Fotografia se rende à tecnologia
digital
O crescimento
da tecnologia digital nas redações jornalísticas,
nos estúdios fotográficos e entre o público em geral
será o ponto forte da PhotoBrazil 2000 - Feira Internacional de
Imagem -, evento organizado e promovido pela Alcântara Machado Feiras
de Negócios de 29/8 a 1/9/2000 no Centro de Exposições
Imigrantes (km 1,5 da Rodovia dos Imigrantes), na capital paulista.
"Os destaques entre os produtos serão
as câmaras e minilabs digitais. Além disso, serão apresentados
insumos para este segmento", conta Duda
Escobar, diretora da feira. O "Técnica e Performance", ciclo
de palestras e debates voltado ao público profissional, reunirá
grandes fotógrafos brasileiros com opiniões divergentes sobre
o digital.
A exposição permanecerá
aberta das 14 às 21 horas, sendo proibida a entrada de menores de
14 anos. Os visitantes devem apresentar convite ou comprovante de vínculo
com o setor. O pré-cadastramento pode ser feito através do
site
da feira na Internet.
Estão previstos dois eventos
paralelos: Técnica e Performance, das 15 às 19 horas, organizado
pelo Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas do Estado de São
Paulo (Seafesp), com inscrições pelo telefone (0**11) 259-3422
e pelo fax: (0**11) 259-3825 ou por e-mail.
Já o 26º Congresso Brasileiro de Fotografia e Vídeo,
das 9 às 14h30, recebe inscrições pelos mesmos telefones
e por e-mail.Onde: Centro
de Exposições
Internet para fotógrafos
- O último dia do "Técnica e Performance" será dedicado
ao tema Internet, sua utilização como ferramenta de mercadologia
e divulgação do portifolio de um profissional e a polêmica
sobre o direito autoral das imagens disponíveis na rede.
O fotógrafo Clício
Barroso explorará o tema "Como vender imagens pela Internet". Segundo
Clício, "a Internet é uma ferramenta de mercadologia para
o fotógrafo". A utilização do correio eletrônico
para divulgar o portifólio do profissional e a utilidade da criação
de um site Web serão assuntos em discussão: "a idéia
é usar a rede como uma vitrine", conclui. O palestrante mostrará
ainda bancos de imagens específicos para venda de acordo com a demanda.
Completando o tema, o advogado Paulo
Gomes colocará em discussão "O Direito Autoral" na Internet.
"Vou falar sobre como a fotografia pode ser usada e as eventuais infrações
cometidas pelos e contra os fotógrafos", conta Gomes. Ele apresentará
casos que demonstram os problemas que mais afetam os profissionais.
Os três primeiros dias do evento
abordarão os temas: Moda, com Daniel Klajmic, Still (publicitário),
com Fernando Carrieri e Ricardo de Vicq, e Fotojornalismo, com João
Bittar e Jorge Araújo (respectivamente editor de fotografia e repórter
fotográfico da Folha de São Paulo).
"Convidei os grandes fotógrafos
brasileiros. Cada um tem seu estilo e sua forma de enxergar a tecnologia
digital", conta Duda Escobar. "Alguns preferem o digital, outros não,
mas todos são admirados e reconhecidos pelo mercado", conclui. O
visitante poderá conferir as diferenças e os estilos dos
profissionais na exposição realizada durante a PhotoBrazil.
Tecnologia digital - Marcas
como Pentax, Olympus, Fujifilm, Noritsu, Kodak, Zenit, Kis, Sony, Gretag
Imaging e Ilfor apresentarão na oportunidade os últimos lançamentos
em câmaras, insumos, acessórios, filmadoras e equipamentos.
"Poucas pessoas sabem que as fotos
de sua câmara digital podem ser impressas com qualidade fotográfica
normal ou até melhor", conta Dominique Brelingard, distribuidor
de minilabs digitais da marca francesa Kis. Neste segmento estarão
presentes também a Fujifilm e a Noritsu.
A tecnologia entra como o grande
diferencial para o lojista e para o consumidor final. O equipamento aceita
todas as fontes: slides, filmes 35 mm, fotografias ampliadas, CD-ROM,
disquete, zip e conexão direta com câmaras digitais, e permite
a criação de um produto diferenciado. É possível
modificar cores, corrigir imperfeições, produzir cenários,
criar molduras, acertar erros de luz, produzir calendários e cartões
personalizados, além de oferecer a mesma qualidade e custo, agregando
valor ao produto final.
"Os minilabs digitais manipulam automaticamente
as imagens do negativo por meio de um programa capaz de reconhecer detalhes
de imagem", afirma Flavio Takeda, gerente de vendas da Fuji Film do Brasil.
As fotos podem ainda ser extraídas da Internet e armazenadas num
CD-ROM por décadas. "O lojista poderá ampliar suas possibilidades
de faturamento, diferenciando-se da concorrência", analisa Edmundo
Salgado, da Noritsu.
A Sony trará o sistema de
foto digital instantânea UPX - C21. Ao contrário do minilab,
não existe manipulação de imagem devido à finalidade
da fotografia. O equipamento é compacto e necessita de um espaço
de cerca de 0,5 X 1,8 m. Segundo o fabricante, evitam-se perdas e conquista-se
a satisfação do cliente, que pode escolher a melhor pose.
O processo envolve ampliação por sublimação
em cera (dye sublimation) em papel térmico.
A Photolab Digital, especializada
em produtos Kodak, terá como destaque a câmara DCS-660, equipamento
que oferece a melhor resolução do mercado mundial. Além
disso, haverá impressoras para papel fotográfico. "Outro
produto será a estação digital. Com ele é possível
imprimir um negativo normal com imagens digitais", explica William Bittar,
proprietário da empresa. Seguindo a tendência, a Ikonfoto,
fabricante de bolsas para fotógrafos, lançará a bolsa
para laptop, para profissionais que precisam disponibilizar seus
trabalhos em tempo real.
Promotora - Pioneira no Brasil
e na América Latina na realização de feiras de negócios,
desde 1958, a Alcântara Machado tem sua história ligada ao
desenvolvimento da indústria do País. A empresa já
realizou mais de 600 eventos em amplitude nacional e internacional.
Hoje, promove 30 feiras de negócios
por ano, englobando diferentes segmentos da economia, incluindo as mais
importantes realizadas no Brasil e na América Latina. Entre elas,
Fenit, Fenatec, UD, Salão do Automóvel, Feicon, Cosmética,
PhotoBrazil, Elétrica, Fiaflora, Mecânica, GEOBrasil, Expolux,
Expolav, Cosmoétnica, Fiagro, Hortifruti, Fiepag/Converflex, Elétrica,
Qualidade, Feimafe, Brasilplast, Febrava, Acts, M&T Expo, Fenatran,
Expomilk, Feicorte e Petland. |