JOGOS
Grand Prix 3 é lançado
depois de quatro anos
Até
1992, pilotar uma McLaren, uma Williams ou uma Ferrari era façanha
para poucos. Naquele ano, porém, o lançamento do simulador
de Fórmula 1 World Circuit Grand Prix mudou a história.
O jogo reproduzia o campeonato mundial de 1991 e qualquer usuário
de computador podia sentir as emoções de Senna, Prost, Alexi,
Patrese e Berger, os grandes pilotos daquela temporada.
World Circuit foi disputado
até 1996, quando uma nova versão foi lançada, desta
vez com o nome de Grand Prix 2. GP2, como se tornou conhecido,
vendeu mais de um milhão de cópias no mundo inteiro e, no
Brasil, é o jogo mais vendido de todos os tempos, segundo a distribuidora
BraSoft.
Agora, depois de quatro anos nas mãos do construtor Geoff
Crammond, o Grand Prix 3 sai da oficina da MicroProse e chega ao Brasil
por aquela distribuidora, em lançamento simultâneo com o do
mercado norte-americano, e com versão totalmente em português.
Há também uma página
sobre o jogo na Internet.
Efeitos de som de grande realismo, alta
definição gráfica, preciso detalhamento nos ambientes,
são algumas das características do jogo, desde os boxes à
linha de chegada, reproduzindo a temporada de 1998 do Campeonato Mundial
de Fórmula 1, do Grande Prêmio da Austrália ao GP de
Suzuka, no Japão. Os brasileiros devem sentir apenas a ausência
de Galvão Bueno e da tradicional "música do Senna". Fora
isso, até o ronco do micro é igual ao da TV nas transmissões
dessas corridas.
Licenciado e aprovado pela FIA, o
órgão regulamentador da Fórmula 1, o jogo usa os verdadeiros
nomes dos pilotos, os carros são cópias fiéis das
máquinas originais e até os patrocinadores são os
mesmos das provas oficiais da Fórmula 1. Essas características,
aliás, já faziam parte da versão anterior, sendo essa
uma das qualidades do novo jogo: ele conservou os elementos que serviram
para consagrar seus antecessores, introduzindo melhorias e recursos.
Inovações -
Algumas novidades simplesmente acompanham as mudanças introduzidas
na Fórmula 1. O formato real dos carros, por exemplo, mudou desde
o lançamento do GP2, ditando também para o jogo o
modelo nariz alto - configuração que protege mais a cabeça
do piloto. Outros recursos, como os efeitos de clima, foram adicionados
para valorizar o título de simulador perfeito. O menu Clima
exibe as condições da pista e do céu e dá a
previsão, em percentagem, de chuva (leve, chuva ou chuva forte),
de acordo com o período da corrida. Além de correr sob essa
opção de clima realista, o usuário pode personalizar
o clima, determinando a probabilidade de chuva em uma corrida, de 0 a 100%.
Outro detalhe é que, como
numa corrida de verdade, pode chover em apenas determinado trecho do percurso
ou apenas em determinado horário da prova. Quer dizer, se o jogador
selecionou pneus de chuva mas pegou apenas uma nuvem passageira, pode ser
obrigado a uma parada extra no boxe para trocá-los por pneus de
pista seca. Como o clima, a estratégia de parada nos boxes também
pode ser automática ou personalizada, ou, ainda, alterada no decorrer
do jogo (botão [mudanças de última hora]).
Ajustes do carro - Geoff Crammond,
o projetista e programador do GP, diz que dirigir um carro de Fórmula
1 em alta velocidade é fácil: "Você entra no cockpit,
põe o carro em uma reta e pisa fundo no acelerador até chegar
ao giro máximo do motor em sexta marcha". Mas essa lição,
diz Crammond, só é válida para pistas com apenas uma
longa reta. "E, como elas não são muitas, se você correr
demais sua corrida acabará na primeira caixa de brita".
Por isso, completa Crammond, para
dirigir um carro de Fórmula 1 com rapidez é preciso "ter
um carro rápido, conhecer a melhor rota do circuito e ter habilidade
para pilotar o carro em seus limites".
Um carro rápido, porém,
não depende apenas das características definidas pelo projetista.
Os ajustes feitos pelo piloto também são determinantes para
o seu desempenho e devem considerar as características de cada pista.
No GP3, este ajuste do carro é bastante complexo e realista e pode
ser feito através das opções [Ajuste de carro] básico
ou avançado. O modo básico permite alterar os aerofólios
dianteiro e traseiro, o balanceamento de freio, as relações
de marchas e a estratégia dos boxes. Já os procedimentos
de ajuste de carro avançados incluem o ajuste das molas, altura
dos carros em relação ao solo, amortecedores e outros elementos
que podem interferir no desempenho do carro.
Opções - Grand
Prix 3 foi desenvolvido para que todo usuário sinta a adrenalina
das corridas, seja ele um novato na categoria ou um veterano jogador de
GP. O jogo permite
três tipos de disputa (corrida rápida, corrida fora do campeonato
ou a temporada completa), tem cinco níveis de dificuldade (ás,
profissional, semiprofissional, amador e iniciante) e oferece um pacote
de auxílios de pilotagem.
O número de auxílios
de pilotagem disponíveis varia de acordo com o nível
de dificuldade selecionado. Por exemplo, a opção de freios
automáticos - que faz com que o computador freie o carro de
acordo com as características do circuito - está liberada
apenas para o modo iniciante, enquanto o item ajuda de velocidade
- que reduz a aceleração quando as rodas traseiras giram
em falso, está disponível para os cinco graus de dificuldade.
Outra novidade do GP3 é que
o usuário não está mais limitado à vista do
cockpit.
Isto é, o padrão do jogo é pilotar de dentro do cockpit
do seu carro, mas é possível obter outras vistas, pulando
para o cockpit do carro da frente ou de trás. A visão
através das câmeras de TV também foi renovada e é
possível acompanhar a corrida de todos os ângulos possíveis.
O relatório de desempenho do jogador durante uma prova ou em todo
o campeonato agora também pode ser impresso. Outro modo de ver sua
performance ou a do adversário é pelo replay - recurso
que, embora seja herança do GP2, continua se destacando.
Configurações
- A configuração recomendada para jogar o Grand Prix 3 é
um Pentium III de 450 MHz ou um AMD Athlon, com Windows 95 ou 98, 64 MB
de RAM, 100 MB livres no HD, leitor de CDs 4x e placa de vídeo 3D
de 16 MB compatível com DirectX 7.0.
Mas os usuários de microcomputadores
sem placa 3D e com uma configuração mais modesta, como um
Pentium II 266 MHz ou um AMD K6-2, com 32 MB de RAM e placa de vídeo
de 2 MB, também podem se divertir com o jogo, pois ele permite definir
a resolução de tela e os detalhes gráficos, reduzindo-se
a exibição de detalhes gráficos e texturas para aumentar
a velocidade.
Essa adaptação pode
ser feita manualmente pelo jogador, ou automaticamente pelo programa, que
avalia o equipamento do usuário e indica a configuração
ideal. Há também opção multijogador, com disputa
via cabo serial, modem, rede IPX e rede TCP/IP. |