GeoBrasil mostra conceitos da geoinformação
Para
tratar das aplicações das geotecnologias de forma clara e
objetiva, focalizando a utilidade para o usuário, será realizada
nos dias 12 a 16/6/2000 a primeira edição do GeoBrasil,
incluindo feira, congresso, cursos e seminários, para atingir públicos
diversos entre empresas, profissionais do setor e o meio acadêmico.
Com organização e realização
da Alcantara Machado Feiras de Negócios, o GEOBrasil 2000 - Feira
e Congresso Internacionais de Geoinformação - será
realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, na
capital paulista. A feira permanecerá aberta das 14 às 21
horas, com entrada gratuita para maiores de 16 anos que provem vínculo
com o setor ou façam o pré-cadastramento no site da GeoBrasil.
No mesmo site pode ser feita a inscrição para o congresso,
os cursos e seminários, que ocorrerão em paralelo à
feira, das 9 às 16h30. Informações e inscrições
também podem ser obtidas pelo telefone (0**11) 826-9111, ramal 202,
e pelo fax (0**11) 3662-5493
Mais de 100 especialistas brasileiros
e estrangeiros estarão atualizando aproximadamente 700 profissionais
das áreas de geoinformação por meio de cursos e seminários,
além do congresso, composto de debates, módulos tecnológicos
e fóruns de usuários.
Participações -
Já estão confirmadas as presenças do Ministro do Desenvolvimento
Agrário, Raul Jungmann, do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (Inpe), Márcio Barbosa,
do presidente da Geospatial Information and Technology Association (Gita),
Dan Bowditch, e do vice-Presidente da Trimble Navegation, Charlie Armiger,
entre outros nomes. Para a feira, em que serão mostrados produtos,
equipamentos e tecnologias, a previsão é receber cerca de
100 empresas e marcas expositoras e um público de três mil
compradores qualificados.
Já confirmaram presença
no evento as empresas Aeroimagem
Aerofotogrametria, Base Aerofotogrametria
e Projetos, Comercial Importadora Wild,
Geographic Data Technology Inc. (GDT),
Imagem
Sensoriamento Remoto, a Divisão de Processamento de Imagens do Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI/Inpe),
Intersat
Imagens de Satélite,
Logit
Logística Informática e Transportes; Maxidata
Tecnologia e Informática; Nexus
Geoengenharia e Comércio; Santiago
& Cintra; Scansystem;
Sight
GPS Importação e Exportação e Sisgraph.
Serão 8.500 m2 de área
destinados a feira, congresso, cursos e seminários. O evento tem
o apoio internacional da Geospatial Information & Technology Asociation
(Gita). No Brasil, o evento é apoiado pela Associação
Nacional das Empresas de Aerolevantamento (Anea), pela Associação
Brasileira de Empresas Importadoras de Equipamentos Topográficos,
Geodésicos e Aerofotogramétricos (Abitopo) e pela Associação
Brasileira de Empresas de Geotecnologias (AGTEC).
104 palestras - O congresso
será composto por 104 palestras, distribuídas em onze fóruns
de usuários, oito módulos tecnológicos e sete debates.
Quantos aos cursos, serão 16 no total, com seis horas de duração
cada um. Serão ministrados ainda dois seminários da Gita.
"Após conhecer a abrangência
dos resultados obtidos com o geo e de ter a oportunidade de ouvir as opiniões
e experiências dos palestrantes, o usuário encontrará
na feira as soluções que procura. As atividades se complementam",
diz Duda Escobar, diretora
da feira. A comunidade acadêmica também terá seu espaço,
durante o evento paralelo "GeoInfo 2000 - II Workshop Brasileiro de Geoinformática",
que pretende aproximar a comunidade acadêmica dos usuários
e da indústria.
Uso empresarial - Segundo Duda
Escobar, o objetivo do evento é apresentar a geotecnologia como
instrumento de gestão empresarial. "A geoinformação
é utilizada, por exemplo, no monitoramento de veículos ou
na estratégia de ocupação do solo das cidades. As
ferramentas geo vêm firmar-se definitivamente como um diferencial
em relação à concorrência a partir do momento
em que são utilizadas na solução de problemas estratégicos",
explica. Para facilitar o entendimento do geoprocessamento como instrumento
de gestão, foram identificadas mais de 30 áreas de aplicação,
tais como telecomunicações, energia, agricultura de precisão
e geomarketing.
Um bom exemplo da utilidade do conceito
são os Sistemas de Informação Geográfica (GIS),
plataformas de tecnologia que cruzam o conteúdo de bancos de dados
com cartografia, "espacializando" as informações.
"Diversas empresas públicas
e privadas já estão utilizando o GIS como instrumento de
análise, tornando seus serviços mais eficientes. Como exemplos
temos o Incra, a Embrapa, a Telefônica, a Petrobrás e a SOS
Mata Atlântica", esclarece Emerson Zanon Granemann, coordenador do
congresso.
Mas, a aplicabilidade do GIS é
muito mais abrangente: "com ele, pode-se saber, por exemplo, onde estão
todos os cinemas de São Paulo e quais são os perfis de público
da vizinhança. Empresários podem identificar onde estão
as unidades de sua empresa, quais são as áreas que devem
ser trabalhadas, onde está a concorrência e como traçar
uma estratégia de marketing e negócios", completa Granemann.
Organizadora - Pioneira no
Brasil e na América Latina na realização de feiras
de negócios, desde 1956, a Alcantara
Machado tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria
do País. A empresa já realizou mais de 600 eventos em amplitude
nacional e internacional.
Hoje, a Alcantara Machado promove
30 feiras de negócios por ano, englobando diferentes segmentos da
economia, incluindo as mais importantes realizadas no Brasil e na América
Latina. Entre elas, Fenit, Fenatec, UD, Salão Internacional do Automóvel,
Feicon, Cosmética, Photobrasil, Elétrica, Fiaflora, Hortifruti,
Automec, Brasilpak, Mecânica, Geobrasil, Expolux, Expolav, Cosmoétnica
e Fiagro. |