Publicações
A (r)evolução do
e-business - O livro de 606 páginas, escrito por Daniel
Amor e publicado pela Makron Books,
é um guia de e-business e e-commerce para tomadas
de decisão, com exemplos para ajudar empreendedores e executivos
a elaborar planos
e escolher tecnologias corretas, evitando armadilhas legais e muito mais.
Nos últimos anos, a Internet
deixou de ser apenas uma rede científica para tornar-se uma plataforma
que está possibilitando uma nova geração de negócios.
Segundo o autor, a primeira onda de negócios eletrônicos foi
fundamentalmente a troca de informação. Com o tempo, maior
variedade de negócios tornaram-se eletronicamente disponíveis.
Hoje, pode-se comprar mercadorias on-line, fazer reservas de viagens,
traduzir textos em instantes, entre outras facilidades. O home banking,
por exemplo, é uma modalidade já oferecida pela maioria dos
bancos em todo o mundo.
A razão da escolha do título
está na abordagem, que utiliza duas dimensões. A tecnologia
revolucionou a forma de realizar negócios. Mas o negócio,
por si só, está apenas se adaptando vagarosamente às
novas possibilidades. A Nova Economia necessita de um novo paradigma, mas
o processo de conversão levará algum tempo para ser completado.
Daniel
Amor é consultor de e-business da Hewlett-Packard, na Alemanha,
e está envolvido em diversos projetos de grande porte sobre e-business
por toda a Europa.
Jogos de empresas - O livro
de Paulo Vicente, publicado pela editora Makron
Books, reúne, pela primeira vez, a teoria que existe por trás
dos modelos utilizados em jogos de empresas e de como criá-los para
atender as suas necessidades. Os jogos de empresas têm sido um assunto
muito discutido nos dias de hoje, mas há pouca
literatura sobre o assunto, não apenas no Brasil, como no mundo.
Este livro de 112 páginas foi concebido justamente para suprir essa
demanda.
Nele, o leitor encontra jogos pelos
quais a linha entre a realidade e a simulação se confundem.
Assim, poderá inter-relacionar todas as disciplinas da Administração
de forma coerente e lógica: finanças, marketing, estratégia,
recursos humanos, produção. Temas complexos como globalização
e capital de risco se tornarão claros e sólidos.
Segundo o autor, os jogos são
uma ferramenta poderosa para se compreender melhor o mundo dos negócios
por duas razões: ajudam a perceber a realidade de um ponto de vista
dinâmico, fugindo dos modelos clássicos ensinados nas salas
de aulas e na maioria dos livros; e atraem fazendo com que aprender se
torne um hábito prazeroso, em vez de um processo penoso e sacrificante.
Paulo Vicente é engenheiro,
formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), e mestre em administração
pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Estrategista e
especialista em jogos de guerra, o autor está trazendo para a administração
empresarial o que há de mais avançado em termos de simulação
e modelagem. Atualmente, leciona na Escola Superior de Propaganda e Marketing
(ESPM), no curso de Administração, com ênfase em estratégia
empresarial e gerência de negócios.
Teoria do ERP - Com
332 páginas e um CD-ROM com exercícios e o Jogo de "Empresas
+ Chaveiro", o livro lançado pela mb foi desenvolvido em linguagem
simples, com o objetivo de oferecer a solução Enterprise
Resource Planning (ERP) a todos os usuários de informática,
administradores de empresas e interessados em conhecer mais sobre o SIGA
Advanced.
Para o autor, Ernesto Haberkorn,
o livro é o retrato de trinta anos de evolução da
tecnologia da informação.
Ele é sócio e vice-presidente
da empresa Microsiga, especializada em sistemas de gestão da pequena
e média empresa, com mais de 200 clientes no Brasil e exterior,
e diretor de Software da Associação das Empresas Brasileiras
de Software e Serviços de Informática (Assespro-SP). É
autor do livro "Introdução à Análise de Sistemas"
que serviu de base para a primeira versão do SIGA.
Informática Hoje -
Na edição 503, da segunda quinzena de setembro/2000, a publicação
da Plano Editorial alerta: começam a faltar módulos de memória
para os computadores no mercado, pois a produção é
insuficiente para atender à demanda. Outro tema é o incremento
da guerra de preços na área de software. E, apesar
da desvalorização cambial de 1999, o setor de informática
registrou um crescimento global de 2,7%.
Já o agribusiness,
antes um negócio tão tranqüilo quanto as atividades
no campo, busca hoje a produtividade da logística virtual, que proporciona
ganhos de até 30% em armazenagem, transporte e distribuição.
A revista salienta ainda que o processo de universalização
da informática alcança mesmo quem não tem recursos
para usar a Internet: o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal
estão investindo pesado no financiamento de computadores, telefones
celulares e navegação gratuita na Internet.
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