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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/07/00 06:57:20
GeoBrasil mostra conceitos da geoinformação 

Para tratar das aplicações das geotecnologias de forma clara e objetiva, focalizando a utilidade para o usuário, será realizada nos dias 12 a 16/6/2000 a primeira edição do GeoBrasil, incluindo feira, congresso, cursos e seminários, para atingir públicos diversos entre empresas, profissionais do setor e o meio acadêmico.

Com organização e realização da Alcantara Machado Feiras de Negócios, o GEOBrasil 2000 - Feira e Congresso Internacionais de Geoinformação - será realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, na capital paulista. A feira permanecerá aberta das 14 às 21 horas, com entrada gratuita para maiores de 16 anos que provem vínculo com o setor ou façam o pré-cadastramento no site da GeoBrasil. No mesmo site pode ser feita a inscrição para o congresso, os cursos e seminários, que ocorrerão em paralelo à feira, das 9 às 16h30. Informações e inscrições também podem ser obtidas pelo telefone (0**11) 826-9111, ramal 202, e pelo fax (0**11) 3662-5493

Mais de 100 especialistas brasileiros e estrangeiros estarão atualizando aproximadamente 700 profissionais das áreas de geoinformação por meio de cursos e seminários, além do congresso, composto de debates, módulos tecnológicos e fóruns de usuários. 

Participações - Já estão confirmadas as presenças do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Márcio Barbosa, do presidente da Geospatial Information and Technology Association (Gita), Dan Bowditch, e do vice-Presidente da Trimble Navegation, Charlie Armiger, entre outros nomes. Para a feira, em que serão mostrados produtos, equipamentos e tecnologias, a previsão é receber cerca de 100 empresas e marcas expositoras e um público de três mil compradores qualificados. 

Já confirmaram presença no evento as empresas Aeroimagem Aerofotogrametria, Base Aerofotogrametria e Projetos, Comercial Importadora Wild, Geographic Data Technology Inc. (GDT), Imagem Sensoriamento Remoto, a Divisão de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI/Inpe), Intersat Imagens de Satélite, Logit Logística Informática e Transportes; Maxidata Tecnologia e Informática; Nexus Geoengenharia e Comércio; Santiago & Cintra; Scansystem; Sight GPS Importação e Exportação e Sisgraph.

Serão 8.500 m2 de área destinados a feira, congresso, cursos e seminários. O evento tem o apoio internacional da Geospatial Information & Technology Asociation (Gita). No Brasil, o evento é apoiado pela Associação Nacional das Empresas de Aerolevantamento (Anea), pela Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Equipamentos Topográficos, Geodésicos e Aerofotogramétricos (Abitopo) e pela Associação Brasileira de Empresas de Geotecnologias (AGTEC). 

104 palestras - O congresso será composto por 104 palestras, distribuídas em onze fóruns de usuários, oito módulos tecnológicos e sete debates. Quantos aos cursos, serão 16 no total, com seis horas de duração cada um. Serão ministrados ainda dois seminários da Gita. 

"Após conhecer a abrangência dos resultados obtidos com o geo e de ter a oportunidade de ouvir as opiniões e experiências dos palestrantes, o usuário encontrará na feira as soluções que procura. As atividades se complementam", diz Duda Escobar, diretora da feira. A comunidade acadêmica também terá seu espaço, durante o evento paralelo "GeoInfo 2000 - II Workshop Brasileiro de Geoinformática", que pretende aproximar a comunidade acadêmica dos usuários e da indústria. 

O evento será realizado no centro de convenções e exposições do Anhembi, em São Paulo
Uso empresarial - Segundo Duda Escobar, o objetivo do evento é apresentar a geotecnologia como instrumento de gestão empresarial. "A geoinformação é utilizada, por exemplo, no monitoramento de veículos ou na estratégia de ocupação do solo das cidades. As ferramentas geo vêm firmar-se definitivamente como um diferencial em relação à concorrência a partir do momento em que são utilizadas na solução de problemas estratégicos", explica. Para facilitar o entendimento do geoprocessamento como instrumento de gestão, foram identificadas mais de 30 áreas de aplicação, tais como telecomunicações, energia, agricultura de precisão e geomarketing. 

Um bom exemplo da utilidade do conceito são os Sistemas de Informação Geográfica (GIS), plataformas de tecnologia que cruzam o conteúdo de bancos de dados com cartografia, "espacializando" as informações. 

"Diversas empresas públicas e privadas já estão utilizando o GIS como instrumento de análise, tornando seus serviços mais eficientes. Como exemplos temos o Incra, a Embrapa, a Telefônica, a Petrobrás e a SOS Mata Atlântica", esclarece Emerson Zanon Granemann, coordenador do congresso. 

Mas, a aplicabilidade do GIS é muito mais abrangente: "com ele, pode-se saber, por exemplo, onde estão todos os cinemas de São Paulo e quais são os perfis de público da vizinhança. Empresários podem identificar onde estão as unidades de sua empresa, quais são as áreas que devem ser trabalhadas, onde está a concorrência e como traçar uma estratégia de marketing e negócios", completa Granemann. 

Organizadora - Pioneira no Brasil e na América Latina na realização de feiras de negócios, desde 1956, a Alcantara Machado tem sua história ligada ao desenvolvimento da indústria do País. A empresa já realizou mais de 600 eventos em amplitude nacional e internacional. 

Hoje, a Alcantara Machado promove 30 feiras de negócios por ano, englobando diferentes segmentos da economia, incluindo as mais importantes realizadas no Brasil e na América Latina. Entre elas, Fenit, Fenatec, UD, Salão Internacional do Automóvel, Feicon, Cosmética, Photobrasil, Elétrica, Fiaflora, Hortifruti, Automec, Brasilpak, Mecânica, Geobrasil, Expolux, Expolav, Cosmoétnica e Fiagro.