Internet será destaque na
Telexpo/Interexpo
Entre
as 650 empresas expositoras que totalizam a Telexpo/Interexpo
2000, que se realiza nos dias 28 a 31/3/2000 na capital paulista, muitas
estarão direcionando seus produtos e serviços para a nova
economia digital. Só na Interexpo, que pela primeira vez será
realizada simultaneamente à Telexpo no Pavilhão Amarelo,
70 empresas terão seus focos direcionados exclusivamente para a
negociação de soluções corporativas da Internet.
O Advento da Internet está
mudando radicalmente o conceito de negócios das empresas dos mais
diversos setores da economia. A população mundial de usuários
da Internet deverá alcançar 230 milhões em 2001, partindo
dos 69 milhões em 1997. Só no Brasil já existem 8
milhões de internautas. As previsões apontam que no ano de
2005, a internet será o meio predominante de condução
de negócios no Brasil e em todo o mundo.
Cerca de 250 das empresas expositoras
na Telexpo + Interexpo 2000 estão envolvidas com a Internet. Dessas,
70 terão foco exclusivo para a comercialização de
soluções empresariais para a Internet.
Empresas - A Alcatel, por
exemplo, estará mostrando que é uma empresa focada em soluções
para Internet, opção já refletida por sua nova assinatura:
Architects of an Internet World. Além das soluções
inovadoras nas tecnologias 2IP e acesso de banda larga, entre outras, o
visitante será recebido no estande por um profissional que domina
todas as soluções e que irá acompanhá-lo durante
as apresentações. Se houver interesses específicos,
haverá especialistas à disposição. A Alcatel
constrói redes de última geração, fornecendo
soluções integradas de voz e dados para operadoras, empresas
e consumidores em todo o mundo.
Por sua vez, soluções
completas para Internet serão um dos alvos da CPM. Neste segmento,
a empresa dispõe do CPM Seguros, uma seguradora virtual que permite
realizar consultas, simulações, operações,
aprovação com emissão de apólices e aquisição
online de seguros; da Universidade Virtual, infra-estrutura para treinamento
a distância, via Internet/intranet para as empresas e o setor acadêmico;
e do Home Broker, negociação de ações pela
Internet.
Mundo IP - Já a Diveo
do Brasil, provedora de serviços de transmissão de dados
e acesso corporativo à Internet, mostra o futuro do mundo IP e a
sua influência nos negócios do próximo século.
Subsidiária da Diginet Americas, Inc., a empresa lançou,
em São Paulo, seu serviço de acesso dedicado digital (Diveo)
no ano passado para atender à crescente demanda de conectividade
de alta capacidade para transmissão de dados e acesso à Internet
nos mercados corporativos metropolitanos. Neste ano, esse serviço
estará em operação também no Rio de Janeiro
e Belo Horizonte.
Durante o evento, a empresa será
a patrocinadora oficial do acesso gratuito à Internet. Serão
120 computadores ligados ao mundo digital, 100 deles localizados no Connecting
Point (túnel que liga o Pavilhão Amarelo ao Azul), disponíveis
para os visitantes.
Loja virtual - Já a Hypercom
vai lançar o ePic, que permite ao comerciante abrir e operar lojas
virtuais na Web, paralelamente às suas lojas reais, além
de beneficiar-se da publicidade veiculada por meio da Internet e de cupons
eletrônicos, mensagens eletrônicas e recibos eletrônicos.
O ePic é o primeiro terminal
de pagamento de ponto-de-venda e sistema de servidor conectado à
Internet, possibilitando aos comerciantes utilizar uma variedade de funções
na rede por meio de uma série de terminais com tela de toque, bem
como estabelecer lojas virtuais com host central na Web e operá-las
por meio do terminal.
O ePic incorpora a rede de comércio
eletrônico da Hypercom com programa de hospedagem para comerciantes
e portais de pagamento Ascendent RealPay, permitindo estabelecer vitrines
na Web e começar a processar pedidos, literalmente, em poucas horas.
Com esse programa, os bancos e outras instituições de processamento
de transações podem transformar-se rapidamente em processadores
de pagamentos via Internet.
Bilhetagem - Outra empresa
que dará destaque à Internet é a Perrotti Structured
Intelligence, que levará para o evento uma solução
de bilhetagem de serviços via Internet, da Sun Netscape, adaptada
a qualquer tipo de provedor de serviços baseado em telecomunicações,
seja uma operadora, empresa de televisão a cabo, provedor de Internet
ou até instituição financeira usuária de home-banking.
Além de emitir bilhetes de
cobrança, a solução permite acompanhar o status dos
pagamentos efetuados pelo cliente e sua posição como devedor.
Essa solução incorpora a tecnologia BillerXpert, desenvolvida
pela união da Sun Microsystems e da Netscape, e possibilita não
só a impressão da conta, mas também o pagamento pela
Internet.
Negócios - Já
a SAP apresentará a mySAP.com, uma completa gama de produtos, serviços
e portais para soluções colaborativas de negócios
voltada para economia eletrônica. A mySAP.com faz parte da estratégia
da empresa de concentrar esforços na Internet, combinando quatro
elementos principais: Marketplace, Workplace, cenários de negócios
e hospedagem de aplicações baseadas na Web.
O portal de negócios Marketplace
da SAP é um centro de business-to-business que permite relações
intercompanhia para compra, venda e comunicação. No Workplace,
o usuário pode verificar seu correio eletrônico, pesquisar
a cotação das ações da empresa e conferir as
férias, tudo isso por meio de um navegador comum no computador de
mesa. A SAP também vai destacar a sua solução de CRM
para o gerenciamento de negócios por meio do ciclo completo de relacionamento
com o cliente.
Da mesma forma que o ZAZ se transformou
em Terra, o ZAZ.Corp transformou-se em Terra Empresas e vai
estar presente na InterExpo mostrando suas soluções em
serviços de rede (TCP/IP), sistemas de segurança (firewall
e redes privadas virtuais) e soluções corporativas oferecidas
às empresas em todo Brasil. O serviço do Terra Empresas compreende
a oferta de acesso rápido e seguro à Internet por meio de
redes de fibra óptica, linha privativa de dados e frame-relay.
Conexão rápida
- Produtos que aumentam a velocidade conexão com a Internet são
os destaque da Trellis. Um deles é a placa fax/modem RDSI, que utiliza
a telefonia digital para transmitir dados a 128 kbps; além de reduzir
o tempo de download e upload, aplica-se a videoconferência. Já
as placas fax/modem no padrão ADSL proporcionam navegação
até 27 vezes mais rápida na Internet; podem ser instaladas
em qualquer microcomputador e utilizam linhas telefônicas comuns.
O modem a cabo BroadBand, por sua vez, tem aplicação simultânea
em TV a cabo e acesso bidirecional à Internet.
Neste mesmo contexto incluem-se os
produtos que formam a solução completa ISDN (ou RDSI - Rede
Digital de Serviços Integrados) da RS Telecom. A empresa leva para
a Telexpo, entre os diversos produtos dos cinco maiores fabricantes europeus
do mercado ISDN, a placa interna Teles.Bri (padrão PCI ou ISA) e
o cartão para notebooks Teles.PCMCIA. Eles integram o PC
a uma linha RDSI, transformando-o em uma estação de comunicação,
permitindo acesso a Internet em alta velocidade (64 ou 128 Kbps), transferência
de arquivos com compressão de dados (até 400 Kbps), envio
e recebimento de correio eletrônico, secretária eletrônica,
fax G3 e G4, telefonia assistida pelo PC, voz por demanda, emulação
de modem analógico, entre outras funções.
Todas essas funções
são proporcionadas pelo programa multímidia Teles.RVS-PowerPack,
que acompanha gratuitamente todos os produtos Teles distribuidos com exclusividade
pela empresa no Brasil (exceto Teles.Fon e Teles.iPBX). |