Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0003cpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/20/00 19:26:58
Publicações 

Mais uma série de livros relacionados a Informática e Negócios Eletrônicos está sendo lançada pela editora brasileira Makron Books:

Clientes.com
Dominando o Mercado Digital
Ganhando Dinheiro na Internet
CorelDraw 9 Corel PhotoPaint 9
Flash 4 Passo a Passo Lite
 

Clientes.com - É um guia repleto de dicas práticas para todos os que estão ingressando no e-commerce. O livro de 362 páginas - um dos mais vendidos pela livraria virtual Amazon.com nos últimos três meses - apresenta cases de gigantes que aparecem na publicação Fortune 500 e outras empresas de menor porte, que criaram estratégias para comércio eletrônico e estão muito à frente de seus concorrentes. 

Muitas são as histórias apresentadas na obra. A National Semiconductor, por exemplo, progrediu enfocando o cliente certo em seu site Web, enquanto a National Science Foundation agilizou os processos de negócios de seus clientes com a rede mundial de computadores. Já a Wells Fargo tem uma ampla visão de seus clientes, proporcionando um único ponto de compras via Web; a iPrint faz com que os clientes projetem seus produtos exatamente como desejam; e a Boeing ajuda os clientes a trabalhar mais eficientemente. A própria Dow Jones ofereceu um serviço personalizado, com sua versão eletrônica do The Wall Street Journal e a Tripod fomentou uma vibrante comunidade on-line, com mais de um milhão de membros.

O livro começa com uma pergunta simples: você já usou um caixa automático? Se a resposta for sim, o leitor já está engajado no comércio eletrônico. Nas páginas seguintes, a autora Patricia B. Seybold (Patricia B. Seybold é fundadora de uma empresa mundial de consultoria em negócios e tecnologia, a Patricia Seybold Group.) mostra os bastidores de empresas que obtiveram sucesso na rede e finaliza sinalizando as principais recompensas: fidelidade do cliente; maior rentabilidade; diminuição do tempo de chegada de novos produtos no mercado; otimização dos recursos; redução de custos por transação e do serviço ao cliente.

Dominando o Mercado Digital - Estratégias Práticas para Competitividade na Nova Economia - Segundo o empresário Roberto Civita, este livro de 284 páginas é um verdadeiro guia de sobrevivência para todos os que necessitem adequar suas operações ao “apavorante, fascinante, desafiador e inevitável mundo digital”. 

Para o autor Douglas F. Aldrich (vice-presidente e managing director da Unidade de e-Services e da prática de Strategic Information Technology da consultora internacional de gestão A.T. Kearney), a economia digital está cada vez mais concentrada nas competências de valor agregado das corporações: “As empresas líderes no futuro serão aquelas que melhor usarem a tecnologia da informação para aprimorar a eficiência de seus processos internos e a comunicação com seus clientes e fornecedores”.

Esboçando um guia prático para ter sucesso na economia digital, este livro proporciona aos executivos uma estrutura para maximizar o valor ao acionista. Mostra claramente como é a arena da alta tecnologia, ilustrando sua teoria com inúmeros exemplos.  Baseando-se em pesquisa desenvolvida pela A.T. Kearney, Douglas Aldrich mostra, passo a passo, como é possível sobreviver e prosperar no mercado digital. 

Além de apresentar métodos práticos para o desenvolvimento de estratégias desses novos negócios, o autor ainda oferece três abordagens específicas ao leitor: produtos inteligentes, mercados inteligentes e organizações inteligentes.

Ganhando Dinheiro na Internet - Este livro de 288 páginas foi escrito com base em pesquisas e casos reais de pessoas e empresas que negociam por meio da Internet. Uma conclusão curiosa dos autores é que “aquelas pessoas que dizem que estão ganhando muito dinheiro com a Internet” estão mentindo: eles constataram, surpreendentemente, que os pequenos negócios estão apresentando os melhores resultados. Este livro tem o mérito de explicar o porquê.

A partir da análise de vários cases de comércio eletrônico, os autores resolveram escrever um livro-guia, que fornecesse ao empresário dicas do tipo: como economizar dinheiro nos custos iniciais de elaboração de um site; como persuadir as pessoas a voltarem a visitar o seu site; informações sobre formas de iniciar um negócio no ambiente virtual passo a passo; maneiras de promover seu negócio virtual; e como evitar os erros mais comuns cometidos nos negócios on-line.

O ciberespaço, sinônimo da base de computação e comunicação que compõe a rede eletrônica mundial conhecida como Internet, é um meio até agora muito mal-entendido, explicam os autores. Algumas características do meio foram definidas como, por exemplo, a ênfase na “netiqueta” — maneiras corretas de se evitar ofender pessoas no ciberespaço —, mas as atividades comerciais têm-se baseado no método de tentativa e erro, para criar idéias de uso lucrativo deste novo meio. Do ponto de vista dos Edwards e de Rohrbough, a abordagem por tentativa e erro não é mais necessária. 

Os autores - Paul e Sarah Edwards, autores consagrados de diversos best-sellers, fornecem informações e dicas sobre negócios on-line para milhões de pessoas por meio de shows no rádio e na televisão, de seu próprio site on-line e de suas colunas em revistas e jornais.

Por sua vez, Linda Rohrbough foi duas vezes condecorada pela Association Computer Center por seus artigos sobre a indústria da Informática. Em 1993, ela recebeu o prêmio Best On-Line Publication por seu trabalho sobre a Alta Tecnologia Internacional em Novos Serviços e, em 1994, seu primeiro livro foi considerado a melhor obra de Computação Não-Científica do ano.

CorelDraw 9 Corel PhotoPaint 9 — Guia do Usuário Brasileiro - Com uma leitura fácil, didática e dinâmica, os autores Carlos Mink e Gerardo Mazzetti lançam um verdadeiro guia do usuário de infomática, dirigido aos amantes da computação gráfica. Um CD-ROM acompanha a obra.

Entre os seis capítulos que norteiam a leitura, um é dedicado exclusivamente ao processo de instalação do CorelDraw 9. O livro apresenta as principais novidades do programa. Os autores sugerem o uso de recursos de computação gráfica, que podem ser poderosas ferramentas a serviço do segmento editorial. E o fazem de forma integrada, com exercícios práticos, facilitando a compreensão até por parte dos iniciantes.

Ao longo das 217 páginas, utilizando o apoio de diversas ilustrações (que ajudam a entender e fixar o processo de utilização dos menus, janelas de encaixe e  ferramentas do CorelDraw e do PhotoPaint), Mink e Mazzetti provam que não só pensaram em divulgar as inovações do pacote da Corel Corporation, mas tornar popular um programa que deve estar ao alcance de qualquer tipo de usuário.

No processo de aprendizado, que evolui junto com a leitura, os exercícios incluídos no CD-ROM cumprem a função de aprimorar o conhecimento do leitor. Cada projeto foi especialmente desenvolvido para explorar os recursos do CorelDraw 9 e do Corel PhotoPaint 9.

Flash 4 Passo a Passo Lite - Desenvolvido pelo Núcleo Técnico e Editorial da Makron Books, para facilitar o aprendizado do programa por usuários iniciantes, segue a metodologia Passo a Passo Lite, que surgiu da necessidade de criar livros práticos, inteligentes e objetivos, que proporcionassem um aprendizado rápido e tranqüilo, tanto aos usuários iniciantes como para aqueles que já tiveram algum contato com programação. 

Nas 226 páginas do livro, o leitor encontrará exercícios, ilustrações, exemplos e textos em linguagem acessível a todos os níveis de usuários, além de revisões para testar o aprendizado. Já na introdução, a obra ensina, passo a passo, como  instalar o disquete que acompanha o exemplar e a forma de organização dos capítulos.

Principais tópicos: 

Conhecer o ambiente de trabalho do Flash 4 e alguns endereços úteis na Internet;
Como fazer animações quadro a quadro e animações com efeitos de Interpolação;
Utilizar sons nos filmes e exportar filmes com sons, usando compressão de um som wav para MP3;
Construir filmes com ação e usar ações em botões;
Criar filme com ação para interagir com o usuário durante a execução, mesmo na Web; 
Aprender como publicar um filme swf, html ou exe;
Dicas sobre a instalação do Flash 4 na versão em português.