Gráfica Virtual vira sucesso
em 150 dias
Registrando
mais de 30 mil hits semanais, em apenas cinco meses após o lançamento,
a Gráfica Virtual
é o primeiro site no mundo que atende de maneira completa e exclusiva
todos os segmentos desta indústria: clientes, fornecedores e gráficas
(pré-impressão, impressão, pós-impressão).
O site foi criado a partir de São
Paulo para responder à demanda da indústria gráfica
mundial, tecnicamente adaptada à tecnologia digital, e capaz de
agregar os ganhos de produtividade e competitividade geradas pela rede
mundial de computadores.
Segundo seus criadores, o site já
consolida a comunidade digital do setor gráfico mundial. Cerca de
um quarto dos acessos são do mercado norte-americano, seguido da
Alemanha, Argentina e Reino Unido. São acessos altamente qualificados,
dos mais importantes mercados do planeta, motivados pela demanda do mercado
em ampliar a carteira de clientes, em buscar qualidade e preços
competitivos. Do total de usuários, 96,41% são empresas.
Funcionamento - Os mais de
50 bancos de dados que sustentam as páginas do site cruzam informações
com rapidez e segurança, ajudando os associados a pedir ou a enviar
orçamentos em tempo real para qualquer lugar do mundo. O acesso
está sendo feito inicialmente em português. O lançamento
em inglês, espanhol e alemão está previsto para acontecer
durante a Drupa 2000, a maior feira da indústria gráfica
do mundo, realizada em Düsseldorf, na Alemanha, .
A Gráfica Virtual se diferencia
por ter eliminado do seu sistema de negócios a figura do intermediário.
O site ajuda qualquer associado a negociar diretamente seus pedidos de
orçamento, conseguindo, ou oferecendo, preços extremamente
competitivos.
O portal foi desenvolvido por profissionais
com experiência consolidada nos EUA, Brasil, Alemanha e Japão.
A Gráfica Virtual é uma empresa de capital fechado, cujos
sócios fundadores são gráficas, fabricantes, revendedores
de máquinas, equipamentos e materiais gráficos e agências
de publicidade focados no atendimento globalizado aos diversos segmentos
que compõem a indústria.
Para o lançamento do site,
em novembro de 1999, foram investidos US$ 3,2 milhões numa campanha
ao mesmo tempo agressiva e didática. Ao serem consolidados os parâmetros
de audiência inicial, foi lançada outra campanha de mídia
impressa, orçada em US$ 2,5 milhões, para o mercado brasileiro
e para o mercado mundial, através da participação
intensiva na Drupa 2000. Até agosto, está previsto o
cadastramento de 25 mil clientes,
2 mil gráficas e 300 fornecedores.
Gráfica Virtual Network
-
A indústria gráfica acompanha de perto os avanços
da tecnologia digital. Atento às oportunidades criadas pela nova
tecnologia, o grupo criou a Gráfica Virtual Network (GVN) para oferecer
a seus associados serviços de frame relay. Trata-se de uma interface
de conexão que, como destacam os representantes da empresa, revolucionará
os serviços prestados pelas empresas de pré-impressão
e gráficas à sua clientela.
"O principal diferencial da GVN é
permitir dentro de uma mesma conexão (circuito frame relay) rodar
uma extranet (rede corporativa), uma intranet (rede interna) e se comunicar
com segurança e em alta velocidade, interna e externamente, através
da Internet, sem passar pela rede telefônica", explica Irineu Polesi,
diretor-presidente da Gráfica Virtual.
O frame relay tem como principal
característica a velocidade e a segurança na transmissão
de dados, voz e imagem. A nova tecnologia está se transformando
em um dos mais avançados sistemas de troca de informações
em redes corporativas. Qualquer empresa que tenha mais de duas unidades,
em locais distintos, ou que precise trocar dados pesados com terceiros
pode se beneficiar da nova tecnologia.
Vantagens - O sistema frame
relay melhora o atendimento aos clientes, transfere e recebe
arquivos de alta definição, desobstrui as linhas de telefone
internas e permite que a diretoria e os técnicos da empresa fiquem
interligados com grupos de discussão de sua escolha, recebendo on-line
as informações mais atualizadas das áreas de seu interesse.
Permite videoconferência, transmissão e recepção
de arquivos de trabalho (fotografias, textos e fotolitos). Faz download
de conteúdos em multimídia e torna-se ferramenta essencial
para o trabalho colaborativo em processos envolvendo várias pessoas,
órgãos ou equipes. Pode-se também criar e-mails para
os funcionários e clientes.
A exposição da Gráfica
Virtual Network fica na Av. Dom Pedro II, 1.641 - 10º andar - salas
101 e 102, em Santo André/SP. A GVN tem parceria com a Compaq, a
Apple e fornecedores de programas. |