Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0007d012.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/25/00 04:24:56
FENASOFT 2000
ValeUmaCerveja estréia na Fenasoft

Cerveja, futebol e Internet. Essa combinação inusitada está em no site de entretenimento ValeUmaCerveja (V1C) que brinda os vencedores de desafios relacionados a esporte, economia, cultura e até trânsito. O usuário acumula loiras geladas (pontos), moeda do site, ao dar um palpite certeiro sobre a final de um Brasileirão, por exemplo, ou sobre o fechamento do pregão na bolsa. Os bônus, então, são convertidos em cervejas, que podem ser retiradas ou entornadas nos estabelecimentos parceiros do site. A empresa participa da Fenasoft 2000, no estande da Trisoft (Ruas J/K, 29/32), distribuindo loiras aos visitantes. 

"O V1C foi certamente uma grande sacada, uma idéia revolucionária que estende com bom humor o prazer virtual de apostar gratuitamente na Web ao prazer real de beber com os amigos", diz Paulo Bueno, diretor executivo do site. 

Pontuar não é difícil. No cadastramento, totalmente grátis, já é possível garantir bonificação pois ao se inscrever, o internauta recebe 100 loiras em sua geladeira (conta corrente) para usar nos desafios. Ele decide, então, quanto colocará em jogo e de que maneira. Por exemplo, numa partida de futebol, pode apostar em um dos times, no empate, no resultado da partida e até na cor da gravata do técnico. Isso mesmo, o guarda-roupa do técnico da seleção brasileira Wanderley Luxembergo também rende loiras (enquanto ele for técnico). 

Prazer - "Nada mais gostoso que disputar uma cervejinha com os camaradas no clássico de domingo e depois saborear a vitória num bar", diz Fernanda Bueno, diretora de produto do site. "Com o ValeUmaCerveja, vamos levar esse prazer para o micro do internauta." 

Ao alcançar 240 loiras, o internauta já pode convertê-las em cervejas reais nos bares, supermercados e padarias parceiros do site. Como a troca pode ser feita em doses homeopáticas, ao invés de uma só vez, as happy-hours de toda a semana ficam garantidas. 

As parcerias começaram pelo interior de São Paulo em cidades como Sorocaba e Uberaba. Na capital paulista, o V1C já conta com o Valle Sports Bar, do locutor esportivo Luciano do Valle, e o Emporium São Paulo, como estabelecimentos de troca. Além destes, o V1C promove um evento na primeira semana de agosto para escolher novos parceiros e assim ampliar a cadeia de estabelecimentos onde os internautas converterão as 'loiras virtuais' em 'loiras reais'. 

Esportes - Como nem só de futebol vive a seção de esportes do site, é possível ainda palpitar sobre tênis, basquete, vela e hipismo, entre outros. No caso de corridas de F1 e Fórmula Indy, o desafiador indica o pole, o piloto vencedor ou ainda, aposta na rapa, quer dizer, nos que estão fora do quadro de apostas por não serem corredores de ponta, mas que podem ganhar como azarões. Para cada acerto, ele recebe bônus. 

Com os outros assuntos o sistema de apostas é o mesmo. A baixa das ações na bolsa de valores ou o engarrafamento recorde podem encher a geladeira dos desafiadores. Mas há uma opção para melhorar o rendimento dos apostadores: o desafio aos amigos. Ao incentivá-los a participar das brincadeiras, a possibilidade de sair vitorioso aumenta. 

Programa de fidelidade - O usuário também ganha pontos ao ter um desempenho vencedor constante, responder às pesquisas do site, sugerir bons desafios, indicar novos participantes ou ainda consumir nos estabelecimentos associados, que distribuem gratuitamente cartões com bônus - como em um programa de fidelidade. 

"No V1C, não só os internautas ganham. Nossos parceiros também têm vantagens: espaço publicitário no site e aumento no tráfego de clientes em seu estabelecimento", afirma Bueno. O banco de dados é outra ferramenta dos parceiros, pois, com ele, é possível focar ações promocionais específicas baseadas no perfil geral dos que freqüentam as casas associadas ao site. 

O ValeUmaCerveja investiu em um sistema pioneiro de POS (semelhante ao utilizado pelas operadoras de cartão de crédito) para garantir a logística da operação, usando a Internet para trafegar os dados. Não importa em que cidade esteja, o usuário troca as loiras por cervejas passando o cartão que recebe pelo correio após se cadastrar. As informações chegam ao banco de dados do site, gerenciado pelo software MS SQL Server, que liquida os pontos gastos com a troca e autoriza a transação. O V1C utiliza plataforma Windows NT Server e a linguagem de programação Delphi. 

Embora busque a fidelização, o site não pretende incentivar a bebida, ou criar um programa de litragem. Quer apenas promover apostas de um modo divertido. Entre as formas de acumulação de pontos está o consumo nos estabelecimentos, mas de produtos diversos, não necessariamente de cerveja. Em todas as páginas, existem dicas sobre a moderação com as bebidas e o perigo de dirigir depois de alguns goles. "Nossa intenção é promover apostas de uma maneira engraçada, possibilitando ao internauta distração na Internet, mas fora dela também", diz Fernanda Bueno. 

Projeto da Ideia.com - O Valeumacerveja é um site de entretenimento incentivado pela Ideia.com, uma EcoNet (Economic Network) que fomenta projetos na Web. Fundada em fevereiro de 2000, a Ideia.com tem o objetivo de fomentar iniciativas na Internet em todo o Brasil e América Latina. Busca a associação do investimento de capital e as ferramentas de conhecimento estratégico, consultoria e conhecimento específico nas áreas de negócios e tecnologia. 

Oferecendo a seus parceiros um mix completo de serviços - pensamento estratégico, experiência, tecnologia, recursos humanos, infra-estrutura, web hosting, network, espaço físico, acesso a recursos financeiros, vendas, marketing e apoio legal - a Ideia.com garante suporte total às empresas pontocom. Em abril de 2000, recebeu aporte financeiro de US$ 3 milhões do Warburg Pincus. 

Veja mais sobre a Fenasoft.