Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0004cpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/29/00 16:37:44
Publicações 
Print.br - Em sua segunda edição, a revista produzida pela Gráfica Virtual, de Santo André/SP, destaca a união da Gutenberg Máquinas e Materiais Gráficos, maior fornecedora de equipamentos e peças para a indústria gráfica nacional, com a Komori Corporation, maior fabricante japonesa de máquinas gráficas. Outro tema é o sistema gerencial Job Definition Format (JOB), a ser lançado em maio na feira Drupa, e que pode mudar a indústria gráfica mundial. 

A publicação destaca ainda a entrevista com Marcos Scheliga, da Stock Photos, que explica como conseguiu montar o segundo maior banco de imagens, sons e vídeos do Brasil, brevemente com indexação digital. Complementam a edição dicas sobre sites de busca de informação na Internet, notícias diversas e um artigo sobre as dobradeiras usadas no acabamento de produtos gráficos.

Um dos temas em destaque é uma entrevista com o artista gráfico Vicente Gil, especialista em tipologia, na qual ele rejeita qualquer comparação do seu trabalho ao do designer David Carson, um dos desconstrutores da tipologia. Vicente comenta o estilo caótico de Carson, dizendo que "é preciso existir pessoas como ele, mas acho que hoje, passada a revolução e com ela todos os excessos, o que retorna de forma reinventada pelas ferramentas tecnológicas é a tipologia clássica. Antes Bodoni do que nada", diz, referindo-se à revolução nas artes gráficas e ao tipo de letra Bodoni. E continua, comentando que agora está se dedicando à Internet: "Não acho que deva existir uma linguagem para CDs ou que os bancos tenham que ter sempre aquela mesma cara erde, o designer tem de fazer de tudo, ter a sua linguagem e aplicar a cada produto, a cada cliente uma idéia única".

Internet.br - Na edição de abril, a revista da Ediouro mostra a receita de três jovens craques do mundo on-line para fazer sucesso na Internet (entre eles o santista Fábio Yabu, criador dos Comborangers), conta como é "o dia seguinte" de quem vara a madrugada conectado, apresenta uma série de softwares gratuitos disponíveis na rede, relaciona sites de compra e venda de imóveis, destaca o game Opposing Force, analisa mais uma série de serviços de acesso gratuito à Internet, explica como é a FreeNet criada por um estudante irlandês. 

Há também tutorial, lista de sites interessantes, artigos de vários colaboradores, matéria sobre o aprendizado de Internet nas universidades e mais um livrete com os macetes e programas para a conversa na rede mundial de computadores.

Você S.A. - A revista de abril da Editora Abril pergunta na capa se a empresa onde o leitor trabalha está cuidando dele, ou se ele está sentado numa bomba prestes a explodir. A história do império Virgin de Ricahrd Branson, os modernos escritórios, salas VIP cada vez mais VIP, curiosidades como um currículo audiovisual e um escritório (auto)móvel, dicas de vestuário e comportamento etc. 

Há também uma entrevista com Marcel Legrand, vice-presidente de desenvolvimento do monster.com, considerado o líder mundial na área de busca de empregos pela Internet, com 9 milhões de visitantes/mês, mais de 2 milhões de currículos registrados e 19 mil empresas cadastradas. Outro tema, o design gráfico na Web, é tratado em entrevista com Luli Radfahrer, vice-presidente de produtos especiais da StarMedia. A revista inclui um CD-ROM com programa de acesso ao provedor UOL.

Revista do Linux - Na edição de abril, a publicação da comunidade Linux brasileira mostra os bastidores do Linux nacional (nas empresas que preparam as distribuições brasileiras desse sistema operacional). 

Além disso, inclui matéria sobre a montagem das redes com servidor Linux e estações Windows; o editor de textos VIM; detalhes sobre o kernel (o "coração") do sistema operacional Linux; e a técnica DDos (Distributed Denial of Service - negação de serviço distribuída) que os hackers utilizaram nas últimas semanas para "desligar" sites considerados seguros. 

O CD-ROM do mês inclui a distribuição Slackware 7.0 para usuários radicais (já que nele a tarefa de instalar, remover e configurar software deve ser realizada manualmente).