Publicações
Dois
novos livros na área de negócios e informática estão
sendo lançados pela editora Makron
Books no mercado brasileiro: "Gestão da Ação"
e "Salvando a IBM".
"Gestão da Ação
- Aprenda a lidar com mudanças e reconhecer oportunidades nos negócios"
é o tema da obra de Stephen Redwood, Charles Goldwasser e Simon
Street. O livro aborda a experiência da PricewaterhouseCoopers em
ajudar empresas a planejar e implementar estratégias de ação
frente a mudanças.
Apresentando uma nova forma de gerenciamento,
a obra identifica em suas 198 páginas os principais desafios que
as empresas enfrentam para agir e fornece as melhores ferramentas e reflexões
da PricewaterhouseCoopers para empresas que estão conduzindo mudanças
de grande escala. Além disso, descreve planos de ação
da Siemens, Bristol-Myers Squibb, Neiman Marcus, entre outras. "A chave
é lidar com a mudança e aproveitar a oportunidade de sucesso,
gerenciando a ação empresarial", explicam os autores.
Fazendo uso da própria experiência
e de centenas de administradores em todo o mundo, eles apontam os dez desafios
que os administradores devem enfrentar e dominar para completar uma ação
empresarial: planejar para agir; alocar para agir; liderar para agir; fortalecer-se
para agir; mobilizar para agir; esclarecer para agir; cultivar para agir;
integrar-se para agir; equipar-se para agir e revigorar-se para agir. E,
ainda, fornecem um esquema para construir um programa de ação
de sucesso.
Stephen Redwood (Tóquio) é
líder global de Organização e Prática de Estratégia
de Mudança da PricewaterhouseCoopers. Charles Goldwasser (Los Angeles)
é líder regional de Organização e Prática
de Estratégia de Mudança dessa empresa, na qual Simon Street
(Londres) também é diretor..
"Salvando a IBM: estratégias
de sucesso para todos os tipos de epresas", de Robert Slater, conta
a história de como Lou Gerstner ressuscitou a IBM de uma morte
certa, tornando-a um exemplo da mágica transformação
que é possível fazer em uma empresa. Em 282 paginas, relata
como Lou Gerstner levou a Big Blue, de uma perda de 8 bilhões de
dólares em 1993 para um lucro de 3 bilhões de dólares
em 1994. Uma virada sem precedentes, com ganhos de 11 bilhões de
dólares.
Com esta atitude, Gerstner firmou
sua reputação como um dos maiores executivos de gerenciamento
de mudanças da história. O livro registra detalhadamente
o trabalho realizado por Gerstner na IBM e descreve os segredos de liderança
que orientaram cada passo do processo.
Para escrever essa obra, Robert Slater
utilizou várias entrevistas de Gerstner para a mídia, seus
discursos e alguns memorandos internos valiosos. Além disso, o autor
entrevistou vários consultores e analistas financeiros da IBM que
dedicavam grande parte de suas horas de trabalho a monitorar Lou Gerstner
e sua empresa.
Segundo o autor, "Lou Gerstner tem
aquilo que todo grande comunicador precisa e quer ter: uma presença
poderosa. Quando entra em uma sala, todos sabem que ele está lá.
Quando fala, as pessoas o ouvem. Quando discursa em público, é
capaz de destilar grandes quantidades de informação facilmente
e transmiti-las para o público, usando termos e idéias simples.
Ele tem sido chamado de "um pacote bem enrolado de poder cerebral, de alta
voltagem".
Robert Slater é biógrafo
e repórter da revista Time há mais de 18 anos. Escreveu
vários livros de negócios, como "Get Better or Get Beaten!";
"31 Leadership Secrets from GES", "Jack Welch, The New GE: How Jack Welch
Revived an American Institution" e "This... is CBS". Seu último
best-seller foi "George Soros: A Vida, a Luta e os segredos do Maior Investidor
Financeiro do Mundo". Anteriormente, trabalhou na agência UPI e na
revista Newsweek. Também foi presidente da Foreign Press
Association. Atualmente, Slater vive e trabalha em Jerusalém, Israel. |