer estratégias
de gerenciamento dessas relações. Na revisão, o autor
preocupou-se em aprofundar e expandir essa convivência, colocando
como alternativa o engajamento e a responsabilidade das partes envolvidas.
Para ele, com a explosão da reengenharia e da informatização,
a consultoria de gerenciamento da mudança e de aprimoramento da
organização tornou-se um grande negócio. O lado negro
dessa comercialização, diz ele, "são os crescentes
desapontamentos dos clientes com as promessas exageradas da consultoria."
Peter Block é fundador de
duas importantes empresas de treinamento: a Designed Learning e a Block
Petrella Weisbord. Atua, há mais de 30 anos, como consultor e palestrante
de governos, empresas e comunidades no mundo inteiro.
Por que os subordinados nunca
fazem exatamente o que se espera deles? - Um dos livros mais vendidos
na lista do The New York Times desde 1989, chega à segunda
edição ao mercado nacional, pela Makron Books, este livro
de 114 páginas, de Ferdinando F. Fournies.
Com base na experiência com
25 mil gerentes, Fournies apresenta as habilidades necessárias para
o gerenciamento de pessoas. A nova edição traz informações
de 5 mil novos profissionais, incluindo temporários, setor de serviços,
horário flexível, estresse e segurança no trabalho.
O livro apresenta uma nova forma
de administração chamada "Gerenciamento Preventivo". Este
sistema usa intervenções pró-ativas para impedir que
ocorram problemas com o desempenho dos funcionários. A obra apresenta
16 motivos pelos quais os funcionários não fazem o que deles
se espera no trabalho. Cada situação é apresentada
primeiramente com seus disfarces, seguidas das soluções preventivas
para impedir a falta de desempenho. |