Site revela o segredo dos comunicadores
O que
leva as pessoas a gostar de uma canção e de outra não?
E por que um livro faz sucesso enquanto outro, de igual ou melhor conteúdo,
não agrada? Mais do que ações de marketing ou de mercado,
a resposta pode estar em um novo conceito consciente de transmissão
da informação, dando origem a uma nova era de comunicação
- a da linguagem que agrada ao inconsciente. E conduz ao sucesso.
Entre tantas novidades que surgem
na Internet, esta é uma das mais ousadas e destinadas a polêmica:
o lançamento do site Lahat,
que analisa qualquer tipo de texto, interpretando seu potencial subconsciente
de agrado e, consequentemente, proporcionando o primeiro passo em direção
ao sucesso. O site, na verdade, permite antecipar a reação
do leitor ou ouvinte antes que o texto ou a canção sejam
divulgados. O autor ressalta que o conteúdo não é
mudado, o analisador apenas indica pontos no texto que podem dispersar
a atenção.
18 anos de pesquisa - O mentor
da revelação é o consultor em Organização
e Método e analista de sistemas Moshe Ilan Lahat, nascido em Israel
e há 14 anos no Brasil. Instigado pelo desafio de entender o que
faz uma mensagem (escrita ou falada) agradar ao público, ele pesquisa
desde 1982 o que há em comum entre os mais diferentes tipos de texto
ou comunicadores que fazem sucesso.
Lahat fez uma pesquisa empírica
que durou 18 anos e sua conclusão, agora oficializada como "Fórmula
Lahat", é contundente: se algumas regras forem aplicadas na hora
de criar um texto, o comunicador despertará imediatamente a atenção
do leitor ou ouvinte e estará apto a mantê-lo envolvido por
horas a fio.
Código - "Na verdade,
transformei toda a forma de transmitir as idéias, que as pessoas
estudam há anos, em números de unidade de referência
concreta. E sei que não será fácil a aceitação
dessa revelação. Mas as grandes descobertas são assim
mesmo e é natural que se questione", pondera Lahat, dizendo-se pronto
para mostrar, em seu analisador Lahat, o por quê de alguns fracassarem
e outros se tornarem eternos - dos textos clássicos aos bíblicos,
passando pelos populares. Detalhe: também em qualquer ritmo ou idioma.
Enquanto o reconhecimento internacional
não chega, os internautas têm a chance de se tornarem os precursores
de uma nova forma de se comunicar e transmitir informações.
O programa analisador Lahat analisa o texto on-line, com todo o sigilo
e em apenas alguns segundos, apresentando a interpretação
quantitativa com um gráfico colorido e sugestões nos pontos
que podem dispersar a atenção do alvo. Basta acessar o site
e se cadastrar (ao preço de R$ 50,00) para usufruir dos benefícios
da fórmula, com direito à análise de 10 textos com
até 15 mil caracteres cada. Depois disso, o internauta pode adquirir
licenças que variam de R$ 1,35 a R$ 1,95 por análise, conforme
a quantidade solicitada.
Inconsciente - "Trata-se de
uma nova forma de análise, que não é voltada ao conteúdo
nem à gramática, mas ao efeito das frases no inconsciente"
salienta Lahat, observando que não se deve esquecer que a Fórmula
Lahat é apenas o prelúdio para a elaboração
e interpretação de um texto e que o alcance do sucesso para
uma maior audiência depende também do conteúdo, da
qualidade da interpretação, do ritmo, do timbre, do som,
da platéia adequada, do momento e de todo o marketing de divulgação.
E para que serve, então, a
Fórmula Lahat? "Para impulsionar muita gente talentosa, que tem
conteúdo, mas que não descobriu a melhor forma de transmitir
suas idéias - o que comunicadores de sucesso fazem intuitivamente",
sentencia. |