Vesta Technologies terá novos
investimentos
Uma nova
e agressiva estratégia de atuação no mercado brasileiro
para este ano, com nova rodada de investimentos, está sendo anunciada
pela Vesta Technologies, empresa
de soluções de comércio eletrônico entre empresas.
Ela prevê o lançamento de novos produtos, parcerias e a busca
de novos investimentos para a expansão da empresa como uma fornecedora
internacional de aplicações de negócios eletrônicos
nas mais utilizadas plataformas do mercado.
Tendo faturado US$ 8 milhões
em 1999, com um crescimento de 530% em relação ao ano anterior,
a Vesta espera alavancar vendas a partir de seus escritórios em
São Francisco e Bruxelas, com soluções desenvolvidas
a partir de seus centros em Londrina e Bangalore (Índia).
Além disso, ela está buscando
novos investidores, que possibilitarão o desenvolvimento de novos
produtos e unidades de negócios. Recentemente, a Latinvest (empresa
que gerencia um fundo de investimento para empresas promissoras de tecnologia)
adquiriu 16,7% do capital da companhia. Entre os planos da empresa estão
a abertura de escritórios na França, no México e na
Argentina.
Demanda - "Há uma forte
demanda por soluções confiáveis de negócios
eletrônicos e isso representa uma grande oportunidade de negócios
para a Vesta, tanto no mercado brasileiro como no internacional", diz Paula
Santos, diretora executiva e co-fundadora da Vesta. "Para conquistar
a liderança nesse mercado, vamos atuar de maneira muito agressiva,
buscando clientes com produtos que aliarão custos competitivos e
qualidade", completa.
Segundo a executiva, a atuação
da empresa se baseará na atuação como distribuidor
de soluções de tecnologia; atuação em parceria
e no fornecimento direto de aplicativos e serviços Vesta, tanto
através de licenças como em regime de provedor de serviços
de aplicações (Application Service Provider - ASP).
Operações -
Para aumentar a agilidade nas operações de desenvolvimento
e fornecimento de soluções, a Vesta implementou uma abordagem
do mercado de negócios eletrônicos com três divisões
distintas: Internet Services, Mobile Computing e Broadband.
"Na área de negócios
eletrônicos, há uma diferenciação entre vários
nichos de mercado, com necessidades específicas. São clientes
precisando de uma aplicação que rode sobre uma conexão
Internet convencional, num acesso de banda larga e até mesmo em
dispositivos móveis como um handheld ou mesmo um telefone
celular. Então, decidimos que a Vesta precisava ter equipes e ferramentas
adequadas para melhor atender a essas necessidades", diz o diretor geral
Francisco de Castro.
Segundo o executivo, essa estratégia
ainda traz uma grande vantagem competitiva para a Vesta. Com as ferramentas
empregadas, as equipes da empresa poderão adequar seus produtos
para diversos ambientes, com o reaproveitamento da base tecnológica.
Isso trará grande competitividade para a empresa, pois seus custos
de desenvolvimento serão mais atraentes para empresas de todos os
portes.
Além disso, a Vesta adotou
uma filosofia de buscar, não importa onde, as melhores tecnologias
para atender às necessidades de seus clientes, o que significa o
constante aprimoramento de sua base tecnológica, permitindo que
seus clientes tenham acesso a soluções que acompanham os
novos avanços em programas de negócios para a Internet.
Três divisões -
A Vesta Internet Services é uma empresa dedicada ao desenvolvimento
e pesquisa de soluções de comércio eletrônico
no ambiente Web. O seu objetivo é oferecer ao mercado soluções
cada vez mais completas para a viabilização das transações
comerciais entre empresas. Soluções estas que vão
desde a disponibilização de catálogos eletrônicos
até o pagamento em carteira bancária. Para o ano 2000, a
Vesta Internet Services tem como meta fechar parcerias internacionais para
trazer ao Brasil soluções adequadas à realidade do
país e no estado da arte da tecnologia.
A Vesta Mobile Computing tem trabalhado
fortemente com fabricantes de equipamentos portáteis para o desenvolvimento
de programas embutidos. Em 1999, a Vesta trabalhou junto à Unisys
no desenvolvimento do programa que rodaria nas urnas eletrônicas.
Para esse ano e o próximo, a Vesta Mobile estará totalmente
focada no desenvolvimento de soluções de automação
de força de vendas e integração com sistemas de comércio
eletrônico. A estratégia da Vesta é a total e completa
integração das soluções que viabilizem o comércio
eletrônico entre empresas.
Já a Vesta Broadband é
uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções em infra-estrutura
de banda larga. Essa divisão é voltada para a criação
de aplicações para transmissão da Internet em alta
velocidade, vista mundialmente como o futuro do comércio eletrônico,
onde a convergência das mídias (TV e Internet) possibilitará
maior penetração das ofertas de vendas nos consumidores potenciais.
Mercado - Segundo o Forrester
Institute, o comércio eletrônico B2B movimentou US$ 114 bilhões
nos Estados Unidos em 1999. As previsões são de que esse
mercado deve atingir mais de US$ 1,5 trilhão até 2004. O
mercado brasileiro deve representar 2% desse total. Dados do IDC Brasil
(International Data Corp.) apontam que o comércio eletrônico
entre empresas no Brasil deva movimentar cerca de US$ 1,9 bilhão
em 2003. |