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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/14/00 23:44:18
SAS auxilia no mapeamento genético humano 

Para identificar pequenas diferenças na seqüência genética, os pesquisadores do Projeto Genoma Humano estão usando a tecnologia de mineração de dados (data mining) do SAS Institute, uma das principais companhias de software de apoio à decisão e armazenagem de dados (data warehouse) do mundo.

Coordenada pelo especialista Bruce Weir, da Universidade da Carolina do Norte, a equipe responsável pela identificação dos milhões de polimorfismos de nucleóticos únicos (SNP) adotou o Enterprise Miner para analisar dados de pessoas mortas pela Síndrome de Alzheimer, constatando padrões genéticos semelhantes e que podem ter causado a enfermidade. 

"Agora que o projeto Genoma está em andamento e já revelou informações preciosas, temos certeza de que possuímos a melhor tecnologia de data mining do mundo. É gratificante poder colaborar para que pesquisadores, médicos e até companhias farmacêuticas possam desenvolver fórmulas exclusivas para cada indivíduo", salienta Monica Grandeze, gerente nacional do SAS Brasil. 

Segundo ela, os pesquisadores também concluíram que a aplicação de novas tecnologias, como o Data Mining, é extremamente necessária para analisar a grande quantidade de dados que reconhecem este tipo de investigação. "Exemplo disso é que o SAS está investigando os aspectos relacionados com a interpretação dos dados obtidos com a técnica de micro-arrays, que consiste na análise simultânea de genes múltiplos em determinados tipos de tecidos com base em chips eletrônicos. Os dados obtidos com esta pesquisa tornarão possível detectar quais os tecidos normais e os doentes", finaliza a executiva. 

O SAS - Fundado em 1976, na Carolina do Norte (Estados Unidos), o SAS Institute se especializou no mercado de software de apoio a decisão: soluções de armazenagem de dados, mineração de dados, inteligência de negócios e web enablement. Presente em 31 países localizados nas Américas, Oceania, África, Ásia e Europa, além de contar com distribuidores em mais 20 localidades, a companhia iniciou suas operações no Brasil, há mais de 10 anos, por meio de representantes locais. Em 1996, decidiu inaugurar a subsidiária brasileira, em São Paulo, e posteriormente escritórios no Rio de Janeiro e Brasília. 

Os programas de suporte a decisão do SAS Institute são utilizados por cerca de 30 mil clientes em todo o mundo, entre eles o Banco Itaú, Serpro, IBGE, Petrobrás, Ford, The New York Times e Wal-Mart. O faturamento mundial da companhia em 1998 alcançou cifras de US$ 1 bilhão.