Bips
Bolo de bits - Na recente festa
em comemoração aos 79 anos de Décio de Paula Leite
Novaes - patrono do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) do Serviço
Social da Indústria (Sesi) do Jardim Casqueiro (Cubatão/SP)
-, a atração foi o bolo: as alunas do CAT, coordenadas por
Maria Lúcia de Freitas, digitalizaram uma foto colorida do patrono
e, através do computador, imprimiram a imagem sobre papel de arroz
(comestível). O papel foi colocado como cobertura da massa de bolo
e a decoração completada com uma camada de gelatina.
Não deu outra: estão
chovendo pedidos de matrícula no curso de culinária ministrado
no Centro de Aprendizado Doméstico daquela unidade do Sesi. E, se
o/a internauta ficou interessado/a, pode obter mais informações
pelo telefone (0**13) 363.2656, das 14 às 19 horas...
StarPortal - No dia 15/3*,
também, a Sun Microsystems e o Grupo Universo On Line (UOL) se reúnem
com os jornalistas na capital paulista para anunciar a parceria que estão
firmando, objetivando disponibilizar o primeiro Application Service Provider
(ASP) para o StarPortal. Marco Boerries, vice-presidente e gerente geral
de Webtop e Application Software da Sun Microsystems (além de ser
o criador do StarOffice e fundador da Star AG), virá especialmente
ao Brasil para essa comunicação.
Também estarão presentes
o diretor geral do UOL, Caio Túlio Costa; João Alves, gerente
nacional da Sun Microsystems; Luiz Fernando Maluf, diretor de marketing
da Sun; e Francisco Paletta, diretor dos Serviços Educacionais Sun
(unidade de treinamento e certificação da Sun que estará
apresentando as estratégias de cursos de StarOffice no Brasil).
* CANCELADO
na véspera por impossibilidade da presença de Marco Boerries
e-Cabeçadas - Tem gente,
ainda hoje, pensando que é só colocar uma página na
Internet e ficar milionário, com milhares de visitantes no site.
Nos últimos dias, porém, Buguinho tem observado uma série
de estratégias extremamente perigosas, quando não erros crassos,
de todos os tipos. Por exemplo, o supermercado
Vila Nova, que digitalizou um panfleto de ofertas e acha que, com isso,
criou uma loja virtual na Net - foi uma gozação só
entre os internautas especializados em marketing digital. Alguns inclusive
indicaram o site para uma nova categoria do prêmio IBest: "e-trash"
(o mesmo que "lixo eletrônico")...
Na semana passada, em pleno Dia Internacional
da Mulher, outro supermercado, o Pão de Açúcar, lançou
o site Amélia, que está
causando grande polêmica: em princípio, o propósito
do site deveria ser evidente por si mesmo, mas neste caso é preciso
uma explicação extra, o que já denota um marketing
claudicante. A grande pergunta é se o site pactua com os conceitos
chauvinistas de que a mulher de verdade é aquela que apenas lava,
passa, cozinha e está ali para servir a todos, ou se o site pretende
reformular o conceito de Amélia, mostrando o que é ser mulher
de verdade.
No primeiro caso, será lamentável.
No segundo, é uma perigosíssima estratégia, pois pode
ser que em vez disso, o público reformule seu conceito sobre o supermercado
- para pior (é o que parece estar acontecendo: muitas mulheres que
viram a página protestaram, indignadas). Em qualquer situação,
o fato é que não foi considerado um bom marketing.
A
loja eletrônica norte-americana Amazon
passou de caçadora a caçada, quando registrou como patente
sua o conceito de compra de um produto com um clique (desde que o cliente
esteja previamente cadastrado), e iniciou um processo contra a concorrente
Barnes and Noble. E o conceito patenteado nem era dela, Sendo usado por
outras empresas bem antes (só que ninguém se lembrou de patentear
a idéia). Não satisfeito, o dono da Amazon apareceu no início
deste ano com outra patente, a de número 6.029.141,
de 22/2/2000, ameaçando acabar com a prática de sites
afiliados, em que se o internauta clica num banner e efetiva a compra o
site que lhe deu acesso recebe uma participação nas vendas.
Desencadeou uma campanha na Internet
de boicote aos produtos nela comercializados. Nos últimos dias,
Jeff Bezos anunciou que pretende manter diálogos com expoentes do
setor no sentido de reformular a patente.
Parla niente - E entrou no
ar um site que, antes mesmo de exibir a primeira página, já
exige que o internauta abra seu sistema à entrada de um cookie
(segmento de código inserido pelo site no computador do internauta,
que permite identificá-lo e conhecer suas preferências, e
até vender essas informações para veiculadores de
spam).
O site Parlo (supostamente de uma
escola estrangeira de idiomas) não solicita pemissão para
colocar o tal cookie, não diz que informação
pretende obter com ele, não mostra sua política de preservação
da identidade do visitante, nem dá alternativas (sequer a de se
enviar uma mensagem ao webmaster): simplesmente exige, e sem o malfadado
cookie
o acesso é negado.
Bem, perdeu um visitante e uma oportunidade
de divulgação. Quem investe R$ 14 milhões num negócio
e fecha a porta na cara do internauta que o visita, está no mínimo
muito mal assessorado, pois passa uma imagem de arrogância que não
é bem-vinda por aqui. Ou alguém faz compras numa loja em
que precisa ter sua vida vasculhada para ter o direito de apenas saber
que produtos essa loja está vendendo?
E fica o alerta: se você conheceu
esse site e não viu a mensagem, é porque seu navegador está
aberto à recepção de cookies, como também
está aberto à invasão por pessoas nem sempre
bem intencionadas. Não estranhe se começar a ver sua caixa
postal eletrônica atulhada de correspondência indesejada...
Vencedores - Será no
dia 15/3 o anúncio dos 20 projetos selecionados no concurso
Sua Escola a 2000 por Hora, lançado pelo Instituto Ayrton Senna,
pela Gateway e pela Microsoft no final do ano passado, com o objetivo de
colaborar para a melhoria do ensino público brasileiro. A divulgação
será feita em entrevista coletiva à imprensa na sede da Microsoft
Brasil, na Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas
(Cenu).
Na
oportunidade, representantes das empresas falarão aos jornalistas
presentes sobre o processo de escolha dos projetos encaminhados pelas escolas
públicas, apresentarão os premiados e falarão sobre
o acompanhamento da implantação desses projetos nas instituições
vencedoras. Estarão presentes ao encontro: Viviane Senna, presidente
do Instituto Ayrton Senna; Georges Saint Laurent III, presidente da Microtec
Gateway; e Luiz Sette, diretor de relações institucionais
da Microsoft Brasil, além da presença dos diretores e professores
das 20 escolas premiadas. |