Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0006c004.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/21/00 12:13:32
TV paga no Brasil atrai investidores dos EUA 

Com potencial para crescer 40%, segundo a última pesquisa do Ibope, o mercado brasileiro de televisão paga despertou o interesse de investidores estrangeiros. Só em infra-estrutura serão investidos este ano, conforme dados do Yankee Group, US$ 3 bilhões. No dia 22/6/2000, um grupo de empresários do setor e autoridades brasileiras participarão em New York do "Brazil Pay Conference", encontro organizado pelo Goldman, Sachs & Co. e pelo Chase Securities, Inc. quando serão analisadas as oportunidades de investimentos estrangeiros na indústria de TV por assinatura. 

Além do ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga; do presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações por Assinatura (ABTA), Moysés Pluciennik; do diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luiz Francisco Perrone; estará também no evento o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Francisco Gros. 

Mudança - Para o presidente da ABTA, esta é a primeira vez que os empresários de TV paga são convidados pelos investidores estrangeiros para mostrar, em bloco, as tendências do setor e as perspectivas de investimentos. "O convite é importante porque marca a posição do Brasil como um mercado ascendente, mudando a percepção de que este não é um bom setor para investimentos". 

Moysés Pluciennik afirma que o mercado passa por uma nova etapa, não ficando restrito apenas aos assinantes de TV paga. A perspectiva é oferecer novos serviços com Internet em banda larga e um leque de atividades na área de telecomunicações. "As oportunidades são excelentes com a convergência tecnológica. Nos próximos anos, a receita com a Internet em banda larga, segundo estudos do próprio Chase, deverá alcançar 15% do faturamento total do mercado de TV por assinatura brasileiro, que é hoje de R$ 1 bilhão. 

Dados do IBOPE mostram ainda que o mercado de TV paga está concentrado nas classes A e B com 84% de assinantes (36% e 48% respectivamente). Mas segundo o instituto, os integrantes da classe C estão interessados no serviço. Eles representam cerca de 39% das pessoas que nunca tiveram, mas gostariam de ter, TV por assinatura, o que corresponde a cerca de 1,8 milhão de domicílios. 

ABTA - Criada em 1993, a ABTA é uma sociedade civil, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída por empresas privadas e associações com atividades relacionadas direta ou indiretamente com a prestação de serviços de telecomunicações no regime de assinatura. A associação tem como compromisso, desde a sua fundação, contribuir para o desenvolvimento e a profissionalização da indústria das telecomunicações por assinatura no país. 

Tem como associados representantes das operadoras (empresas proprietárias e/ou operadoras de centrais de recepção, processamento, geração e retransmissão do sinal para os assinantes); fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços (suprem equipamentos, material de instalação, acessórios peças e materiais de manutenção); programadores (atuam na compra de programação externa, adaptação, produção e edição de programas) e sócios aspirantes (empresas que ainda não atuam no setor representado pela ABTA). 

Programa - Realizada no dia 22/6 no The Metropolitan Club (One East 60th Street, New York/EUA), a Brazil Pay TV Conference começa às 9 horas com o tema "Brazilian Macroeconomic Overview", por Joyce Chang, dirigente global do International Fixed Income Research Chase Securities; às 9h45, o tema "Broadband Internet Access - The case for cable, a teach-in on the ins and outs of providing Internet access through a cable TV system" será abordado por Chris Hussey, analista de Internet do Goldman Sachs Latin America Media. Segue-se a palestra às 10h30 de Luiz Francisco Tenório Perrone, diretor da Anatel, e às 11h30 fala o presidente do BNDES, Francisco Roberto André Gros. Em seguida, às 12h30, fala o ministro das Comunicações João Pimenta da Veiga Filho.

Às 13h30, o diretor-presidente da ABTA, Moysés Pluciennik fala sobre "The cable TV landscape in Brazil, current competitors, pricing, penetration, outlook for broadband and convergence". 

Em seguida, às 14h30, começa um painel de debates sobre as oportunidades de negócios e necessidades de capital nesse setor para os próximos anos, nas companhias brasileiras, tendo como moderadores Ignacio Ponce de Leon, diretor da Corporate IFI Research, da Chase Securities Inc.; e Chris Hussey, analista da Goldman Sachs Latin America. O programa se completa com as apresentações individuais das companhias, terminando a conferência às 17h30.