Publicações
Marketing
e segurança de dados são os temas de duas novas obras lançadas
no mercado nacional pela editora Makron
Books: "Segurança Total - Protegendo-se Contra os Hackers",
"Marketing em Momentos de Crise"
e "O Livro Definitivo das Marcas".
Abordando a atuação
dos hackers e crackers pelos olhos de um estudioso em criminalidade
cibernética, Olavo José Anchieschi Gomes, o livro "Segurança
Total - Protegendo-se
Contra os Hackers" não é uma obra técnica. Cada capítulo
contém informações extraídas de documentos,
reportagens e outras fontes. Essas referências aparecem por toda
a obra, de 276 páginas. Após ler determinado assunto, há
um parágrafo explicativo. Este livro é direcionado principalmente
para os usuários dos ambientes Unix e Windows nas mais diversas
versões, embora também mencione algo sobre o Macintosh.
Segundo o autor, "o termo hacker
está ligado a programadores e não ao conhecido indivíduo
que invade sistemas e os destrói. Hacker é toda pessoa
que tem como objetivo investigar a integridade e a segurança de
um sistema qualquer". Já o termo cracker "está ligado
a qualquer pessoa que usa seus conhecimentos avançados de programação
com o objetivo de comprometer e prejudicar a segurança da rede.
Eles usam as mesmas ferramentas que os hackers, porém de
maneira irregular. Os crackers invadem e praticam ações
sem autorização. A maioria das atividades crackers
são de natureza ilegal e previstas em lei com certas sanções.
Para o cracker, este livro não tem serventia alguma, pois
o propósito do livro é alertar o usuário para os tipos
de ataques que pode sofrer e ensiná-lo a se defender".
Olavo Gomes é bacharel em
Direito pela Universidade Paulista (UNIP). É formado
em Linux pela Impacta Tecnologia.
Atualmente é membro da Fórum Impacta para profissionais de
Tecnologia da Informação (Fiti), além de ser um estudioso
da área de Criminalidade Cibernética.
Marketing - Demonstrando
como as empresas são vulneráveis a referências negativas
e boatos, "Marketing em Momentos de Crise", de Joe Marconi, fornece subsídios
para as empresas gerenciarem riscos. Nas 196 páginas do livro, Marconi
ensina a traçar diretrizes para identificar o que pode dar errado
em um negócio, antes que aconteça; posicionar a empresa ou
negócio antes de uma crise; estar pronto para enfrentar situações
negativas; e saber qual a primeira atitude a tomar frente à crise
e o que fazer em seguida.
Segundo Marconi, "quando falamos
de gerenciamento de crise, significa gerenciar ou enfrentar uma situação
de crise, e não identificar uma função de gerenciamento".
Isso atesta ainda mais o fato de que uma resposta para a crise não
deve estar totalmente na esfera da gerência. "Vendas, serviços
e outros assuntos relativos ao pessoal precisam ser parte da reação
total, se quisermos obter sucesso", conclui Marconi.
Joe Marconi é escritor e consultor
de marketing de comunicação nos EUA. Conduz seminários
e contribui para importantes publicações, como Chicago
Tribune, International Herald Tribune e American Demographics.
Marcas - Em outra obra recém-lançada
pela editora, "O Livro Definitivo das Marcas", os autores Des Dearlove
e Stuart Crainer contam interessantes casos de empresas como Starbucks,
Adidas, Ferrari e Marlboro, explicando como suas marcas foram desenvolvidas
e obtiveram sucesso mundial.
O livro de 182 páginas aborda
histórias e revelações das 50 maiores marcas do mundo.
Os autores explicam que as marcas estão sempre presentes em nossa
vida e que seu potencial parece ser ilimitado. Segundo Dearlove e Crainer,
"as marcas são armas poderosas, podendo mudar todo o cenário
das indústrias. Algumas até vão mais fundo, penetrando
na psique de nações inteiras.
O período após a Primeira
Grande Guerra consolidou a importância das marcas. A propaganda tornou-se
cada vez mais prevalecente e a aquisição de marcas passou
a ser identificada com o sucesso e o desenvolvimento. Os consumidores queriam
Fords e não carros a motor; eles compravam na Sears, e não
em outras lojas.
"O sistema não transformou
o mundo da noite para o dia, mas gradativamente a gerência de marca
tornou-se uma atividade funcional aceita, um adjunto às vendas e
ao marketing - e muitas vezes uma atividade complementar, com menos
poderes", salientam os autores.
Des Dearlove escreve para The
Times e outras importantes revistas de negócios, de circulação
internacional. Ele também é autor de diversos livros. Stuart
Crainer é consultor e autor de livros clássicos de negócios. |