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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/21/00 00:04:30
Vesta Technologies terá novos investimentos

Uma nova e agressiva estratégia de atuação no mercado brasileiro para este ano, com nova rodada de investimentos, está sendo anunciada pela Vesta Technologies, empresa de soluções de comércio eletrônico entre empresas. Ela prevê o lançamento de novos produtos, parcerias e a busca de novos investimentos para a expansão da empresa como uma fornecedora internacional de aplicações de negócios eletrônicos nas mais utilizadas plataformas do mercado. 

Tendo faturado US$ 8 milhões em 1999, com um crescimento de 530% em relação ao ano anterior, a Vesta espera alavancar vendas a partir de seus escritórios em São Francisco e Bruxelas, com soluções desenvolvidas a partir de seus centros em Londrina e Bangalore (Índia). 

Além disso, ela está buscando novos investidores, que possibilitarão o desenvolvimento de novos produtos e unidades de negócios. Recentemente, a Latinvest (empresa que gerencia um fundo de investimento para empresas promissoras de tecnologia) adquiriu 16,7% do capital da companhia. Entre os planos da empresa estão a abertura de escritórios na França, no México e na Argentina. 

Demanda - "Há uma forte demanda por soluções confiáveis de negócios eletrônicos e isso representa uma grande oportunidade de negócios para a Vesta, tanto no mercado brasileiro como no internacional", diz Paula Santos, diretora executiva e co-fundadora da Vesta. "Para conquistar a liderança nesse mercado, vamos atuar de maneira muito agressiva, buscando clientes com produtos que aliarão custos competitivos e qualidade", completa. 

Segundo a executiva, a atuação da empresa se baseará na atuação como distribuidor de soluções de tecnologia; atuação em parceria e no fornecimento direto de aplicativos e serviços Vesta, tanto através de licenças como em regime de provedor de serviços de aplicações (Application Service Provider - ASP). 

Operações - Para aumentar a agilidade nas operações de desenvolvimento e fornecimento de soluções, a Vesta implementou uma abordagem do mercado de negócios eletrônicos com três divisões distintas: Internet Services, Mobile Computing e Broadband. 

"Na área de negócios eletrônicos, há uma diferenciação entre vários nichos de mercado, com necessidades específicas. São clientes precisando de uma aplicação que rode sobre uma conexão Internet convencional, num acesso de banda larga e até mesmo em dispositivos móveis como um handheld ou mesmo um telefone celular. Então, decidimos que a Vesta precisava ter equipes e ferramentas adequadas para melhor atender a essas necessidades", diz o diretor geral Francisco de Castro. 

Segundo o executivo, essa estratégia ainda traz uma grande vantagem competitiva para a Vesta. Com as ferramentas empregadas, as equipes da empresa poderão adequar seus produtos para diversos ambientes, com o reaproveitamento da base tecnológica. Isso trará grande competitividade para a empresa, pois seus custos de desenvolvimento serão mais atraentes para empresas de todos os portes. 

Além disso, a Vesta adotou uma filosofia de buscar, não importa onde, as melhores tecnologias para atender às necessidades de seus clientes, o que significa o constante aprimoramento de sua base tecnológica, permitindo que seus clientes tenham acesso a soluções que acompanham os novos avanços em programas de negócios para a Internet. 

Três divisões - A Vesta Internet Services é uma empresa dedicada ao desenvolvimento e pesquisa de soluções de comércio eletrônico no ambiente Web. O seu objetivo é oferecer ao mercado soluções cada vez mais completas para a viabilização das transações comerciais entre empresas. Soluções estas que vão desde a disponibilização de catálogos eletrônicos até o pagamento em carteira bancária. Para o ano 2000, a Vesta Internet Services tem como meta fechar parcerias internacionais para trazer ao Brasil soluções adequadas à realidade do país e no estado da arte da tecnologia. 

A Vesta Mobile Computing tem trabalhado fortemente com fabricantes de equipamentos portáteis para o desenvolvimento de programas embutidos. Em 1999, a Vesta trabalhou junto à Unisys no desenvolvimento do programa que rodaria nas urnas eletrônicas. Para esse ano e o próximo, a Vesta Mobile estará totalmente focada no desenvolvimento de soluções de automação de força de vendas e integração com sistemas de comércio eletrônico. A estratégia da Vesta é a total e completa integração das soluções que viabilizem o comércio eletrônico entre empresas. 

Já a Vesta Broadband é uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções em infra-estrutura de banda larga. Essa divisão é voltada para a criação de aplicações para transmissão da Internet em alta velocidade, vista mundialmente como o futuro do comércio eletrônico, onde a convergência das mídias (TV e Internet) possibilitará maior penetração das ofertas de vendas nos consumidores potenciais. 

Mercado - Segundo o Forrester Institute, o comércio eletrônico B2B movimentou US$ 114 bilhões nos Estados Unidos em 1999. As previsões são de que esse mercado deve atingir mais de US$ 1,5 trilhão até 2004. O mercado brasileiro deve representar 2% desse total. Dados do IDC Brasil (International Data Corp.) apontam que o comércio eletrônico entre empresas no Brasil deva movimentar cerca de US$ 1,9 bilhão em 2003.