Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0004a020.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/08/00 13:03:08
Site revela o segredo dos comunicadores 

O que leva as pessoas a gostar de uma canção e de outra não? E por que um livro faz sucesso enquanto outro, de igual ou melhor conteúdo, não agrada? Mais do que ações de marketing ou de mercado, a resposta pode estar em um novo conceito consciente de transmissão da informação, dando origem a uma nova era de comunicação - a da linguagem que agrada ao inconsciente. E conduz ao sucesso.

Entre tantas novidades que surgem na Internet, esta é uma das mais ousadas e destinadas a polêmica: o lançamento do site Lahat, que analisa qualquer tipo de texto, interpretando seu potencial subconsciente de agrado e, consequentemente, proporcionando o primeiro passo em direção ao sucesso. O site, na verdade, permite antecipar a reação do leitor ou ouvinte antes que o texto ou a canção sejam divulgados. O autor ressalta que o conteúdo não é mudado, o analisador apenas indica pontos no texto que podem dispersar a atenção.

18 anos de pesquisa - O mentor da revelação é o consultor em Organização e Método e analista de sistemas Moshe Ilan Lahat, nascido em Israel e há 14 anos no Brasil. Instigado pelo desafio de entender o que faz uma mensagem (escrita ou falada) agradar ao público, ele pesquisa desde 1982 o que há em comum entre os mais diferentes tipos de texto ou comunicadores que fazem sucesso. 

Lahat fez uma pesquisa empírica que durou 18 anos e sua conclusão, agora oficializada como "Fórmula Lahat", é contundente: se algumas regras forem aplicadas na hora de criar um texto, o comunicador despertará imediatamente a atenção do leitor ou ouvinte e estará apto a mantê-lo envolvido por horas a fio. 

Código - "Na verdade, transformei toda a forma de transmitir as idéias, que as pessoas estudam há anos, em números de unidade de referência concreta. E sei que não será fácil a aceitação dessa revelação. Mas as grandes descobertas são assim mesmo e é natural que se questione", pondera Lahat, dizendo-se pronto para mostrar, em seu analisador Lahat, o por quê de alguns fracassarem e outros se tornarem eternos - dos textos clássicos aos bíblicos, passando pelos populares. Detalhe: também em qualquer ritmo ou idioma.

Enquanto o reconhecimento internacional não chega, os internautas têm a chance de se tornarem os precursores de uma nova forma de se comunicar e transmitir informações. O programa analisador Lahat analisa o texto on-line, com todo o sigilo e em apenas alguns segundos, apresentando a interpretação quantitativa com um gráfico colorido e sugestões nos pontos que podem dispersar a atenção do alvo. Basta acessar o site e se cadastrar (ao preço de R$ 50,00) para usufruir dos benefícios da fórmula, com direito à análise de 10 textos com até 15 mil caracteres cada. Depois disso, o internauta pode adquirir licenças que variam de R$ 1,35 a R$ 1,95 por análise, conforme a quantidade solicitada. 

Inconsciente - "Trata-se de uma nova forma de análise, que não é voltada ao conteúdo nem à gramática, mas ao efeito das frases no inconsciente" salienta Lahat, observando que não se deve esquecer que a Fórmula Lahat é apenas o prelúdio para a elaboração e interpretação de um texto e que o alcance do sucesso para uma maior audiência depende também do conteúdo, da qualidade da interpretação, do ritmo, do timbre, do som, da platéia adequada, do momento e de todo o marketing de divulgação. 

E para que serve, então, a Fórmula Lahat? "Para impulsionar muita gente talentosa, que tem conteúdo, mas que não descobriu a melhor forma de transmitir suas idéias - o que comunicadores de sucesso fazem intuitivamente", sentencia.