Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0008dbps.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/26/00 17:30:24
Bips 

Clickárvore - Depois do pioneiro The Hunger Site, apoiado pelas Nações Unidas, proliferam pela Internet sites com o mesmo modelo: o internauta visita o site, dá um clique com o mouse e pronto: uma instituição patrocinadora faz uma doação em nome do visitante, para a causa em foco. Como se costuma dizer que não existe almoço de graça, o truque é simples. Após clicar, o internauta recebe uma mensagem de agradecimento, em que aparece a propaganda da entidade doadora. Mágica simples, porém eficiente.

Agora, após séculos de devastação, é a vez da Mata Atlântica buscar uma oportunidade de se recuperar, com o apoio dos internautas: a Editora Abril, o SOS Mata Atlântica e o Instituto Ambiental Vidágua criaram um projeto para o reflorestamento com espécies da Mata Atlântica que espera contar com a colaboração gratuita dos internautas: o Clickárvore.

A Merit é a agência responsável pela divulgação do site www.clickarvore.com.br, um megaprojeto de reflorestamento e conscientização ecológica, desenvolvido especialmente para a Internet. 

"Dedo verde" - Entrando no site, o internauta pode, através de um clique do mouse, plantar uma muda de árvore nativa na Mata Atlântica. Cada árvore plantada será patrocinada por uma empresa, cuja mensagem e logotipo apareceram no site, agradecendo o gesto do internauta. 

As mudas serão produzidas em viveiros e seu plantio em áreas degradadas ou em projetos de reflorestamento serão acompanhados por técnicos e auditadas pela Ernst & Young. 

O projeto, lançado em 3/8/2000 para a imprensa e anunciantes, com um evento no MAM em São Paulo, conta com o apoio integral da Editora Abril, através da divulgação em suas revistas, na MTV e outras emissoras do grupo. 

O logotipo da campanha, criado por José M. Cascão Costa e Marcos Uschiama, tem o ícone da mãozinha do computador, com uma árvore que sai da ponta do dedo indicador. Já o conceito da campanha "Ajude a devolver o verde da nossa terra" faz uma alusão ao slogan "Estão tirando o verde da nossa terra", utilizado pela própria SOS desde sua fundação. 

Além da campanha dirigida ao público geral, e que visa estimular a visitação do site, a Merit está iniciando uma campanha dirigida aos empresários e anunciantes, estimulando a parceria no projeto e o patrocinios de lotes de mudas. 

A campanha ficará no ar até meados de 2001, embora o projeto não tenha data para terminar, já que é uma ação que visa recuperar a mata atlântica, da qual restam apenas 7% da sua área original.