Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0003d008.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/25/00 19:25:48
Lucent expõe sistema de rede óptica sem fibra

Empresa também exporá outros produtos da linha óptica e de CRM

Desenvolvido  pelos Laboratórios Bell da Lucent Technologies no ano passado, o WaveStar OpticAir será um dos atrativos do estande da Lucent na Telexpo 2000. Usando raios de luz para transmitir a informação diretamente pelo ar, o novo sistema de redes ópticas "sem fibras" possibilita o envio de dados contidos em 15 CD-ROMs em menos de um segundo, o que representa 65 vezes mais informação do que podem transmitir as freqüências atuais de rádio.

A Lucent vai expor outras linhas de produtos ópticos no estande, que ocupa 416 m² do Pavilhão Vermelho, além de soluções para redes corporativas, telefonia PCS, acesso sem fio em banda larga, Customer Relationship Management (CRM - gerenciamento de relacionamento com o cliente), messaging e softwares para redes de infra-estrutura. 

A empresa estará presente também em painéis e palestras do congresso realizado paralelamente ao evento. No dia 29/3, o keynote speaker será o vice-chairman da Lucent, Ben Verwaayen, que apresentará a palestra "A Rede das Redes – o Futuro das Comunicações", no Auditório 2, às 9h00.

Velocidade - O novo sistema da Lucent é baseado na Tecnologia de Multiplexação por Divisão de Onda Densa (DWDM) que transmite pelo ar feixes de Luz com informações digitais de voz, dados e imagens – em velocidade de até 20 Gbit/s. Isto aumenta a capacidade da rede em áreas metropolitanas e ambientes de campus onde o custo, fatores geográficos ou outras limitações tornem as conexões com fibras ópticas impraticáveis. 

"Usando lasers, amplificadores e receptores inovadores que podem ser instalados nos telhados ou em janelas de escritórios, o sistema coloca o tráfego de voz, dados ou vídeo em raios de luz que levam a informação ponto a ponto pelo ar", explica Luiz Cláudio Rosa, diretor de tecnologia da Lucent.

Wayne Knox e Martin Nuss, do Bell Labs, mostram como transmitir 206 canais de informação em um feixe de laser

Outros produtos em exposição

Além do WaveStar OpticAir, a Lucent vai expor outras linhas de produtos ópticos, como o WaveStar DVS (Sistema de Vídeo Digital) que permite transmitir sinais de vídeo MPEG-2 de alta definição através dos equipamentos SDH / DWDM; o WaveStar Metropoint, um sistema modular para redes metropolitanas com capacidade para até 16 canais (chegando a velocidades de até 40 Gbit/s), que também é baseado na tecnologia DWDM e o WaveStar TM1, que é um equipamento SDH STM-1 extremamente compacto, que apresenta uma excelente relação custo/benefício. 

Dados/Internet - Na área de dados, serão expostos comutador de última geração para LAN, como o comutador multicamada (L2/L3) empilhável Cajun P330 e o Gigabit Switch Router Cajun P880, ambos recém lançados pela Lucent, suportando gerenciamento baseado em diretrizes através do RealNet Rules TM. Esta unidade da Lucent apresentará também uma solução completa que atende as necessidades de segurança e escalonabilidade dos emergentes mercados de Comércio Eletrônico e Extranet, a VPN (Virtual Private Network), que deve ter um grande impulso graças à proliferação dos serviços de Internet Grátis no País. 

Esta solução permite gerenciamento de rede baseado em políticas centralizadas de segurança, ou seja, sistemas que possibilitam a empresa ter um controle total dos acessos em sua rede. Esta solução da Lucent está integrada aos programas de gerenciamento que permitem a convergência entre voz e dados tanto em IP (VoIP) como em frame relay (VoFR). 

Wireless - A Lucent mostrará também o que tem de mais moderno em soluções e equipamentos para sistemas PCS (Personal Communication Service) na faixa de 1,9 GHz, tanto nas tecnologias CDMA como TDMA. Estas soluções para os sistemas PCS seguem a tendência ditada pelos pesquisadores do Bell Labs, de estarem compromissadas com a evolução para os sistemas de terceira geração (3G), que estarão comercialmente disponíveis já a partir de 2001.

Dentre as soluções que estarão expostas durante o evento, destaca-se a linha de equipamentos da Família Flexent , que trazem tecnologia estado-da-arte, onde parte do controle e processamento, que antes se localizava na estação rádio-base (ERB), foi deslocada para uma unidade adjunta à CCC - APC, com processamento mais distribuído, seguindo a filosofia cliente-servidor, prevendo ainda a futura (e inevitável) convergência para um ambiente de comutação de pacotes, em plataformas IP/ATM. É o que a Lucent chama de R/Evolução do mundo das telecomunicações.

Descrição dos Equipamentos:

1 - Flexent CDMA Microcell: equipamento compacto, de fácil instalação (indoor ou outdoor), podendo ser alimentado em AC ou DC. Tem uma portadora CDMA com potência de até 10 watts. A Flexent pode ser utilizada para prover cobertura adicional em áreas de alto tráfego e/ou cobertura indoor. 

Até 3 Flexent Microcell podem ser ligadas em daisy-chaining (cascata) utilizando um único feixe E1, para se formar uma nova célula de 3 setores, por exemplo, ou mesmo estender a área de cobertura com três células em locais diferentes. Existe ainda a opção de antena integrada ao equipamento, uma vantagem quando espaço e estética forem fatores a se considerar. Outro recurso avançado é a sua capacidade de tráfego que oferece 40 canais de conversação digital.

2 - Flexent TDMA Microcell: a exemplo de sua irmã de tecnologia CDMA, a Flexent TDMA, também apresenta as mesmas características físicas, mecânicas e de facilidades de meio de transmissão E1, tal como a configuração em daisy-chaining. Ela, porém, além da capacidade de prover canais de conversação digital TDMA, também pode transmitir canais analógicos AMPS, através de seus rádios versáteis chamados EDRU (Enhanced Digital Radio Unit), com um simples comando de programação, não exigindo qualquer troca de equipamento. Sua capacidade é de até 10 rádios EDRU (transmitindo em TDMA e AMPS), com uma potência máxima de 12 watts.

3 - Flexent CDMA Modular Cell: um dos equipamentos mais completos disponíveis para a tecnologia CDMA. Pode chegar até 11 portadoras CDMA em configuração três setores, com potência de 16 watts por portadora, usando apenas 2 antenas por setor. É um equipamento 100% preparado para os sistemas 3G, contando com conexões elétricas, mecânicas e de RF já prontas para os futuros rádios 3G-3X (portadoras cdma2000 de 5 MHz). 

Cada portadora, de cada um dos setores, é equipada com 40 CE (Channel Elements - canais de conversação digitais), os quais são interconectados entre os diferentes setores de uma mesma portadora, permitindo o softer-handoff (handoff entre os diferentes setores de uma mesma ERB), e também o channel-pooling, que aumenta a eficiência no uso dos canais CDMA numa ERB, em termos de soft-handoff e capacidade de tráfego. 

Outra de suas características: a Flexent CDMA Modular Cell possibilita realizar atualizações de programas e/ou rotinas de manutenção, local ou remotamente, em cada um de seus setores de cada vez. Isto permite que, enquanto um dos setores passa por uma intervenção, os outros dois continuem operando normalmente, reduzindo sobremaneira o tempo fora de serviço, e conseqüentemente minimizando o impacto na obtenção de receita das operadoras de PCS através do air-time. É oferecido nas opções indoor e outdoor.

4 - TDMA PCS Minicell: equipamento de alta capacidade, podendo oferecer até 177 canais de conversação digital TDMA IS-136 utilizando vocoder de tecnologia ACELP, em configuração 3 setores, com potência máxima de 16 watts por portadora TDMA. Outra característica diferenciada da TDMA PCS Minicell é a possibilidade de se realocar os vocoders da estação rádio-base para a CCC tornando menor a quantidade de E1s requeridos. Este equipamento, a exemplo da linha Flexent , também faz uso dos rádios configuráveis por programa EDRUs, e possibilita, ainda, a interoperabilidade entre o PCS na faixa de 1.900 MHz, com o TDMA 850 MHz, através do handoff inter-banda, com o uso de handsets dual-band

Este também é um equipamento já preparado para os sistemas 3G, os quais proverão serviços de voz e dados em banda-larga, através do Wideband Radio Adjunct. Como diferenciais, existem também as opções TTLNA (Tower-Top Low-Noise Amplifiers), com amplificadores de maior potência (30 W); e a feature Block-Agility, que permite a operação em mais de um dos blocos do espectro PCS 1.9 GHz, simultaneamente num mesmo setor da ERB, através de configuração de programa. É oferecido nas opções indoor ou outdoor.

Acesso sem fio em banda larga - Nesta área, a Lucent exporá a família de produtos Local Multipoint Distribution Service (LMDS), chamada OnDemand. Com esta família, a empresa operadora poderá ter sistemas de acesso sem fio em banda larga operando tanto nas faixas de freqüência existentes, quanto nas próximas faixas a serem designadas pela Anatel (25/31 GHz), pois a plataforma utiliza a mesma eletrônica e a mesma gerência para as diferentes faixas de freqüências. 

A plataforma OnDemand da Lucent tem ainda como diferencial o fato de ser baseada em ATM. Isto significa que a plataforma proporciona à operadora garantia na qualidade dos serviços de voz, dados e imagem, requeridos pelos usuários finais, além de proporcionar, juntamente com a técnica de acesso TDMA, uma maior eficiência espectral.

Soluções CRM - O pacote de soluções CRM da Lucent consiste em ferramentas que visam humanizar e unificar o contato com os clientes. Um desafio já realizado pela Lucent no Brasil foi trazer a Internet para o ambiente de central de chamadas. Essa solução denominada Internet Solutions engloba gerenciamento de correio eletrônico, chamadas de voz e chat via Internet, bem como navegação assistida através de transferência de páginas Web e arquivos em tempo real. 

A solução de unificação de contatos e fluxo de trabalho inteligente é chamada de CRM Central 2000. O CRM Central 2000 surgiu para integrar as soluções de front office e back office suportando interações multimídia, gerenciando processos e recursos com monitoração constante do nível de serviço para garantir qualidade. 

Ele permite a visão única de todas as interação dos clientes com a empresa, além de utilizar seus algoritmos de previsão para controlar, em tempo real, de um lado, o volume de atividades a serem executados e, de outro, a quantidade de recursos existentes para executá-las, ajudando a empresa a definir prioridades e ser mais produtiva. 

Esses algoritmos, anteriormente disponíveis no Call Center Advocate (também em exposição), foram expandidos para todas as atividades da corporação. O framework CRM Central 2000 ganhou, em 1999, os prêmios de produto do ano das revistas C@ll Center CRM Solutions Magazine, Communications Solutions Magazine, Call Center Magazine, além do prêmio Hot Pick 2000 da Call Center News Service.

Telefonia corporativa - Outra novidade é o Merlin Magix, que será lançado em breve no mercado. Trata-se de um sistema de telefonia voltado às empresas com 40 a 150 ramais. O Merlin Magix Integrated System torna acessível às empresas de pequeno e médio porte um sistema eficiente de tecnologia avançada, oferecendo facilidade de operação e expansão do equipamento de acordo com o crescimento da empresa, adição de funcionalidades e facilidade de atualização.

A Lucent demonstra na Telexpo 2000 soluções de messageria como o Internet Messaging, incluindo integração entre mensagens de voz, fax e multimídia com correio eletrônico. Um gerenciador de caixas postais com acesso através da internet - o WWW.Messenger - também estará sendo demonstrado. 

A empresa fará demonstrações de videoconferência por IP e por linhas digitais como ISDN, além de apresentar sua Multiconference Unit (MCU) - que considera ser única no mercado, pois trabalha com protocolos H.320/H.323, possui protocolo T.120 para compartilhar dados como planilhas e aplicativos, congrega até 96 pontos de videoconferência, entre outros diferenciais. 

Softwares para redes de infra-estrutura - A empresa destaca ainda:

Arbor/BP: Realiza o faturamento das contas telefônicas, desde o processamento dos dados de registro até confecção e impressão da conta. 

Gerenciamento de Falhas: este sistema identifica facilmente e avisa, de imediato, o motivo da falha física na rede, devido seu conhecimento da sobreposição das redes pelo sistema. Muito ágil e preciso, possibilita que a operadora antecipe suas ações perante o cliente. 

NetMinder: Analisa a performance da rede em tempo real, podendo coletar mais de 50 mil dados por minuto e rastrear 20 mil indicadores de controle simultaneamente. Otimiza o tráfego de rede e aumenta a taxa de "chamadas completadas", evitando a perda de receita. Nos EUA, 95% do tráfego de voz é gerenciado pelo NetMinder. 

Rede Inteligente: A plataforma Lucent é única para redes fixas, móveis e dados, permitindo tanto a geração de serviços personalizados, quanto os conhecidos 0800, 900, pré e pós pagos, televoto e VPN, simultaneamente.