Conhecimento e Marketing
Mário Persona (*)
Colaborador
O e-mail
de um leitor chegou dizendo que meu artigo estava muito carregado no marketing.
Sentiu-se invadido, talvez pela relação conhecimento x marketing
ter saído desbalanceada naquele artigo. Um desequilíbrio
que, na sua opinião, teria resultado em mais marketing do
que conhecimento. A conclusão do leitor serve como reflexão
para este artigo: "Assim os leitores vão perceber sua real intenção!"
O fato é que nunca fiz segredo
de minha real intenção. Cada artigo meu é um instrumento
de marketing. E também uma lição de como uma
empresa, pequena, média ou grande, pode mostrar sua cara na Internet.
Com pouco ou nenhum investimento em propaganda convencional, é possível
tornar-se conhecido utilizando a fórmula de disseminação
de conhecimento. Distribuição, pura e simples, de amostras
grátis de saber. Um presente simpático, que ajuda pessoas
e gera oportunidades de negócios.
Ao contrário da propaganda
convencional - a interrupção que atrai a atenção
para vender um produto - dar conhecimento cria credibilidade. Mesmo para
quem não é cliente - e conheço donas de casa que adoram
ler meus artigos - mas que pode ser um agente portador da mensagem. Até
que esta encontre um potencial cliente.
Exemplo - Veja o site www.unleashingtheideavirus.com.
A frase de impacto ali é "Roube esta idéia!". Você
pega, de graça, o texto integral do livro de Seth Godin. De graça,
mas com segundas e terceiras intenções. Fui até lá,
imprimi o livro, li, gostei e senti uma gratidão imensa para com
o autor. Se algum dia ele me oferecer algo, é provável que
eu compre, pois ganhou minha confiança. Mas onde é que ele
ganha? Seth responde: "Vendendo o souvenir, que pode ser o livro
impresso, uma consultoria ou um curso em CD".
Esta forma de se fazer marketing
enriquece as pessoas e cria um relacionamento amigo. E usa a própria
natureza da Web, que é uma imensa teia. Antes que aqueles que são
caipiras como eu olhem para o telhado, aviso que estou falando da teia
de aranha, o inseto cuja sobrevivência depende da habilidade de estender
fiozinhos pegajosos. A aranha os leva até novos pontos de amarração,
multiplica os nós, aumenta a superfície da teia e gera novos
pontos de contato para pegar a mosca.
Algo como a área de seus pulmões.
Não estou falando do pulmão daquele jogador de futebol que,
quando indagado de sua baixa performance, respondeu: "Acabou o fôlego!
Pensa que eu tenho dois pulmões?" Estou falando do duplo airbag
que faz o contato do organismo com a atmosfera para a troca de gases. Experimente
abrir seus pulmões, alvéolo por alvéolo, sobre uma
superfície plana. Mas seja rápido para não perder
o fôlego. A área interna e externa dos tecidos irá
somar mais de oitenta metros quadrados.
Se você precisa de uma área
assim para fazer a troca de gases, sem contar aqueles que troca no elevador,
para poder sobreviver, o mesmo acontece com seu negócio. Precisa
criar uma grande área de contato. A tecnologia permitiu a qualquer
empresa criar uma área de contato com cada partícula humana
do globo. E fazê-la grudar na teia, como moscas humanas. Cada uma
servindo de isca para a próxima. Por isso é tão importante
espalhar pela Web artigos recheados de conhecimento. Os próprios
leitores irão multiplicá-los pela rede, a custo zero.
Opinião - Quer ver
como funciona? Veja outro e-mail que recebi. Aparentemente um de
meus leitores quis enviar um artigo meu para seu pai. Pegou o artigo que
recebeu por e-mail e, ao invés de clicar em "encaminhar",
clicou em "responder". Feito isso, escreveu alguma coisa para o pai, sem
perceber que estava devolvendo o e-mail para meu endereço.
Como tentou enviar ao pai, poderia ter enviado aos amigos. E estes a outros
amigos, e assim por diante. Como um exército de aliados divulgando
meu trabalho.
Infelizmente nem tudo funciona cem
por cento quando você deixa que outros façam propaganda para
você. É impossível controlar a qualidade daquilo que
irão escrever a seu respeito. Neste caso, considero que o sistema
funcionou cinqüenta por cento. Mas só fiquei sabendo disto
porque o rapaz enviou o e-mail para mim por engano, ao invés
de enviá-lo a seu pai. O texto que ele escreveu, e que acompanhava
meu artigo, dizia simplesmente:
"Oi pai, tudo bem? Conhece este Mário
Persona? Todas as semanas recebo artigos dele. Alguns bons e alguns muito
idiotas".
(*) Mário
Persona é diretor de comunicação da Widesoft,
que desenvolve sistemas para facilitar a gestão da cadeia de suprimentos
via Internet, editor da Widebiz
Week e moderador da lista de debates
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