Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0009c007.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/26/00 00:21:00
Internet populariza o mercado acionário 

Até pouco tempo, a Bolsa de Valores parecia um bicho de sete cabeças para a maioria da população. Mas, com o Home Broker - programa criado pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) para aplicações pela Internet - tudo ficou mais fácil. Uma prova disso é que em seis meses o número de investidores individuais da Bovespa pulou de 28 mil para 80 mil.

O acesso à informação também permitiu que os tradicionais investidores em caderneta de poupança conhecessem melhor o mercado de renda variável, que pode ser mais atraente do que a poupança. Como a poupança normalmente é um investimento de baixa rentabilidade, pode ser substituída pela compra de "ações de empresas que pagam dividendos mensais e semestrais. No médio prazo, os dividendos são mais rentáveis que o rendimento da poupança", conta Manfred Back, um dos analistas do NetAções - Sistema de Investimento em ações via Internet da SLW Corretora de Valores e Câmbio Ltda. Nos Estados Unidos, a maioria da população investe em ações.

Sem mínimo - Para a alegria dos pequenos investidores, sites como o NetAções, não exigem valor mínimo para a abertura da conta on-line. Além disso, o NetAções dá R$ 50,00 de crédito na taxa de corretagem, motivando operações que ajudam o novo investidor a se familiarizar com os códigos das empresas que atuam na Bolsa. O novo usuário também conta com as sugestões e análises de profissionais do mercado e pode tirar suas dúvidas através do próprio site do NetAções ou do telefone 0800-171179.

O cliente também pode acompanhar o curso virtual disponibilizado no site, além de poder acompanhar as cotações em tempo real e a evolução dos diversos índices e setores da Bolsa, entre eles os de telefonia, petroquímica e agropecuária. Com este sistema sofisticado, o NetAções está ajudando o investidor a conhecer o mercado e a se preparar para tomar decisões futuras. "A idéia é ensinar as pessoas que antes não tinham acesso e evitar que os novatos neste mercado percam dinheiro por falta de informação e nunca mais voltem às bolsas", finaliza Manfred Back.