Bips
Clickárvore - Depois
do pioneiro The Hunger Site, apoiado pelas Nações Unidas,
proliferam pela Internet sites com o mesmo modelo: o internauta visita
o site, dá um clique com o mouse e pronto: uma instituição
patrocinadora faz uma doação em nome do visitante, para a
causa em foco. Como se costuma dizer que não existe almoço
de graça, o truque é simples. Após clicar, o internauta
recebe uma mensagem de agradecimento, em que aparece a propaganda da entidade
doadora. Mágica simples, porém eficiente.
Agora, após séculos
de devastação, é a vez da Mata Atlântica buscar
uma oportunidade de se recuperar, com o apoio dos internautas: a Editora
Abril, o SOS Mata Atlântica e o Instituto Ambiental Vidágua
criaram um projeto para o reflorestamento com espécies da Mata Atlântica
que espera contar com a colaboração gratuita dos internautas:
o Clickárvore.
A Merit é a agência
responsável pela divulgação do site www.clickarvore.com.br,
um megaprojeto de reflorestamento e conscientização ecológica,
desenvolvido especialmente para a Internet.
"Dedo verde" - Entrando no
site, o internauta pode, através de um clique do mouse, plantar
uma muda de árvore nativa na Mata Atlântica. Cada árvore
plantada será patrocinada por uma empresa, cuja mensagem e logotipo
apareceram no site, agradecendo o gesto do internauta.
As mudas serão produzidas
em viveiros e seu plantio em áreas degradadas ou em projetos de
reflorestamento serão acompanhados por técnicos e auditadas
pela Ernst
& Young.
O projeto, lançado em 3/8/2000
para a imprensa e anunciantes, com um evento no MAM em São Paulo,
conta com o apoio integral da Editora Abril, através da divulgação
em suas revistas, na MTV e outras emissoras do grupo.
O logotipo da campanha, criado por
José M. Cascão Costa e Marcos Uschiama, tem o ícone
da mãozinha do computador, com uma árvore que sai da ponta
do dedo indicador. Já o conceito da campanha "Ajude a devolver o
verde da nossa terra" faz uma alusão ao slogan "Estão
tirando o verde da nossa terra", utilizado pela própria SOS desde
sua fundação.
Além da campanha dirigida
ao público geral, e que visa estimular a visitação
do site, a Merit está iniciando uma campanha dirigida aos empresários
e anunciantes, estimulando a parceria no projeto e o patrocinios de lotes
de mudas.
A campanha ficará no ar até
meados de 2001, embora o projeto não tenha data para terminar, já
que é uma ação que visa recuperar a mata atlântica,
da qual restam apenas 7% da sua área original. |