Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano00/0003b020.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/11/00 18:16:28
Microsoft divulga seus planos para X-Box 

É a entrada dessa empresa no mercado de videogames de alta qualidade

Com o lançamento da geração de consoles conhecida como X-Box, a Microsoft anunciou no dia 10/3 sua entrada no mundo dos videojogos. A divulgação foi feita durante a Game Developers Conference, nos Estados Unidos, e, segundo a empresa, o produto foi desenvolvido com base na experiência em programas e na tecnologia de PC da Microsoft, como gráficos em 3D e conectividade com a Internet. O objetivo é desenvolver uma plataforma de alta performance, fácil de usar, que permitirá aos desenvolvedores criar jogos mais rápidos e sofisticados. 

"Com base em nossa experiência como empresa de programas, o X-Box oferecerá aos desenvolvedores de jogos uma plataforma poderosa e, aos jogadores entusiastas, uma experiência incrível", disse Bill Gates, presidente da Microsoft. "Queremos que o X-Box seja a plataforma preferida dos desenvolvedores de jogos mais criativos do mundo". 

Recursos - Ferramentas como o Microsoft DirectX API vão propiciar à futura geração de games uma renderização com qualidade de cinema, melhora no sistema de áudio e avanços na conexão com a Internet. A plataforma X-Box vai alavancar a qualidade dos jogos para novos níveis, com as seguintes funcionalidades: 

Alta performance do processador Intel Pentium III aliada a extensões Streaming SIMD para dar sensações reais aos jogos. 
Performance gráfica três vezes superior na nova geração de consoles de games. Desenvolvido em conjunto com especialistas da nVidia Corp., o chip gráfico foi projetado para oferecer mais de 200 milhões de polígonos por segundo 
Experiências mais ricas, realistas e maior rapidez nos jogos de ação viabilizadas pelo disco rígido do X-Box. 
Conectividade com a banda larga da Internet, ampliando a experiência do jogador. 

Ao combinar o poder da tecnologia do PC com a acessibilidade das ferramentas de desenvolvimento do DirectX, a Microsoft está oferecendo aos desenvolvedores de games um meio criativo e de alta performance para entrega dos melhores jogos, afirmam seus dirigentes: "O computador pessoal tem sido o centro de projetos de entretenimento devido ao seu poder gráfico ilimitado e às ferramentas que facilitam a programação", destacou Robbie Bach, vice-presidente da divisão de jogos da Microsoft. "Nossos parceiros de desenvolvimento estão ansiosos para aplicar as técnicas de design de Hollywood para criar jogos X-Box de qualidade superior". 
 

Especificações do X-Box: 

DirectX API 
Processador Intel Pentium III com extensões Streaming SIMD 
Processador gráfico 3D NVIDIA 
64 MB de RAM (arquitetura de memória unificada) 
Processador de áudio 3D 
8 GB de disco rígido 
Drive DVD 4X com reprodução de filmes 
Quatro portas de controladores de games 
Porta de expansão 
Conector A/V proprietário 
Ethernet 100 MBps 

Interesse - A Microsoft está investindo em tecnologia, suporte aos desenvolvedores e mercadologia para garantir o sucesso do X-Box e de seus parceiros. O X-Box deverá ser lançado em 2001 e desenvolvedores e publicadores, como Electronic Arts Inc., Konami Company Ltd., Acclaim Entertainment Inc. e Eidos Interactive já expressaram seu entusiasmo. 

"Consideramos a entrada da Microsoft no negócio de consoles extremamente importante e positiva para a indústria de jogos. A Electronic Arts está ansiosa com a oportunidade de desenvolver novos jogos para o X-Box", comentou Larry Probst, presidente e diretor executivo da EA. 

"Damos as boas-vindas ao desenvolvimento da nova plataforma X-Box, pois com certeza ela auxiliará na expansão dos consoles no mercado de jogos", revelou Kagemasa Kozuki, diretor executivo da KonamiCo. "Temos planos para organizar uma equipe de desenvolvimento de X-Box e lançar novos títulos para a plataforma antes de qualquer outra empresa. Esperamos que o X-Box seja uma plataforma de sucesso que auxilie a indústria de console de jogos a crescer". 

Divisão de games - Para avançar na futura geração de games de PC e X-Box, a Microsoft formou uma nova divisão, que envolve engenheiros de programação e designers na indústria. Robbie Bach, vice-presidente da divisão Home e Retail, se responsabilizará pela divisão de jogos. Também atuando na direção, estará o vice-presidente Rick Thompson, enquanto o gerente geral Ed Fries vai supervisionar o desenvolvimento de programas.