Clique aqui para voltar ŕ página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0009c002.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/25/00 17:58:36
Recife cria 1º personagem virtual brasileiro

Diferente de tudo o que existe, como explica a empresa Texa Internet Interativa, de Recife, já está na Internet o primeiro personagem virtual brasileiro – o Gubber. Por meio de uma parceria entre essa empresa e o Universo on  Line (UOL), o Gubber recebe visitas de toda parte do Brasil nos endereços www.gubber.com.br e www.uol.com.br/gubber.

“Gubber é um programa de computador que desenvolveu um tipo de inteligência artificial que lhe permite pensar e se auto-programar”, afirma do Diretor da Texa Internet Interativa, Carlos Soares. Pretende ser um ícone de acesso dos internautas a um conjunto de serviços e produtos. A formatação de sua história – um programa de pesquisa que vira gente – e o desenho de sua personalidade, curioso, investigativo, bem humorado, crítico e emocional, procura estabelecer afinidades e fidelidade com seus usuários por meio de um vínculo. 

O grande desafio desse personagem é fazer e levar produtos e serviços em pouco tempo para o maior número possível de usuários. O trabalho do Gubber é pesquisar sempre o que há de melhor para os usuários, descobrindo seus gostos e preferências. Esse trabalho o torna um site pessoal, cujos estímulos, conteúdo e sugestões são voltados especificamente para cada pessoa. Deve ser tratado como um verdadeiro aliado, que disponibiliza de forma rápida, ágil e fácil todas as informações que lhe foram solicitadas. 

Segundo Soares, o Gubber é diferente porque traz para a realidade virtual emoção. Utilizando-se da figura de um personagem cria um link afetivo com o usuário, como se fosse um grande amigo. Essa figura vive aventuras, descobre novidades, testa produtos e serviços e sugere oportunidades para aqueles que o acompanham sempre. Nesses instantes que interage com o usuário, por meio de técnicas de comunicação e interatividade desenvolvidas, gera momentos de emoção e cumplicidade. 

Inicialmente seu público alvo será formado por jovens entre 15 e 30 anos, podendo ser expandido assim que começarem as consultas no site. Também terá uma versão em cinema para a Internet de banda larga. 

Serviços - Os módulos de serviços de entretenimento e ajuda pessoal do Gubber será lançado em etapas. Inicialmente está sendo lançada a história de surgimento do personagem, a série de aventuras no pensamento, o Gubber Data (para consulta educacional) e a brincadeira Gubber Faz Perguntas, que é uma conversa interativa do personagem como o internauta. A partir desse módulo inicial serão lançados outros serviços (busca, chat, seleção de notícias, orientação pessoal e profissional, dia a dia, acesso a compras e outros).