e-commerce terá congresso
latino-americano
Começa
no dia 21/3/2000 na capital paulista o I Congresso Latino-americano de
Comércio Eletrônico e Internet (e-commerce Latin America
2000), organizado pela Federação Latino-Americana e Caribenha
para Internet e Comércio Eletrônico (Ecomm-L@c)
e pela provedora de serviços Internet e consultora de negócios
IBPI-Net.
O evento prossegue no dia seguinte, no Centro de Convenções
Rebouças, com patrocínio da Asia Pacific Internet Association
(Apia), da canadense Cata
Alliance, da norte-americana
Diveo,
da provedora brasileira PsiNet,
do portal nacional Terra e da Commercial
Internet Exchange (CIX). Os detalhes sobre
inscrição e programação estão disponíveis
na Internet.
O temário está dividido
em quatro painéis: Condução do Comércio Eletrônico
na Região (manhã do dia 21), Novas Tecnologias (tarde do
dia 21), Segurança e Meios de Pagamento (manhã do dia 22)
e Aplicação Business x Consumer (tarde do dia 22).
Políticas - Após
a solenidade de abertura, às 8h30 do dia 21, será feita a
apresentação do evento pelo presidente da Ecom-Lac, Oscar
Messano, e uma autoridade local, seguindo-se a apresentação
de uma autoridade do governo brasileiro e do coordenador geral do Programa
de Comercio Electrónico de la Secretaria de Tecnología, Ciencia
e Innovación Productiva da presidência da Argentina, Ricardo
Campero.
Falam ainda, nesse primeiro painel,
o argentino Raul Bauer (IDC), sobre o Desenvolvimento do Comércio
Eletrônico na Região; a estadunidense RUth Day, diretora executiva
do Internet Law & Policy, sobre Jurisdição em Comércio
Eletrônico; Tadao Takahashi, da brasileira Abranet, sobre o Desenvolvimento
do Comércio Eletrônico no Brasil e Mercosul; e Jacques Babot,
project officer da Tebela, sobre A Importância Estratégica
do Comércio Eletrônico Para a Futura Relação
Europa-Mercosul. Está previsto ainda o tema Estratégia do
Comércio Eletrônico (palestrante não divulgado).
Tecnologia - Na tarde do dia
21 será desenvolvido o painel Novas Tecnologias, começando
com a palestra "O comércio eletrônico muda tudo! Você
está preparado?", por Eduardo Costa, do norte-americano NestBoston.
A seguir, ocorre a apresentação
da Diveo-Diginet, pelo vice-presidente de mercadologia da Diginet Americas,
Patrick Parodi; pelo gerente de mercadologia de produto dessa empresa,
Mark Lineaweaver; por David Rutchik, da área de desenvolvimento
corporativo EVP dessa empresa; e ainda por Carlos Alberto Ferreira, vice-presidente
de vendas e mercadologia da Diveo do Brasil.
Eles abordarão três
temas dedicados a provedores de conexão - "Estratégias de
entradas no mercado de Internet corporativa", "Acesso de banda dedicado"
e "Desenvolvimento de aplicação na Web em banda larga, selecionando
sem provedor de serviços de banda larga" - e três assuntos
relacionados aos provedores de conteúdo: "Como customizar, otimizar
e localizar seu .com.xx", "Ferramenta para atrair visitas e melhorar
a experiência no seu website" e "Localização além
da tradução".
O temário vespertino prossegue
com palestra da Psinet, que será representada pelo presidente para
América Latina, Philippe Kuperman; pelo gerente geral para América
do Sul, Enrique Draier; e pelo presidente da Psinet Brasil, Cláudio
Pecorari. A CIX patrocinará o coquetel de encerramento do primeiro
dia de trabalhos.
Segurança - O terceiro
painel, na manhã do dia 22, começa às 9 horas, com
palestra de Sam Morcos, diretor de vendas internacionais da canadense Entrust
Technologies Ltd., sobre "Certificação Digital PKI e para
WAP"; prossegue com o tema "Os desafios de serviços de pagamento
on-line em um mercado globalizado", por Claudine Oliveira.
"Comércio Americano" será
o tema apresentado pelo conselheiro Elliot Maxwell, da Secretaria de Comércio
dos Estados Unidos, sendo abordados também os "Novos modelos de
negócio e tecnologias para o Business-to-Business (B2B) no comércio
eletrônico", por Eduardo Barrera, diretor executivo da espanhola
CommerceNet Europe.
Empresas x Consumidores -
O último painel, na tarde do dia 22, será aberto com palestra
de Cal Fairbanks, diretor da Canadian Advanced Technology Association (Cata),
Cal Fairbanks, sobre "Corretores virtuais de negócios", seguindo-se
palestra da CIX. O tema "Internet Business na Asia e no Pacifico - projeto
Supercash no Japão" será abordado por Hirofumi Hotta, vice-presidente
da Apia e gerente senior R&D da japonesa NTT.
Marcelo Lacerda, diretor da Terra
Networks Brasil S.A./Zaz, falará sobre "Habilitando e-commerce na
América Latina para os mercados B2B e B2C" (respectivamente: negócios
entre empresas e negócios entre empresa e consumidor). A última
palestra programada, proferida por Steve Lawrence, tem como tema "Construindo
uma vantagem competitiva em uma economia de Internet". |