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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/29/00 15:10:35
Bips 

Internet regional - Depois de alcançar escala mundial e, em seguida, entrar num processo de nacionalização, a Internet começa a chegar à escala regional. Já estão surgindo os primeiros endereços que, apesar de teoricamente poderem ser acessados a partir de um computador ligado à Internet em qualquer lugar do mundo, na prática têm como público-alvo apenas uma pequena comunidade, às vezes um bairro, funcionando como uma espécie de extranet aberta.

Não é impossível que, em pouco tempo, vejamos a padaria da esquina anunciando na Internet, para o conhecimento da freguesia no bairro, a realização de uma promoção especial de pães e doces, e assim conseguindo estabelecer um diferencial importante na concorrência com a padaria vizinha.

Comunitária - A mesma necessidade de informação regionalizada que justifica a criação de rádios comunitárias e jornais de bairro poderá ser a mola impulsora desses sites - que poderão até usar as tecnologias já disponíveis para criar "rádios" e "televisões" locais na Web, transmitindo as músicas dos conjuntos musicais locais e programas gerados no próprio bairro onde residem os "ouvintes" e "telespectadores". Com duas vantagens: o menor custo dos equipamentos e o fim do risco de interferência no espectro de freqüências usado pelas empresas tradicionais desses setores. Melhor ainda: sem o risco de interferir nas comunicações aeronáuticas e derrubar algum avião...

Não será o custo dos computadores para os usuários o entrave nesse processo. Primeiro, porque escolas, bibliotecas e outros locais públicos estão sendo cada vez mais informatizados. Segundo, porque já está ultrapassada a idéia de que favela não tem computador e Internet. A mais famosa favela do Brasil, a da Rocinha, no Rio de Janeiro, tem até endereço próprio na rede mundial de computadores. E, através da compensação gerada por publicidade, logo poderão surgir redes de terminais de Internet à disposição do público, para uso gratuito. Não estranhe: não seria inconcebível, até recentemente, a idéia de um provedor oferecer acesso gratuito à Internet, e até mesmo pagar para atrair internautas?

Anúncio no site da Rocinha, bom exemplo da nova tendência regionalizante. O original é animado com tecnologia Macromedia Flash
Foco -  O jornalista Manoel Fernandes Neto, diretor da empresa paulista MFN Comunicação, Consultoria e Estratégias, teoriza a respeito, em uma lista de debates sobre negócios eletrônicos: "A Internet Regional - ou seja lá como vamos chamá-la  - é a tal da história do foco do negócio em um público que, teoricamente, nós conhecemos melhor e, ao mesmo tempo, tem interesse em algum conteúdo ou produto específico do seu bairro, cidade, estado, clube, lista de discussão, tendência etc. 

"Ou temos que acreditar que a padaria do Mané, por querer anunciar na Web, vai ter que ir para a UOL? Ele vai querer ver o seu pão sendo apresentado para o seu bairro, distrito. Ele pode até entregar esse pão. Anunciar promoções. Criar ações dentro da
padaria para o Dia das Crianças, dos Pais, Natal. Vocês já imaginaram um link Pão quente com hora marcada, onde o usuário reserva na parte da amanhã o horário do pão vespertino quente na porta. Com direito a um litro de leite de graça e assinatura do padeiro. Não é útil? Tem ou não tem chance de quebrar a concorrência regional? O seu Mané não está inserido na Nova Economia?"

Pois é...

Tv Comunitária da Rocinha também tem página na Internet