Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0005c008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/05/00 15:13:34
Sun acelera entrega de serviços em rede 

Com a implementação do Service-Driven Network, uma rede digital ampla onde serviços inovadores podem ser entregues com segurança, os provedores de serviços (SPs - service providers) de qualquer tamanho podem alcançar um crescimento sustentável, como demonstrou a Sun Microsystems Inc. durante o Americas Telecom 2000, realizado em abril no Rio de Janeiro.

Construídos com o sistema operacional Solaris e os processadores UltraSParc, da Sun, os Service-Driven Networks permitem, segundo a empresa, que os provedores de serviços maximizem a rentabilidade, trazendo novos serviços ao mercado mais rapidamente; cobrando por estes serviços de maneira mais fácil; gerenciando sua base de consumidores de maneira mais efetiva; cortando resultados elevados através de utilização mais eficiente de recursos e redes administrativas simplificadas; e aumentando a infra-estrutura de acordo com o crescimento do negócio. 

A participação da Sun na Americas Telecom 2000 destacou soluções para componentes-chave para o Service-Driven Network, incluindo soluções de back e central office, aplicativos, criação e entrega de serviços e alianças. 

Central Office - Os SPs necessitam de uma plataforma estável e confiável, onde possam implementar rapidamente novos serviços. A Sun demonstrou por que seus sistemas carrier-grade tolerantes a falhas Netra, família SParcEngine de cPCI boards, softwares de telecomunicação e tecnologia JAIN englobam a plataforma escolhida pelos SPs líderes de mercado e Network Equipment Providers (NEPs). 

Back Office - Enquanto os SPs criam e implementam novos serviços, eles necessitam de habilidade para cobrar por estes serviços de maneira rápida e eficiente, e precisam criam uma infra-estrutura de cobrança que fornece uma visão unificada do consumidor através dos vários tipos de serviço. A Sun mostrou sua arquitetura SunConnecta, em conjunto com os servidores e storage Enterprise da Sun, para demonstrar como eles permitem a criação de um sistema de cobrança end-to-end de última geração. 

Aplicativos - A Internet tem revolucionado a maneira de como as pessoas acessam informações e ferramentas no dia-a-dia. Aplicativos e soluções da Sun para seus parceiros, que permitem aos SPs oferecer pacotes de serviços completos, incluindo produtividade corporativa via StarOffice e StarPortal, portais para consumidores, acesso à Web sem fio, voz sobre IP e serviços de fax, caching e entrega de conteúdo, mediação de IP wireless/wireline, cobrança e atendimento ao consumidor, foram apresentados no evento. 

Criação de serviço - Em conjunto com a Telcordia Technologies, a Sun demonstrou como sua tecnologia Jain permite que os provedores de serviço desenvolvam rapidamente serviços avançados para Controle de Chamadas, Criação de Serviço e Execução Lógica de Serviço, utilizando ferramentas gráficas comerciais Java e serviços padrão com tecnologia Java construindo blocos. Além disso, a Sun demonstrou seu aplicativo de integração Forte Fusion, uma suite de software de desenvolvimento, que permite aos processos de negócios integrados serem implementados através de sistemas de aplicativos múltiplos, fornecendo uma base para soluções de e-commerce efetivas. 

Entrega de Serviço - Representantes do Sun Professional Services debateram no encontro a ampla gama de serviços de consultoria e integração de serviços de tecnologia que a Sun oferece, incluindo a prática de consultoria Sun.com, que fornece aos consumidores conhecimento para a construção de soluções para e-business, CRM (customer relationship management), supply chain management, portais e provedores de serviço. Representantes do Programa de Certificação SunTone também discutiram este esforço de colaboração da indústria para definir e auditar a infra-estrutura dos provedores de serviços, suas práticas operacionais, hardware, software e serviços de entrega. O programa SunTone objetiva ajudar os consumidores a escolher, de maneira rápida e confidencial, provedores de serviço que estão de acordo com os padrões de qualidade desejáveis para fazer do Web tone tão seguro quanto dial tone. 

Alianças - A estratégia da Sun para implementar o Service-Driven Network envolve combinar seus próprios padrões de soluções para redes com a última palavra em tecnologia de fornecedores de software independentes, NEPs, e integradores de sistemas, sendo que asalguns estarão presentes na Americas Telecom, como CPqD, Funk Software, HNC Telecommunications Solutions, Inktomi Corporation, iPlanet E-commerce Solutions - uma aliança da Sun-Netscape Alliance, Narus, Open Port Technology, Oracle, Psion Computers Plc., Resonate, Solect, Telcordia Technologies, e Veritas Software.