Microsoft divulga seus planos para
X-Box
É a entrada dessa empresa
no mercado de videogames de alta qualidade
Com o
lançamento da geração de consoles conhecida como X-Box,
a Microsoft anunciou no dia
10/3 sua entrada no mundo dos videojogos. A divulgação foi
feita durante a Game Developers Conference, nos Estados Unidos, e, segundo
a empresa, o produto foi desenvolvido com base na experiência em
programas e na tecnologia de PC da Microsoft, como gráficos em 3D
e conectividade com a Internet. O objetivo é desenvolver uma plataforma
de alta performance, fácil de usar, que permitirá aos desenvolvedores
criar jogos mais rápidos e sofisticados.
"Com base em nossa experiência
como empresa de programas, o X-Box oferecerá aos desenvolvedores
de jogos uma plataforma poderosa e, aos jogadores entusiastas, uma experiência
incrível", disse Bill Gates, presidente da Microsoft. "Queremos
que o X-Box seja a plataforma preferida dos desenvolvedores de jogos mais
criativos do mundo".
Recursos - Ferramentas como
o Microsoft DirectX API vão propiciar à futura geração
de games uma renderização com qualidade de cinema, melhora
no sistema de áudio e avanços na conexão com a Internet.
A plataforma X-Box vai alavancar a qualidade dos jogos para novos níveis,
com as seguintes funcionalidades:
Alta
performance do processador Intel Pentium III aliada a extensões
Streaming SIMD para dar sensações reais aos jogos.
Performance
gráfica três vezes superior na nova geração
de consoles de games. Desenvolvido em conjunto com especialistas da nVidia
Corp., o chip gráfico foi projetado para oferecer mais de
200 milhões de polígonos por segundo
Experiências
mais ricas, realistas e maior rapidez nos jogos de ação viabilizadas
pelo disco rígido do X-Box.
Conectividade
com a banda larga da Internet, ampliando a experiência do jogador.
Ao combinar o poder da tecnologia
do PC com a acessibilidade das ferramentas de desenvolvimento do DirectX,
a Microsoft está oferecendo aos desenvolvedores de games um meio
criativo e de alta performance para entrega dos melhores jogos, afirmam
seus dirigentes: "O computador pessoal tem sido o centro de projetos de
entretenimento devido ao seu poder gráfico ilimitado e às
ferramentas que facilitam a programação", destacou Robbie
Bach, vice-presidente da divisão de jogos da Microsoft. "Nossos
parceiros de desenvolvimento estão ansiosos para aplicar as técnicas
de design de Hollywood para criar jogos X-Box de qualidade superior".
Interesse - A Microsoft está
investindo em tecnologia, suporte aos desenvolvedores e mercadologia para
garantir o sucesso do X-Box e de seus parceiros. O X-Box deverá
ser lançado em 2001 e desenvolvedores e publicadores, como Electronic
Arts Inc., Konami Company Ltd., Acclaim Entertainment Inc. e Eidos Interactive
já expressaram seu entusiasmo.
"Consideramos a entrada da Microsoft
no negócio de consoles extremamente importante e positiva para a
indústria de jogos. A Electronic Arts está ansiosa com a
oportunidade de desenvolver novos jogos para o X-Box", comentou Larry Probst,
presidente e diretor executivo da EA.
"Damos as boas-vindas ao desenvolvimento
da nova plataforma X-Box, pois com certeza ela auxiliará na expansão
dos consoles no mercado de jogos", revelou Kagemasa Kozuki, diretor executivo
da KonamiCo. "Temos planos para organizar uma equipe de desenvolvimento
de X-Box e lançar novos títulos para a plataforma antes de
qualquer outra empresa. Esperamos que o X-Box seja uma plataforma de sucesso
que auxilie a indústria de console de jogos a crescer".
Divisão de games -
Para avançar na futura geração de games de PC e X-Box,
a Microsoft formou uma nova divisão, que envolve engenheiros de
programação e designers na indústria. Robbie
Bach, vice-presidente da divisão Home e Retail, se responsabilizará
pela divisão de jogos. Também atuando na direção,
estará o vice-presidente Rick Thompson, enquanto o gerente geral
Ed Fries vai supervisionar o desenvolvimento de programas. |