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Original em (mês/dia/ano/horário): 03/12/00 18:57:20
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/14/00 16:02:34
Bips
Um bolo incrementado no computador...
Bolo de bits - Na recente festa em comemoração aos 79 anos de Décio de Paula Leite Novaes - patrono do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Jardim Casqueiro (Cubatão/SP) -, a atração foi o bolo: as alunas do CAT, coordenadas por Maria Lúcia de Freitas, digitalizaram uma foto colorida do patrono e, através do computador, imprimiram a imagem sobre papel de arroz (comestível). O papel foi colocado como cobertura da massa de bolo e a decoração completada com uma camada de gelatina. 

Não deu outra: estão chovendo pedidos de matrícula no curso de culinária ministrado no Centro de Aprendizado Doméstico daquela unidade do Sesi. E, se o/a internauta ficou interessado/a, pode obter mais informações pelo telefone (0**13) 363.2656, das 14 às 19 horas...

StarPortal - No dia 15/3*, também, a Sun Microsystems e o Grupo Universo On Line (UOL) se reúnem com os jornalistas na capital paulista para anunciar a parceria que estão firmando, objetivando disponibilizar o primeiro Application Service Provider (ASP) para o StarPortal. Marco Boerries, vice-presidente e gerente geral de Webtop e Application Software da Sun Microsystems (além de ser o criador do StarOffice e fundador da Star AG), virá especialmente ao Brasil para essa comunicação.

Também estarão presentes o diretor geral do UOL, Caio Túlio Costa; João Alves, gerente nacional da Sun Microsystems; Luiz Fernando Maluf, diretor de marketing da Sun; e Francisco Paletta, diretor dos Serviços Educacionais Sun (unidade de treinamento e certificação da Sun que estará apresentando as estratégias de cursos de StarOffice no Brasil).
* CANCELADO na véspera por impossibilidade da presença de Marco Boerries

Supermercado está agora na delicada posição de ter de explicar que conceito faz do que seja uma mulher...
e-Cabeçadas - Tem gente, ainda hoje, pensando que é só colocar uma página na Internet e ficar milionário, com milhares de visitantes no site. Nos últimos dias, porém, Buguinho tem observado uma série de estratégias extremamente perigosas, quando não erros crassos, de todos os tipos. Por exemplo, o supermercado Vila Nova, que digitalizou um panfleto de ofertas e acha que, com isso, criou uma loja virtual na Net - foi uma gozação só entre os internautas especializados em marketing digital. Alguns inclusive indicaram o site para uma nova categoria do prêmio IBest: "e-trash" (o mesmo que "lixo eletrônico")...

Na semana passada, em pleno Dia Internacional da Mulher, outro supermercado, o Pão de Açúcar, lançou o site Amélia, que está causando grande polêmica: em princípio, o propósito do site deveria ser evidente por si mesmo, mas neste caso é preciso uma explicação extra, o que já denota um marketing claudicante. A grande pergunta é se o site pactua com os conceitos chauvinistas de que a mulher de verdade é aquela que apenas lava, passa, cozinha e está ali para servir a todos, ou se o site pretende reformular o conceito de Amélia, mostrando o que é ser mulher de verdade. 

No primeiro caso, será lamentável. No segundo, é uma perigosíssima estratégia, pois pode ser que em vez disso, o público reformule seu conceito sobre o supermercado - para pior (é o que parece estar acontecendo: muitas mulheres que viram a página protestaram, indignadas). Em qualquer situação, o fato é que não foi considerado um bom marketing.

A loja eletrônica norte-americana Amazon passou de caçadora a caçada, quando registrou como patente sua o conceito de compra de um produto com um clique (desde que o cliente esteja previamente cadastrado), e iniciou um processo contra a concorrente Barnes and Noble. E o conceito patenteado nem era dela, Sendo usado por outras empresas bem antes (só que ninguém se lembrou de patentear a idéia). Não satisfeito, o dono da Amazon apareceu no início deste ano com outra patente, a de número 6.029.141, de 22/2/2000, ameaçando acabar com a prática de sites afiliados, em que se o internauta clica num banner e efetiva a compra o site que lhe deu acesso recebe uma participação nas vendas.

Desencadeou uma campanha na Internet de boicote aos produtos nela comercializados. Nos últimos dias, Jeff Bezos anunciou que pretende manter diálogos com expoentes do setor no sentido de reformular a patente.

Parla niente - E entrou no ar um site que, antes mesmo de exibir a primeira página, já exige que o internauta abra seu sistema à entrada de um cookie (segmento de código inserido pelo site no computador do internauta, que permite identificá-lo e conhecer suas preferências, e até vender essas informações para veiculadores de spam). 

O site Parlo (supostamente de uma escola estrangeira de idiomas) não solicita pemissão para colocar o tal cookie, não diz que informação pretende obter com ele, não mostra sua política de preservação da identidade do visitante, nem dá alternativas (sequer a de se enviar uma mensagem ao webmaster): simplesmente exige, e sem o malfadado cookie o acesso é negado. 

Bem, perdeu um visitante e uma oportunidade de divulgação. Quem investe R$ 14 milhões num negócio e fecha a porta na cara do internauta que o visita, está no mínimo muito mal assessorado, pois passa uma imagem de arrogância que não é bem-vinda por aqui. Ou alguém faz compras numa loja em que precisa ter sua vida vasculhada para ter o direito de apenas saber que produtos essa loja está vendendo?

E fica o alerta: se você conheceu esse site e não viu a mensagem, é porque seu navegador está aberto à recepção de cookies, como também está aberto à invasão  por pessoas nem sempre bem intencionadas. Não estranhe se começar a ver sua caixa postal eletrônica atulhada de correspondência indesejada... 

Vencedores - Será no dia 15/3 o anúncio dos 20 projetos selecionados no concurso Sua Escola a 2000 por Hora, lançado pelo Instituto Ayrton Senna, pela Gateway e pela Microsoft no final do ano passado, com o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino público brasileiro. A divulgação será feita em entrevista coletiva à imprensa na sede da Microsoft Brasil, na Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas (Cenu).

Na oportunidade, representantes das empresas falarão aos jornalistas presentes sobre o processo de escolha dos projetos encaminhados pelas escolas públicas, apresentarão os premiados e falarão sobre o acompanhamento da implantação desses projetos nas instituições vencedoras. Estarão presentes ao encontro: Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna; Georges Saint Laurent III, presidente da Microtec Gateway; e Luiz Sette, diretor de relações institucionais da Microsoft Brasil, além da presença dos diretores e professores das 20 escolas premiadas.