Sua Escola a 2000 Por Hora tem vencedores
Mais
de R$ 2 milhões foram investidos nos prêmios da promoção
"Sua Escola a 2000 por hora", que foi lançada em outubro/1999 e
inclui 20 laboratórios de informática e acompanhamento pedagógico
com grandes especialistas em educação. A Microsoft Brasil,
o Instituto Ayrton Senna e a Gateway anunciaram no dia 15/3 os ganhadores:
foram premiadas as 20 iniciativas mais criativas de uso da tecnologia relacionadas
às novas formas de ensino e aprendizagem nas escolas de ensino médio
e fundamental dos Estados de São Paulo, Ceará, Rio Grande
do Sul e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
"Comemoramos uma vitória em
nossa história. Estamos conseguindo transformar a realidade de muitos
jovens que não teriam acesso às novas tecnologias que estão
surgindo, estimulando também a participação da comunidade
e o desenvolvimento do conceito de cidadania", diz Viviane Senna, presidente
do Instituto Ayrton Senna.
Premiados - Os 20 projetos escolhidos
abordaram áreas como saúde, cultura, meio-ambiente e desenvolvimento
comunitário. Todos estão, de alguma maneira, relacionados
à cidadania. Em Fortaleza (CE), por exemplo, há um projeto
que informará a comunidade do bairro José Walter sobre o
tema da auto-medicação. Em Mauriti, pequeno município
cearense localizado na fronteira com Paraíba e Pernambuco - região
extremamente afetada pelas secas -, haverá um programa para o desenvolvimento
de pesquisas na área de irrigação, acompanhando e
desenvolvendo trabalhos relacionados a esse escopo no Brasil e no exterior.
Há dois trabalhos que incentivam
a formação de uma rede para estudantes portadores de deficiência
auditiva, um no Rio Grande do Sul e outro no Distrito Federal. No Ceará,
o "GP da Cidadania" pretende colocar a escola como atrativo para que os
responsáveis pelos alunos vislumbrem a possibilidade de transformação
social, diminuindo a distância entre pais e filhos. Na cidade de
Crato, no mesmo Estado, outro projeto abordará - através
de um site desenvolvido pelos alunos - problemas como saneamento básico,
controle de natalidade, desemprego, baixos salários, entre outros.
Em Porto Alegre, o projeto "A informática
informando, formando e transformando a educação" analisará
temas como lixo seletivo, aditivos químicos em alimentos e seus
efeitos colaterais, petróleo e carvão fabricando energia,
entre outros. Em Nova Prata, também no Rio Grande do Sul, haverá
uma séria de trabalhos mostrando a importância da água.
Alguns estudos irão comparar o consumo na escola e residência
de alunos, mapear os países que mais sofrem com a falta de água,
localização de maiores mananciais, todos através de
um site na Internet.
Tecnologia educacional - Cada
projeto foi aprimorado através da semana de imersão em tecnologia
educacional. De 13 a 17 de março, os representantes das escolas
estiveram envolvidos em cursos, visitas, palestras e debates focados em
tecnologia e educação realizados em São Paulo.
Ministrado por uma equipe multidisciplinar
que dá suporte no processo de implantação das iniciativas,
o treinamento recebeu orientação de renomados especialistas
em educação no Brasil, para trabalhar em cima dos projetos,
bem como para conhecer o que há de mais inovador nessa área.
O professor Eduardo Chaves, por exemplo, possui PhD pela Universidade de
Pittsburgh (EUA) e é professor titular de Filosofia da Educação
da Unicamp. Já Lea Fagundes, professora da Universidade Federal
do Rio Grande do Sul, tem formação em pedagogia e psicologia.
As
escolas receberão, cada uma, um laboratório de informática
para o desenvolvimento de seus projetos. A aliança entre a Microsoft,
o Instituto Ayrton Senna e a Gateway conta com investimentos de R$ 2 milhões
no fornecimento de equipamentos, programas, consultoria técnica,
laboratórios de informática e apoio pedagógico. "O
retorno foi fantástico. De todas os convites enviados às
escolas participantes, tivemos um retorno de mais de 1.100 projetos", afirma
Luiz Sette, diretor de relações institucionais da Microsoft
Brasil.
Para Paulo Alouche, diretor comercial
da Gateway, o resultado confirma a expectativa de um forte interesse da
área educacional em tecnologia. "Há dois anos desenvolvemos
projetos, produtos e tecnologia própria para educação.
Hoje já atingimos mais de dois milhões de alunos no ensino
fundamental, muitas universidades e projetos especiais para alunos carentes
(como os da USP). A cada experiência aprendemos muito e nos tornamos
ainda mais capacitados para contribuir com o nível de educação
no Brasil".
Novo site - Além da premiação
das escolas, as instituições estão fazendo o lançamento
oficial do novo site do concurso.
O internauta poderá conferir as principais novidades, viabilizando
um espaço para troca de informações. "Para isso estamos
deixando o site com uma cara nova, muito mais interativo: serão
inseridos link para as páginas dos projetos vencedores, livro de
visitas, acompanhamento dos projetos que estarão sendo desenvolvidos,
entre outras novidades", diz Adriana Martinelli, coordenadora do concurso
"Sua Escola a 2000 por hora".
Mesmo com a interface anterior, o
site já vinha tendo uma boa audiência. Foram mais de 111 mil
hits em fevereiro/2000. Cada hit equivale ao número de vezes em
que a página foi acessada. "Foi o mesmo número de acessos
que tivemos em nosso portal de games", afirma Larissa Griska, editora de
Web da Microsoft Brasil, fazendo alusão ao portal vertical Game
Zone.
Veja mais:
Concurso
escolar supera todas as expectativas |