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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/11/00 12:55:18
JOGOS
Grand Prix 3 é lançado depois de quatro anos 

Até 1992, pilotar uma McLaren, uma Williams ou uma Ferrari era façanha para poucos. Naquele ano, porém, o lançamento do simulador de Fórmula 1 World Circuit Grand Prix mudou a história. O jogo reproduzia o campeonato mundial de 1991 e qualquer usuário de computador podia sentir as emoções de Senna, Prost, Alexi, Patrese e Berger, os grandes pilotos daquela temporada. 

World Circuit foi disputado até 1996, quando uma nova versão foi lançada, desta vez com o nome de Grand Prix 2. GP2, como se tornou conhecido, vendeu mais de um milhão de cópias no mundo inteiro e, no Brasil, é o jogo mais vendido de todos os tempos, segundo a distribuidora BraSoft. Agora, depois de quatro anos nas mãos do construtor Geoff Crammond, o Grand Prix 3 sai da oficina da MicroProse e chega ao Brasil por aquela distribuidora, em lançamento simultâneo com o do mercado norte-americano, e com versão totalmente em português. Há também uma página sobre o jogo na Internet.

Efeitos de som de grande realismo, alta definição gráfica, preciso detalhamento nos ambientes, são algumas das características do jogo, desde os boxes à linha de chegada, reproduzindo a temporada de 1998 do Campeonato Mundial de Fórmula 1, do Grande Prêmio da Austrália ao GP de Suzuka, no Japão. Os brasileiros devem sentir apenas a ausência de Galvão Bueno e da tradicional "música do Senna". Fora isso, até o ronco do micro é igual ao da TV nas transmissões dessas corridas.

Licenciado e aprovado pela FIA, o órgão regulamentador da Fórmula 1, o jogo usa os verdadeiros nomes dos pilotos, os carros são cópias fiéis das máquinas originais e até os patrocinadores são os mesmos das provas oficiais da Fórmula 1. Essas características, aliás, já faziam parte da versão anterior, sendo essa uma das qualidades do novo jogo: ele conservou os elementos que serviram para consagrar seus antecessores, introduzindo melhorias e recursos.

Inovações - Algumas novidades simplesmente acompanham as mudanças introduzidas na Fórmula 1. O formato real dos carros, por exemplo, mudou desde o lançamento do GP2, ditando também para o jogo o modelo nariz alto - configuração que protege mais a cabeça do piloto. Outros recursos, como os efeitos de clima, foram adicionados para valorizar o título de simulador perfeito. O menu Clima exibe as condições da pista e do céu e dá a previsão, em percentagem, de chuva (leve, chuva ou chuva forte), de acordo com o período da corrida. Além de correr sob essa opção de clima realista, o usuário pode personalizar o clima, determinando a probabilidade de chuva em uma corrida, de 0 a 100%. 

Outro detalhe é que, como numa corrida de verdade, pode chover em apenas determinado trecho do percurso ou apenas em determinado horário da prova. Quer dizer, se o jogador selecionou pneus de chuva mas pegou apenas uma nuvem passageira, pode ser obrigado a uma parada extra no boxe para trocá-los por pneus de pista seca. Como o clima, a estratégia de parada nos boxes também pode ser automática ou personalizada, ou, ainda, alterada no decorrer do jogo (botão [mudanças de última hora]).

Ajustes do carro - Geoff Crammond, o projetista e programador do GP, diz que dirigir um carro de Fórmula 1 em alta velocidade é fácil: "Você entra no cockpit, põe o carro em uma reta e pisa fundo no acelerador até chegar ao giro máximo do motor em sexta marcha". Mas essa lição, diz Crammond, só é válida para pistas com apenas uma longa reta. "E, como elas não são muitas, se você correr demais sua corrida acabará na primeira caixa de brita".

Por isso, completa Crammond, para dirigir um carro de Fórmula 1 com rapidez é preciso "ter um carro rápido, conhecer a melhor rota do circuito e ter habilidade para pilotar o carro em seus limites". 

Um carro rápido, porém, não depende apenas das características definidas pelo projetista. Os ajustes feitos pelo piloto também são determinantes para o seu desempenho e devem considerar as características de cada pista. No GP3, este ajuste do carro é bastante complexo e realista e pode ser feito através das opções [Ajuste de carro] básico ou avançado. O modo básico permite alterar os aerofólios dianteiro e traseiro, o balanceamento de freio, as relações de marchas e a estratégia dos boxes. Já os procedimentos de ajuste de carro avançados incluem o ajuste das molas, altura dos carros em relação ao solo, amortecedores e outros elementos que podem interferir no desempenho do carro.

Opções - Grand Prix 3 foi desenvolvido para que todo usuário sinta a adrenalina das corridas, seja ele um novato na categoria ou um veterano jogador de GP. O jogo permite três tipos de disputa (corrida rápida, corrida fora do campeonato ou a temporada completa), tem cinco níveis de dificuldade (ás, profissional, semiprofissional, amador e iniciante) e oferece um pacote de auxílios de pilotagem

O número de auxílios de pilotagem disponíveis varia de acordo com o nível de dificuldade selecionado. Por exemplo, a opção de freios automáticos - que faz com que o computador freie o carro de acordo com as características do circuito - está liberada apenas para o modo iniciante, enquanto o item ajuda de velocidade - que reduz a aceleração quando as rodas traseiras giram em falso, está disponível para os cinco graus de dificuldade.

Outra novidade do GP3 é que o usuário não está mais limitado à vista do cockpit. Isto é, o padrão do jogo é pilotar de dentro do cockpit do seu carro, mas é possível obter outras vistas, pulando para o cockpit do carro da frente ou de trás. A visão através das câmeras de TV também foi renovada e é possível acompanhar a corrida de todos os ângulos possíveis. O relatório de desempenho do jogador durante uma prova ou em todo o campeonato agora também pode ser impresso. Outro modo de ver sua performance ou a do adversário é pelo replay - recurso que, embora seja herança do GP2, continua se destacando.

Configurações - A configuração recomendada para jogar o Grand Prix 3 é um Pentium III de 450 MHz ou um AMD Athlon, com Windows 95 ou 98, 64 MB de RAM, 100 MB livres no HD, leitor de CDs 4x e placa de vídeo 3D de 16 MB compatível com DirectX 7.0. 

Mas os usuários de microcomputadores sem placa 3D e com uma configuração mais modesta, como um Pentium II 266 MHz ou um AMD K6-2, com 32 MB de RAM e placa de vídeo de 2 MB, também podem se divertir com o jogo, pois ele permite definir a resolução de tela e os detalhes gráficos, reduzindo-se a exibição de detalhes gráficos e texturas para aumentar a velocidade. 

Essa adaptação pode ser feita manualmente pelo jogador, ou automaticamente pelo programa, que avalia o equipamento do usuário e indica a configuração ideal. Há também opção multijogador, com disputa via cabo serial, modem, rede IPX e rede TCP/IP.