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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/21/00 08:40:30
Crescimento de site exige planejamento 

Até 2002, 75% dos sites de comércio eletrônico atuais terá fechado, por falta de estrutura para o atendimento aos internautas, segundo análise do Gartner Group. Daí a importância de se atentar para a infra-estrutura usada na construção dos sites, salienta o especialista Paulo Celso Flores Nogueira, que proferiu palestra no dia 14/6 no colégio santista Afonso Pena, sobre "Novas tendências de ferramentas para desenvolvimento da Web"

Paulo demonstra, no monitor, como o Cold Fusion trata um servidor com problemas
Aberta ao público interessado e com a participação de grande número de alunos do colégio, com apoio da Enterdata Informática, do jornal eletrônico Novo Milênio e do jornal Boqueirão News, a palestra mostrou como pode ser simples ou traumática a expansão de um sistema ou sua transferência para outra plataforma de computação, quando o crescimento do negócio exige sistemas mais robustos para manter a eficiência no atendimento aos usuários.

Na oportunidade, Paulo exemplificou com o uso do programa Cold Fusion, voltado a sites dinâmicos, que exijam transações, acesso a e-mail etc., como os dos bancos, em que são normais 800 a 900 mil acessos simultâneos a um servidor: "o programa foi criado para suportar esse nível de acessos. O Cold Fusion Server permite também que vários servidores Web processem simultaneamente a mesma página, e que um servidor problemático seja retirado do circuito sem prejudicar a performance".

Segundo o palestrante, o Cold Fusion permite interação na forma nativa com os bancos de dados Informix, DB/2, Sybase e Oracle, e com os padrões OLE-B e ODBC. Além disso, opera com os padrões Com (Windows) e Corba (Unix). Permite ainda Paulo destacou a portabilidade e integração do programaintegração com HTML, DHTML, Java, Javascript, HDML, VRML, MME, Flash, XML, SML e outras linguagens; com legacy data, diretorios, servidores de arquivos, object middleware transaction, sistemas ERP, pagamentos on-line e sistemas legados, criptografia, SSL. Por ser totalmente baseado em linguagem XML, tem perfeita integração com essa linguagem. 

Agilização - Ao contrário do concorrente SP, permite que o acesso à base de dados seja feita em três linhas de código, além de contar com tags prontas no mercado para diversos usos, agilizando o trabalho do programador. Mesmo um super-site como o do Universo On Line (UOL), por exemplo, pode ser levantado em quatro meses por uma equipe desenvolvedora que use esse programa. Aliás, o prédio usado pelo UOL tem quatro andares só para os equipamentos, e o pessoal técnico em breve vai ter de mudar para outro prédio.

Segundo o palestrante, o UOL já atingiu o limite de capacidade da versão 4.0 do Cold Fusion e está fazendo atualização para a versão 4.5, que dá 30% mais de capacidade de processamento. Ele explica que com esse programa, as transferências inclusive entre plataformas não são traumáticas, como no caso NT/Linux, por exemplo, onde apenas se troca o programa, mantendo-se a base de dados e não havendo necessidade de reescreer uma linha de código sequer. O Cold Fusion pode ser rodado em servidores Sun Solaris, HP-UX, NT e Linux, mantendo controle total na máquina de desenvolvimento dos programas independentemente do servidor de destino (e sem que o usuário precise conhecer em detalhe esses ambientes operacionais). 

Para o usuário final, o processo também é transparente, respondeu ele a uma das questões do auditório: quando é solicitado um dado ao Cold Fusion, o que ele devolve ao computador cliente é uma página HTML, com processamento mínimo, o que não exige um equipamento poderoso no lado cliente para acessar as informações.

O diretor do Afonso Pena, Cláudio de Carvalho, fez a apresentação do palestrante
Completando, Paulo Celso destacou que entre as parcerias do Cold Fusion estão a Macromedia, Real, NetObjects, Alaire, Verity, AutoDesk, Sun, HP, Compaq, PSINet, CyberCash, Net Perceptions e outras empresas. Entre os clientes, destacam-se a Kodak, Caterpillar, Ford, Boeing, Lockhead Martin, Lucent, T&T, J.C.Penney, Deutsche Bank e, no Brasil: UOL, Pão de Açúcar, Correios, StarMedia, Ideia.Com, portal Zeek!, AmigoMouse.com. Pontocom. Todosport, FFC. A Telefônica já usava o Cold Fusion em seus sistemas internos e agora começa a aplicá-lo ao seu site na Internet.