Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0005cpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/05/00 18:01:20
Publicações 

Marketing e segurança de dados são os temas de duas novas obras lançadas no mercado nacional pela editora Makron Books: "Segurança Total - Protegendo-se Contra os Hackers", "Marketing em Momentos de Crise" e "O Livro Definitivo das Marcas".

Abordando a atuação dos hackers e crackers pelos olhos de um estudioso em criminalidade cibernética, Olavo José Anchieschi Gomes, o livro "Segurança Total - Protegendo-se Contra os Hackers" não é uma obra técnica. Cada capítulo contém informações extraídas de documentos, reportagens e outras fontes. Essas referências aparecem por toda a obra, de 276 páginas. Após ler determinado assunto, há um parágrafo explicativo. Este livro é direcionado principalmente para os usuários dos ambientes Unix e Windows nas mais diversas versões, embora também mencione algo sobre o Macintosh.

Segundo o autor, "o termo hacker está ligado a programadores e não ao conhecido indivíduo que invade sistemas e os destrói. Hacker é toda pessoa que tem como objetivo investigar a integridade e a segurança de um sistema qualquer". Já o termo cracker "está ligado a qualquer pessoa que usa seus conhecimentos avançados de programação com o objetivo de comprometer e prejudicar a segurança da rede. Eles usam as mesmas ferramentas que os hackers, porém de maneira irregular. Os crackers invadem e praticam ações sem autorização. A maioria das atividades crackers são de natureza ilegal e previstas em lei com certas sanções. Para o cracker, este livro não tem serventia alguma, pois o propósito do livro é alertar o usuário para os tipos de ataques que pode sofrer e ensiná-lo a se defender".

Olavo Gomes é bacharel em Direito pela Universidade Paulista (UNIP). É formado
em Linux pela Impacta Tecnologia. Atualmente é membro da Fórum Impacta para profissionais de Tecnologia da Informação (Fiti), além de ser um estudioso da área de Criminalidade Cibernética. 

Marketing - Demonstrando como as empresas são vulneráveis a referências negativas e boatos, "Marketing em Momentos de Crise", de Joe Marconi, fornece subsídios para as empresas gerenciarem riscos. Nas 196 páginas do livro, Marconi ensina a traçar diretrizes para identificar o que pode dar errado em um negócio, antes que aconteça; posicionar a empresa ou negócio antes de uma crise; estar pronto para enfrentar situações negativas; e saber qual a primeira atitude a tomar frente à crise e o que fazer em seguida.

Segundo Marconi, "quando falamos de gerenciamento de crise, significa gerenciar ou enfrentar uma situação de crise, e não identificar uma função de gerenciamento". Isso atesta ainda mais o fato de que uma resposta para a crise não deve estar totalmente na esfera da gerência. "Vendas, serviços e outros assuntos relativos ao pessoal precisam ser parte da reação total, se quisermos obter sucesso", conclui Marconi.

Joe Marconi é escritor e consultor de marketing de comunicação nos EUA. Conduz seminários e contribui para importantes publicações, como Chicago Tribune, International Herald Tribune e American Demographics.

Marcas - Em outra obra recém-lançada pela editora, "O Livro Definitivo das Marcas", os autores Des Dearlove e Stuart Crainer contam interessantes casos de empresas como Starbucks, Adidas, Ferrari e Marlboro, explicando como suas marcas foram desenvolvidas e obtiveram sucesso mundial.

O livro de 182 páginas aborda histórias e revelações das 50 maiores marcas do mundo. Os autores explicam que as marcas estão sempre presentes em nossa vida e que seu potencial parece ser ilimitado. Segundo Dearlove e Crainer, "as marcas são armas poderosas, podendo mudar todo o cenário das indústrias. Algumas até vão mais fundo, penetrando na psique de nações inteiras.

O período após a Primeira Grande Guerra consolidou a importância das marcas. A propaganda tornou-se cada vez mais prevalecente e a aquisição de marcas passou a ser identificada com o sucesso e o desenvolvimento. Os consumidores queriam Fords e não carros a motor; eles compravam na Sears, e não em outras lojas.

"O sistema não transformou o mundo da noite para o dia, mas gradativamente a gerência de marca tornou-se uma atividade funcional aceita, um adjunto às vendas e ao marketing - e muitas vezes uma atividade complementar, com menos poderes", salientam os autores.

Des Dearlove escreve para The Times e outras importantes revistas de negócios, de circulação internacional. Ele também é autor de diversos livros. Stuart Crainer é consultor e autor de livros clássicos de negócios.